Topo

Libertadores - 2022

Corinthians x Fla: o dia em que Love roubou a cena de Ronaldo e Adriano

Vágner Love foi decisivo para o Flamengo no marcante duelo contra o Corinthians pela Libertadores de 2010 - Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
Vágner Love foi decisivo para o Flamengo no marcante duelo contra o Corinthians pela Libertadores de 2010 Imagem: Gaspar Nóbrega/VIPCOMM

Arthur Sandes, Bruno Braz e Letícia Marques

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

02/08/2022 04h00

Corinthians e Flamengo se enfrentam na noite de hoje (2), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Os times voltam a duelar na competição após 12 anos. Na última vez, em 2010, todos os holofotes eram de Adriano Imperador e Ronaldo Fenômeno, mas o atacante que roubou a cena e foi herói da classificação rubro-negra foi Vágner Love. Abaixo, o UOL Esporte relembra aquele clássico.

O Corinthians vivia toda a empolgação com Ronaldo, que havia feito um 2009 fenomenal, sendo protagonista de dois títulos: Paulista e Copa do Brasil. O plano em 2010 era conquistar a Libertadores inédita, justamente no ano do centenário do clube, o que tornaria tudo ainda mais épico, mas o Flamengo não deixou.

Na fase de grupos, o Alvinegro de Mano Menezes, Roberto Carlos, Dentinho e cia. não tomou conhecimento de Cerro Porteño (PAR), Independiente Medellín (COL) e Racing (URU) e se classificou com a melhor campanha: 16 pontos e um só tropeço. O Flamengo, por outro lado, só se classificou por causa de um gol salvador de David Braz na reta final na vitória sofrida sobre o Caracas (VEN), no Maracanã.

Foi esta campanha do Fla, a pior entre os classificados, que fez os dois times se encontrarem já nas oitavas de final. Era o duelo dos então campeões nacionais: o Corinthians tinha vencido a Copa do Brasil anterior, e o Flamengo, o Brasileirão.

A enorme expectativa acabou frustrada por um temporal que encharcou o gramado do Maracanã e tornou o primeiro jogo muito mais brigado do que técnico. O Flamengo soube driblar as poças d'água e criou mais chances, mesmo tendo o meia Michael expulso ainda no primeiro tempo. Ronaldo teve pouca ajuda e apareceu pouco, mas Adriano quase fez um golaço de voleio, depois abriu o placar de pênalti e ainda quase ampliou em um cabeceio. No final, 1 a 0 para o Fla.

"A atmosfera [desse confronto] é diferente, ainda mais se tratando de dois clubes gigantes e não poderia ser de outra forma, já parecia uma final de campeonato. Mesmo o segundo jogo sendo na casa deles, a gente estava muito confiante que iria classificar. Infelizmente no jogo do Maracanã a chuva não deixou ser um espetáculo melhor, mas o importante disso tudo foi o resultado final", disse Léo Moura, ex-lateral do Flamengo, em contato exclusivo com o UOL Esporte.

"Na minha opinião, o duelo tinha os dois melhores centroavantes do futebol brasileiro naquele momento. O foco era grande nessa disputa [entre Ronaldo e Adriano]", completou Moura, que foi titular nos dois confrontos em 2010.

Vágner Love ofusca Fenômeno e Imperador

Elias é consolado por Vágner Love após a eliminação do Corinthians para o Flamengo na Libertadores de 2010 - Rubens Cavallari/Folha Imagem - Rubens Cavallari/Folha Imagem
Elias é consolado por Vágner Love após a eliminação do Corinthians para o Flamengo na Libertadores de 2010
Imagem: Rubens Cavallari/Folha Imagem

Na volta, no Pacaembu, os papéis se inverteram: o Corinthians dominou desde o início, foi para cima e parecia poder marcar os gols a qualquer momento. Depois de alguma pressão, David Braz tentou cortar uma bola cruzada para Ronaldo e abriu o placar com gol contra. Era o empate no placar agregado.

Em seguida, ainda no primeiro tempo, Adriano só não abriu o placar, após lançamento na área, porque o goleiro Felipe saiu pulando para abafar. Em questão de segundos, o Corinthians armou o contra-ataque: Dentinho cruzou na medida, e Ronaldo cabeceou para ampliar. O gol colocou o Alvinegro em vantagem no placar agregado, mas faltava o segundo tempo.

Kleberson entrou no intervalo e mostrou o por quê, logo aos 4 minutos: recebeu de Juan e deu passe de primeira na triangulação que deixou Vágner Love na cara do gol. O toque por baixo do goleiro, simples, rasteiro, acabaria sendo o suficiente para colocar o Flamengo nas quartas de final por causa da então vigente regra do gol qualificado fora de casa. O Corinthians até apertou no restante do jogo, mas sem sucesso: Ronaldo cabeceou uma bola no travessão e, na melhor chance, já nos acréscimos, Chicão cobrou uma falta no ângulo, mas viu o goleiro Bruno defender.

Classificado, o Flamengo enfrentou nas quartas de final a Universidad do Chile. No duelo de ida, no Maracanã, o Rubro-Negro perdeu por 3 a 2 em um jogo eletrizante. Na volta, em Santiago (CHI), o time da Gávea até fez sua parte e venceu por 2 a 1, com gols de Vágner Love e Adriano, mas acabou sendo eliminado por conta do critério do gol fora de casa.

Após a eliminação, o Flamengo encarou uma derrocada, já sem suas estrelas no ataque e brigando para não cair no Campeonato Brasileiro, onde terminou no decepcionante 14º lugar.

O Corinthians, por sua vez, também não foi bem e teve um ano de centenário amargo. Já tinha caído na primeira fase do Paulistão antes da eliminação na Libertadores, e no Brasileirão a frustração foi ainda maior. Tudo parecia em ordem até o técnico Mano Menezes sair para assumir a seleção brasileira, e os tropeços com Adílson Batista custaram caro. Mesmo assim, já com Tite no comando, o Alvinegro chegou a ser líder na 35ª rodada, mas deixou o título escapar com dois empates nos três jogos finais. O clube só daria a volta por cima no ano seguinte, com o título do Brasileirão que abriu caminho para a fase mais gloriosa da história corintiana.