Topo

OPINIÃO

Posse de Bola: Flamengo é favorito contra o Corinthians na Libertadores?

Do UOL, em São Paulo

01/08/2022 13h32

O Corinthians não perde na Neo Química Arena desde o dia 2 de fevereiro, quando o time ainda era comandado por Sylvinho e tomou uma virada no clássico diante do Santos pelo Campeonato Paulista. Porém, o time que é o único invicto como mandante no Brasileirão terá como adversário amanhã (2) pela Libertadores o Flamengo, que venceu quatro dos últimos seis jogos entre eles no estádio corintiano.

No podcast Posse de Bola #250, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam se há um favoritismo do Flamengo pelo melhor momento para encarar o Corinthians. Eles também analisam as chances do Atlético-MG e do Palmeiras no outro confronto brasileiro das quartas de final da Libertadores.

Juca Kfouri afirma que o Corinthians tem como sua grande arma no confronto a torcida na Neo Química Arena, enquanto o Flamengo chega com o favoritismo pelo futebol que tem jogado sob o comando de Dorival Júnior.

"A arma do Corinthians é a Fiel e o Cássio, a diferença entre os times não precisa dizer. Basta olhar o que o Flamengo tinha para dispor no sábado contra o Atletico-GO. Time por time, é absolutamente indiscutível, sem nenhuma esperteza, o Flamengo é muito melhor e nesse aspecto ele é favorito. Agora, terá de vencer o Corinthians em Itaquera, o que não é uma missão tranquila", diz Juca.

"Claro que pode acontecer de o Corinthians terminar eliminando o Flamengo, mas é o menos provável do ponto de vista racional. O Corinthians continuará sem seu melhor jogador, que é o Renato Augusto. O Corinthians com seus problemas, com o time envelhecido e o Flamengo subindo a olhos vistos sob a administração do Dorival Júnior", completa.

Para o colunista do UOL, as chances do Corinthians passam pela manutenção da invencibilidade de seis meses em sua arena, mesmo que com um empate, para tentar repetir o que a equipe de Vítor Pereira fez diante do Boca Juniors na Bombonera.

"Se o Corinthians mantiver a invencibilidade em Itaquera, significa dizer, se conseguir um empate contra o Flamengo e jogar tudo para o Maracanã, apostar como apostou em relação ao Boca Juniors, só que estamos falando de times incomparavelmente diferentes, um Boca Juniors ruim contra um Flamengo de novo muito bom, mas o mais provável é que o Flamengo, até porque escritas são feitas para serem quebradas, voltará a vencer em Itaquera", conclui.

Já em relação ao encontro entre Atlético-MG e Palmeiras, Arnaldo Ribeiro considera que desta vez o time que tem o favoritismo é o comandado por Abel Ferreira, que levou a melhor no ano passado na semifinal diante do Galo de Cuca, que reestreou no domingo com derrota para o Internacional. Ele destaca o risco de terminar a temporada sem conquistas por parte do clube mineiro, enquanto a equipe paulista tem um cenário favorável.

"O Atlético-MG caiu na Copa do Brasil para o Flamengo com jogo que provocou sequelas, não é o favorito no confronto com o Palmeiras na Libertadores e está a 10 pontos do Palmeiras no Brasileiro, ou seja, o Atlético-MG pode daqui duas quartas-feiras, se não fizer uma partida diferente de tudo o que fez até agora, nesta quarta no Mineirão, estar eliminado das duas copas e a uma distância considerável da liderança do Brasileiro. Ou seja, o Atlético-MG corre grande risco de não ganhar nada na temporada, mesmo com o investimento feito e com a manutenção dos jogadores", diz Arnaldo.

É uma situação que o Palmeiras adora jogar, além de ter esse histórico absurdo como visitante na Libertadores, o adversário desesperado, exposto e aberto, o Palmeiras adora jogar desta forma. O Palmeiras é um time maduro, sabe jogar e conseguiu uma sequência no Brasileirão muito importante no momento mais importante do campeonato, conseguiu se manter na ponta no momento crucial", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.