Topo

Brasileirão - 2022

Corinthians tem 1º tempo dos sonhos, bate o Botafogo no Rio e alivia crise

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

10/04/2022 17h55

Nem mesmo o mais otimista dos corintianos esperava uma estreia tão boa no Campeonato Brasileiro. Fora de casa e com o estádio Nilton Santos lotado, o Corinthians não tomou conhecimento do Botafogo, abriu três gols de vantagem no primeiro tempo com uma atuação de gala do meia Willian e venceu por 3 a 1, com gols de Paulinho, Gustavo Mantuan e Lucas Piton, enquanto Diego Gonçalves descontou para o Fogão. De quebra, o Timão espantou a crise que rondava o Parque São Jorge.

O Corinthians teve um início arrasador na partida e não deu chances para o Botafogo nos primeiros 45 minutos de jogo. Com a larga vantagem, o técnico Vítor Pereira se deu ao luxo de tirar Paulinho e Willian — dois de seus melhores jogadores na partida — e passou a ter uma formação mais defensiva. Na etapa final, o Botafogo dominou as ações da partida, chegou a descontar, mas nada suficiente para evitar a derrota em casa na estreia do Brasileirão.

O melhor: Willian inspirado no Rio

Desfilou bom futebol no Nilton Santos com arrancadas inteligentes pelo lado esquerdo, boa visão de jogo e facilidade para passar pelos adversários. Foi coroado com duas assistências, uma para o volante Paulinho e outra para o lateral Lucas Piton. Foi substituído no intervalo para se poupar de olho no jogo do meio da semana pela Copa Libertadores.

O pior: Piazon, perdido em campo

O meia do Botafogo simplesmente não se encontrou na partida. Frágil na marcação, pegou pouco na bola e, quando a teve, não encontrou passes que ajudassem na criação de boas jogadas. Saiu no intervalo para a entrada de Diego Gonçalves, que ajudou a mudar a dinâmica no meio-campo e ainda marcou o primeiro gol do Fogão.

Transição rápida e Paulinho como elemento surpresa

A partida no Nilton Santos começou disputada, com o Botafogo tentando organizar o jogo pelo meio de campo e o Corinthians apostando na intensidade de seus pontas e foi exatamente desta forma que o Timão abriu o placar. O volante Maycon recebeu a bola ainda no campo de defesa, tocou em profundidade para Willian, que passou pela defesa adversária e tocou para trás achando o volante Paulinho infiltrando na área e marcando o gol.

Corinthians marca o segundo e VAR valida o gol

Pouco depois do primeiro gol, o Corinthians encontrou o segundo em jogada de escanteio. Maycon cobrou na cabeça de João Victor, que jogou a bola para o alto. O atacante Róger Guedes ganhou do zagueiro botafoguense no rebote e encontrou Gustavo Mantuan livre na pequena área para marcar o segundo. O VAR analisou um possível impedimento de Guedes na jogada, mas não encontrou infração no lance.

Piton fecha a conta de um 1º tempo quase perfeito do Timão

Em jogada muito parecida com a do primeiro gol, o camisa 10 Willian tabelou com Lucas Piton pelo lado esquerdo e foi até a linha de fundo. O meia cruzou rasteiro, e o lateral teve tempo para dominar a bola entre dois marcadores e chutar cruzado, sem chances de gol para Gatito Fernández.

Vítor Pereira mexe no Corinthians, e Botafogo se lança ao ataque

Com três gols de vantagem, o técnico Vítor Pereira tirou Paulinho e Willian no intervalo para preservá-los de olho na Copa Libertadores, enquanto o Fogão fez três mudanças e se lançou ao ataque. O panorama da partida mudou, com o Corinthians muito mais atento aos contra-ataques e o Fogão jogando no campo de defesa do adversário.

Garoto da base estreia no Corinthians

Formado nas categorias de base do Corinthians, o atacante Giovane, de apenas 18 anos, treinou durante a semana com o time profissional no CT Joaquim Grava, foi relacionado pela primeira vez e fez sua estreia ao substituir Róger Guedes no segundo tempo. O garoto quase marcou um gol, mas parou nas mãos de Gatito.

Pênalti e Botafogo novamente no jogo

Postado ofensivamente, o Botafogo conseguiu um pênalti na metade do segundo tempo. Em bola disputada na área, o garoto Matheus Nascimento recebeu de costas para o gol, protegeu o lance e viu o lance Roni acertar uma bica em seu tornozelo esquerdo. O árbitro marcou a infração, porém não deu o segundo amarelo para o corintiano. Na cobrança, Diego Gonçalves deslocou Cássio e recolocou o Fogão na partida.

Atuação do Botafogo: Faltou intensidade

O Glorioso entrou em campo mostrando estar bem aplicado taticamente dentro de campo. No entanto, o time pecou demais na falta de intensidade e, com uma marcação frouxa, permitiu que o Corinthians levasse muito perigo.

No segundo tempo, as entradas de Diego Gonçalves, Matheus Nascimento e Hugo deixaram o time mais ligado. Com isso, o Bota conseguiu ameaçar Cássio e descontar o placar.

Atuação do Corinthians: qualidade e inteligência

O Corinthians, enfim, conseguiu colocar em prática o modelo de jogo pedido pelo seu treinador. Fez bem a marcação-pressão, a transição rápida e foi veloz pelas beiradas do campo. No segundo tempo, poupou energias, deu a bola para o Botafogo e, apesar do gol sofrido, apenas administrou a vantagem.

Festa no Nilton Santos

Embora estivesse em desvantagem e enfrentando enorme dificuldade para furar a defesa do Corinthians, a torcida do Botafogo fez uma bonita festa no Nilton Santos na partida que marcou o retorno do Fogão à Série A do Brasileirão após ausência no ano passado. A Fiel também fez sua parte e, em diversos momentos, mesmo em minoria, se fez ouvir no estádio.

Xô, crise!

O Corinthians acabou com uma sequência de três partidas sem vitória na temporada e afastou a crise que rondava o Parque São Jorge. Vale ressaltar que ao longo da última semana, torcedores da Gaviões da Fiel tiveram a entrada permitida no CT Joaquim Grava para cobrar satisfações do elenco. Nas redes sociais, Cássio, Paulinho, Willian, Gil, o presidente Duilio Monteiro Alves e também seus familiares foram ameaçados.

Próximos jogos

O Botafogo tem a semana livre para se recuperar da derrota em casa. No próximo domingo (17), o clube da Estrela Solitária visita o Ceará, no Castelão, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O Corinthians entra em campo na próxima quarta (13), às 21h (horário de Brasília), para enfrentar o Deportivo Cali pela fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo acontece na Neo Química Arena.

Ficha Técnica

Botafogo 1x3 Corinthians

Data: 10/04/2022

Local: estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (BRA)

Hora: 16h (de Brasília)

Cartões amarelos: Kanu (Botafogo); João Pedro, Roni, Luís Miguel (assistente), Raul Gustavo e João Victor (Corinthians)

Cartões vermelhos: -

Gols: Paulinho, aos 16' do 1º do tempo (0-1); Gustavo Mantuan, aos 26' do 1º tempo (0-2). Lucas Piton, aos 43' do 1º tempo (0-3); Diego Gonçalves, aos 20' do 2º tempo (1-3)

Botafogo: Gatito Fernández; Saravia (Daniel Borges), Philipe Sampaio, Kanu e Jonathan Silva (Hugo); Luís Oyama (Romildo), Patrick de Paula, Lucas Piazon (Diego Gonçalves), Chay e Victor Sá; Erison (Matheus Nascimento). Técnico: Betinho

Corinthians: Cássio; João Pedro, João Victor, Raul Gustavo e Lucas Piton; Du Queiroz, Maycon (Giuliano) e Paulinho (Roni); Gustavo Mantuan (Gustavo Mosquito), Willian (Adson) e Róger Guedes (Giovane). Técnico: Vítor Pereira.