Topo

Copa do Brasil - 2022

Súmula relata ofensa de David Luiz, sinalizador e briga na torcida do Fla

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

28/07/2022 10h45

A súmula do empate sem gols entre Flamengo e Athletico, disputado na noite de ontem (27), no Maracanã, pela Copa do Brasil, pode trazer prejuízos ao clube carioca para a sequência da temporada, dentro e fora de campo. Luiz Flávio de Oliveira registrou sinalizadores e um tumulto generalizado na torcida do Fla, além de um xingamento de 'vai tomar no c.' de David Luiz, expulso no fim do confronto.

Na súmula, o árbitro explica que expulsou o zagueiro rubro-negro por conta de gestos e "por fazer um movimento de tapa no ar com a palma da mão aberta, proferindo as seguintes palavras: vai tomar no c.".

Ele destaca ainda que, logo no primeiro minuto de jogo, paralisou a partida por 'identificar na arquibancada sinalizadores acesos', e que novos sinalizadores foram acesos na etapa final, mas sem a necessidade de paralisação.

Luiz Flávio ainda acrescentou no documento que dois copos com 'líquido não identificado' foram arremessados a campo no segundo tempo, e que, já após o apito final, a equipe de arbitragem visualizou 'um tumulto generalizado entre torcedores do Flamengo'.

As palavras de Luiz Flávio na súmula podem gerar um prejuízo ao Flamengo nos tribunais, uma vez que o clube corre o risco de ser punido com multa e até perde de mando de campo por conta dos episódios relatados.

Jogo polêmico

O primeiro duelo das quartas de final foi recheado de polêmica de arbitragem, com reclamações de ambos os lados. Em um dos lances mais questionados pelo Flamengo, Fernandinho deixou o cotovelo no pescoço de Filipe Luís, mas Luiz Flávio não considerou infração.

O clube rubro-negro também reclama de um pênalti de Fernandinho em Léo Pereira, em que o árbitro manda o jogo seguir, sem consultar o monitor, uma vez que o VAR não o recomenda a revisão.

Já o Athletico protesta por um chute de Gabigol em Fernandinho, em que o atacante rubro-negro poderia ter sido expulso, na visão athleticana. Os dois levaram apenas cartão amarelo de Luiz Flávio, que não foi alertado pelo VAR sobre uma possível expulsão.