Topo

Palmeiras

Dez vezes em que o Palmeiras de Abel Ferreira provou ser um 'time cascudo'

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de empate contra o Atlético-MG na Libertadores - Cesar Greco
Jogadores do Palmeiras comemoram gol de empate contra o Atlético-MG na Libertadores Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

05/08/2022 04h00

Mais do que "bom" e "bem treinado", o elogio "cascudo" tem sido o mais atribuído ao Palmeiras nos últimos tempos, por público e crítica. E a fama, como se viu no empate em 2 a 2 buscado contra o Atlético-MG, pela ida das quartas de final da Libertadores, na última quarta-feira (3), se justifica.

O Palmeiras não tremeu por nem um segundo, mesmo com um placar tão ruim logo no começo do segundo tempo. E foi crescendo dentro de seu estilo de jogo para conseguir um empate excelente para suas pretensões.

Ao longo dos quase dois anos em que o Palmeiras tem Abel Ferreira como técnico, não foram poucas as vezes em que o time se viu em situações complicadas, mas soube administrar a ansiedade para não desmoronar emocionalmente e seguir fazendo seu jogo.

A primeira parte do lema "cabeça fria, coração quente" se tornou uma instrução seguida à risca pelos jogadores.

Veja abaixo outros nove momentos em que o Palmeiras de Abel, assim como na quarta-feira, manteve o autocontrole para reverter situações complicadas ou permanecer de pé quando tudo parecia perdido.

24 de julho de 2022 - Palmeiras 2 x 1 Internacional - Brasileiro

Foi apenas um jogo de meio de tabela, mas num campeonato de pontos corridos, não importa quando ou contra quem os pontos foram conquistados.

E para o líder Palmeiras, ter mantido a calma para vencer o Internacional em casa, após levar o empate quase aos 40 minutos do 2º tempo, foi fundamental.

Gabriel Menino completou com muita calma o cruzamento que veio do precocemente calmo Vanderlan, aos 43' do 2º tempo, para manter o Palmeiras com vantagem na liderança que precisa de mais de uma rodada para ser perdida.

20 de junho de 2022 - São Paulo 1 x 2 Palmeiras - Brasileiro

são paulo palmeiras gómez  - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Gustavo Gomez, jogador do Palmeiras, comemora seu gol durante partida contra o São Paulo
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

A virada foi uma mostra de força contundente desse Palmeiras por vários motivos: era um jogo no Morumbi, o São Paulo começou melhor, e o Palmeiras perdia até os 45? do 2º tempo.

Sim, a virada espetacular, com gols dos dois zagueiros —Gómez e Murilo—, em bolas alçadas por Scarpa, aconteceu com o tempo regulamentar esgotado.

Prêmio para um Palmeiras que, mesmo levando um gol na casa do rival, conseguiu reverter o panorama do jogo e passar a ser melhor.

A vitória manteve o Palmeiras na liderança e empurrou o São Paulo, que vinha crescendo na competição, para mais longe. Além de elevar o moral do grupo, como toda vitória em clássico faz.

30 de março de 2022 - São Paulo 3 x 1 Palmeiras - Final do Paulista de 2022

fpf - Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram titulo de campeao durante cerimonia de premiacao apos vitoria contra o Sao Paulo
Imagem: Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF

O São Paulo fazia jogo taticamente quase perfeito e ganhava do Palmeiras a primeira final do Paulista por 3 a 0, no Morumbi. Mas o time de Abel não deu a decisão por perdida.

Reverter o 3 a 0 no Allianz Parque seria complicado. Mas fazer um gol e vencer por diferença de dois em casa, para levar o jogo para os pênaltis, soava palpável. O Verdão não se entregou e achou um gol aos 40' do 2º tempo, em cobrança de falta de Raphael Veiga: 1 a 3.

Na volta, animado com a diferença reversível, o time fez não apenas os dois que precisava para ir aos pênaltis: venceu por 4 a 0 e ficou com o título.

12 de fevereiro de 2022 - Palmeiras 1 x 2 Chelsea - Final do Mundial de 2021

che - Giuseppe CACACE/AFP - Giuseppe CACACE/AFP
Danilo e Kanté no duelo Palmeiras x Chelsea
Imagem: Giuseppe CACACE/AFP

Esse jogo não terminou com vitória verde, mas ilustra bem como a equipe sabe manter a calma.

Diante do campeão europeu, o Palmeiras não esmoreceu nem quando o belga Romelu Lukaku abriu o placar no estádio Mohamed Bin Zayed, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, aos 9' do 2º tempo.

O time buscou o empate dez minutos depois, com pênalti cobrado com extrema frieza por Raphael Veiga. Ainda dentro de sua filosofia no dia, manteve-se dando pouco espaço ao time inglês e esteve perto da virada em lance com Dudu.

O Palmeiras levou o jogo para a prorrogação e só não chegou aos pênaltis porque, a três minutos do fim, a bola bateu na mão de Luan, que estava de costas, em chute de Azpilicueta. Havertz converteria o pênalti que deu o troféu à equipe de Londres.

27 de novembro de 2021 - Palmeiras 2 x 1 Flamengo - Final da Libertadores de 2021

lib - AFP - AFP
Felipe Melo ergue o troféu após o título da Libertadores 2021
Imagem: AFP

O gol logo no início do jogo, aos 5', de Veiga, possibilitou ao Palmeiras tentar contra-atacar o Flamengo por quase todo jogo. Atrás no placar, os rubro-negros tiveram mais a bola, mas quase sempre tiveram o ímpeto domado pelo Verdão.

Gabigol empatou o jogo aos 27' do 2º tempo, e Michael e David Luiz tiveram boas chances de virar. Nem mesmo assim, o Palmeiras perdeu a calma.

Na prorrogação, aos 5' do 1º tempo, mostrando a concentração do time, Deyverson roubou a bola de Andreas Pereira, fez 2 a 1, e garantiu o título.

28 de setembro de 2021 - Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras - Semifinal da Libertadores de 2021

O Palmeiras viajou para Belo Horizonte com 0 a 0 na mala. Com a regra do gol fora de casa, o time e a comissão técnica tinham a convicção de que estavam no Mineirão para jogar por um só gol. Vencendo ou empatando fazendo gol, a vaga seria do Palmeiras.

Tal convicção se manteve mesmo quando Vargas fez 1 a 0, aos 7' do 2º tempo. Foi nesse dia que o gesto de Abel com os dedos nas têmporas viralizou. O Palmeiras, de fato, se manteve tranquilo, esperando uma brecha. Que veio, aos 23.

Veron, que acabara de entrar, ganhou na corrida da defesa até a linha de fundo, em alta velocidade, pela esquerda. O cruzamento veio na forma de uma bola rolada, que Dudu empurrou para a rede de carrinho para selar a vaga.

10 de agosto de 2021 - São Paulo 1 x 1 Palmeiras - Quartas da Libertadores de 2021

Jogar no Morumbi é quase sempre complicado para o Palmeiras. E assim foi naquela noite, contra a equipe comandada por Hernán Crespo.

Freguês do Tricolor na Libertadores àquela altura, o Palmeiras saiu atrás, aos 9' do 2º tempo, com gol de Luan, que fora o algoz do Palmeiras na final do Paulista, meses antes.

O Palmeiras manteve seu jeito de jogar, ciente de que um empate seria ótimo para decidir a vaga em casa. O São Paulo insistia e tinha mais a bola, mas o Palmeiras sabia o que estava fazendo.

Até que, aos 29', Patrick de Paula cobrou falta de muito longe, e Tiago Volpi não conseguiu segurar. Com o 1 a 1 no bolso, o Verdão chegou ao Allianz mais tranquilo para fazer 3 a 0 e se classificar.

12 de janeiro de 2021 - Palmeiras 0 x 2 River Plate - Semifinal da Libertadores de 2020

palmeiras river plate - Reprodução/ESPN - Reprodução/ESPN
Abel Ferreira conversa com Marcelo Gallardo após partida entre Palmeiras e River Plate
Imagem: Reprodução/ESPN

Para muitos palmeirenses, este foi o jogo mais nervoso da história. A ótima vantagem conquistada em Avellaneda uma semana antes, num clássico 3 a 0 sobre o poderoso River Plate (ARG), quase se esvaiu no primeiro tempo.

Rojas, ao 29', e Borré, aos 44', deixaram o time argentino bem perto de igualar o placar sofrido em casa já na etapa inicial. Aos 9' da segunda etapa, diga-se, o River até conseguiu o feito, com Montiel, mas o VAR anulou corretamente.

Mesmo massacrados, os palmeirenses mantiveram o seu esquema de jogo e não perderam a cabeça com expulsões. Tampouco fraquejaram e entregaram bolas de bandeja por nervosismo, na iminência de verem a vaga escapando.

O jogo teve requintes de crueldade com os palmeirenses. Os argentinos chegaram a ter um pênalti a seu favor revertido pelo VAR, Emerson Santos salvou uma bola em cima da linha, de cabeça, e o jogo terminou com o juiz consultando um possível penal para o River, não marcado. A vaga na decisão era do Palmeiras.

30 de dezembro de 2020 - América-MG 0 x 2 Palmeiras - Semifinal da Copa do Brasil de 2020

Na antevéspera de Natal do primeiro ano da pandemia, o Palmeiras precisou buscar o empate contra o América de Lisca Doido, após sair perdendo em casa, na semifinal da Copa do Brasil. O 1 a 1 fora de casa era ótimo para os mineiros, que iam confiantes para o jogo no Independência.

O Palmeiras entrou em campo, em BH, na antevéspera do ano-novo precisando vencer um time que era muito sólido em casa.

Mesmo fazendo um primeiro tempo ruim, o Palmeiras segurou o América, insistiu no seu jeito de jogar no 2º tempo e conseguiu fazer 2 a 0, com Rony e Luiz Adriano. O Verdão foi, desse modo, à final contra o Grêmio, e sagrou-se campeão.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, o gol do Atlético-MG na semifinal da Libertadores-2021 foi marcado por Eduardo Vargas, e não por Jair. Veron não roubou a bola no começo da jogada do gol do Palmeiras, e sim recebeu passe em profundidade. Quem chutou no lance do pênalti para o Chelsea foi Azpilicueta, e não Havertz. Na final da Libertadores de 2021, Raphael Veiga marcou aos 5 minutos, e não aos 2.

Palmeiras