Topo

Corinthians

Corinthians 'derrete' nas Copas e tem temporada em xeque pela primeira vez

Vitor Pereira tem duas bombas para desarmar nos mata-matas que o Corinthians tem pela frente, contra Flamengo e Atlético-GO - MIGUEL SCHINCARIOL / AFP
Vitor Pereira tem duas bombas para desarmar nos mata-matas que o Corinthians tem pela frente, contra Flamengo e Atlético-GO Imagem: MIGUEL SCHINCARIOL / AFP

Do UOL, em São Paulo

03/08/2022 04h00

Duas derrotas por 2 a 0 obrigam o Corinthians a mostrar um futebol que ainda não mostrou neste ano para seguir vivo nas Copas. O revés para o Flamengo, na noite de ontem (2), pela Libertadores, parece ser um poço ainda maior do que a sofrida para o Atlético-GO na Copa do Brasil, e o Alvinegro tem a temporada sob xeque pela primeira vez.

Nas oitavas, foi muito diferente. O Corinthians goleou o Santos e segurou o Boca Juniors nos jogos de ida, o que manteve esperanças para as semanas decisivas. Agora, é muito diferente: o Corinthians precisa reverter dois resultados, estando forçado a fazer pelo menos quatro gols nos dois jogos contra Fla e Atlético-GO para ter alguma chance de seguir vivo nas Copas.

O time está forçado a finalmente cumprir a promessa de Vítor Pereira, que já disse publicamente que o Corinthians melhoraria ofensivamente quando tivesse mais opções à disposição. Por um lado, ele ganhou alternativas com os reforços de Fausto Vera e Yuri Alberto, por exemplo; por outro, voltou a perder Willian por lesão e viu Maycon ser substituído após sentir dores. O fantasma dos problemas físicos segue rondando o Parque São Jorge.

O cenário na Libertadores pode ser resumido em dois recortes simples: o Flamengo não perde por dois gols no Maracanã desde o Fla-Flu da final do Carioca, em 30 de março; o Corinthians não vence por dois gols de diferença longe de Itaquera desde a estreia no Brasileirão, contra o Botafogo, em 10 de abril. O desafio parece ainda maior levando em consideração o jogo de ontem, em que o time carioca só não goleou na Arena por falta de capricho e boa atuação de Cássio, que admitiu que o Alvinegro "quase tomou o terceiro".

Na Copa do Brasil as contas são as mesmas — ao menos dois gols para levar tudo aos pênaltis —, mas a tarefa talvez seja um pouco menos complexa porque a decisão é em casa. Resta saber em quais condições, físicas e psicológicas, o Corinthians chegará a este jogo contra o Atlético-GO.

Também gostaria de saber como vou resolver [os problemas do Corinthians]. Custa muito, estou um bocadinho em choque de realidade. Custa muito perceber que de fato não é fácil reverter uma situação dessas na Libertadores. Temos que ir lá competir, dar o nosso melhor, procurar perceber o jogo melhor do que hoje."
Vítor Pereira, em entrevista coletiva, ontem (2)

Como se não bastasse, o Corinthians ainda corre o risco de perder terreno na disputa pelo título do Brasileirão. Além de visitar o Avaí, a equipe ainda tem clássico que pode ser decisivo contra o líder Palmeiras, que atualmente tem quatro pontos de vantagem.

Em resumo, são dois caminhos bem distintos: se a maré virar e tudo der certo, nas próximas semanas o Corinthians pode comemorar classificações épicas e manter vivo o sonho de três títulos; se tudo der errado, porém, a temporada pode ir por água abaixo em apenas três jogos.

A sequência do Corinthians começa com o duelo contra o Avaí, no sábado (6), pelo Brasileirão. Depois vem o duelo decisivo contra o Flamengo, no Maracanã, na terça-feira (9); um clássico contra o Palmeiras; e outra decisão, desta vez em casa, contra o Atlético-GO, na Copa do Brasil.

Veja análises sobre Corinthians e notícias do Brasileirão no UOL News Esporte:

Corinthians