Topo

Haaland marca na estreia, e City bate Bayern em jogo marcado por tempestade

Jogadores do Manchester City comemoram gol de Haaland no amistoso diante do Bayern de Munique - Jamie Squire/Getty Images
Jogadores do Manchester City comemoram gol de Haaland no amistoso diante do Bayern de Munique Imagem: Jamie Squire/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

23/07/2022 22h39

O Bayern de Munique enfrentou o Manchester City hoje (23) no Lambeau Field, nos Estados Unidos, em um amistoso. O jogo marcou a estreia de Erling Haaland no clube inglês e o primeiro gol dele pelo time, que foi o único gol da partida e deu a vitória para o Manchester City.

A próxima partida do Bayern será a final da Copa da Alemanha, no próximo sábado, contra o RB Leipzig. O Manchester City, por sua vez, enfrenta o Liverpool, na final da Copa da Inglaterra no mesmo sábado (30).

Estreia de Haaland!

Erling Haaland, contratado nesta janela de transferências junto ao Borussia Dortmund, fez sua estreia oficial hoje, pelo Manchester City, e marcou seu primeiro gol pelo clube inglês justamente contra um antigo rival, o Bayern de Munique. O atacante norueguês assinou com o clube inglês um contrato de 5 anos, e deve ficar no clube até 2027. O norueguês jogou por 45 minutos hoje.

Haaland participou de Manchester City x Bayern de Munique, amistoso de pré-temporada do futebol europeu - Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images - Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images
Haaland participou de Manchester City x Bayern de Munique, amistoso de pré-temporada do futebol europeu
Imagem: Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images

Bayern sem Mané e com De Ligt

O atacante Sadio Mané foi contratado pelo Bayern de Munique por R$ 169 milhões, mas nem foi relacionado para o amistoso de hoje. Mané, inclusive, retornou à Alemanha já. O atacante senegalês já fez sua estreia pelo Bayern e, inclusive, marcou um gol em seu primeiro jogo, no amistoso contra o DC United.

De Ligt, ex-zagueiro da Juventus, foi a outra principal contratação do time nesta janela de transferências e estreou contra o DC United, marcando um gol também. Hoje, novamente, o holandês começou no banco de reservas. O Bayern de Munique pagou cerca de R$ 370 milhões pela contratação do zagueiro e ele entrou na segunda etapa.

Tempestade atrapalha o jogo e gera atrasos e paralisações

O Estados Unidos está sofrendo com tempestades e um clima hostil em todo o seu território nacional e, por conta de uma tempestade na região de Green Bay, local do jogo, a organização do evento optou por atrasar o começo da partida em 16 minutos.

Pouco antes da partida, uma chuva leve, porém intensa, começou a cair no Lambeau Field. A previsão de tempo também avaliou que, durante o jogo, uma tempestade de granizo ou uma chuva mais forte poderia colocar o público e o espetáculo em risco, por isso o jogo foi atrasado.

A partida começou normalmente após o atraso, mas logo após o gol de Haaland, aos 12 minutos do primeiro tempo, o jogo teve de ser paralisada novamente. A organização do evento entendeu que o clima estava colocando o público em risco e, por isso, resolveu paralisar o jogo novamente.

Após uma longa pausa de uma hora, foi determinado que o jogo retornaria com dois tempos de 40 minutos e um intervalo de cinco minutos entre eles.

Domínio total do City

Como esperado, o Manchester City começou a partida valorizando a posse de bola, pressionando e atacando o Bayern de Munique pelos lados, com Grealish, principalmente. Os alemães apostaram saídas rápidas no contra-ataque e em uma linha de defesa com 5 no momento sem a bola, mas sempre com uma pressão forte na saída de bola do City.

Aos seis minutos, Gnabry marcou um gol para o Bayern, mas o impedimento foi assinalado corretamente. Erling Haaland, por sua vez, precisou apenas de 11 minutos com a camisa do Manchester City para fazer o primeiro gol pelo clube. Após boa bola enfiada de De Bruyne, Jack Grealish fez um ótimo cruzamento rasteiro e, na pequena área, Haaland fez seu primeiro gol pelo clube com um toque de primeira.

A longa paralisação não serviu para o Bayern resolver os problemas. O Manchester City dominou o time alemão com a posse de bola e impediu que o Bayern atacasse com frequência. Controlando o jogo, o Manchester City criou boas chances de gol, chegou a a fazer o segundo com Haaland, mas foi anulado por posição irregular.

Na primeira etapa, o City sofreu pouco e foi muito seguro, vencendo com tranquilidade e permitindo chances esporádicas ao Bayern.


Segundo tempo morno

Após a breve paralisação o Bayern de Munique conseguiu corrigir alguns problemas e ter mais posse de bola, mesmo assim, sofreu com os ataques do Manchester City, que continuou com mais posse de bola. O clube alemão teve muitas dificuldades para criar ofensivamente e foi dominado pelo meio-campo e defesa do City.

De maneira geral, a segunda etapa foi menos intensa e os dois times criaram menos chances. O ritmo do jogo foi mais devagar e o Bayern teve um pouco mais de posse de bola, mas não conseguiu ser criativo. O clube alemão também sofreu com jogadas em velocidade do Manchester City, mas os ingleses não aumentaram a vantagem.

O Manchester City soube bloquear bem os ataques do Bayern de Munique e deixar o jogo de uma maneira segura e confortável. Sem conseguir imprimir velocidade e achar os espaços, os alemães foram facilmente anulados pelo clube inglês, que segurou a vitória no terço final da partida e até conseguiu mandar uma bola na trave em uma chegada isolada ao ataque.

Estádio de futebol americano

O amistoso foi em Wisconsin, ao norte dos Estados Unidos. O Lambeau Field é o estádio do Green Bay Packers, uma das franquias mais antigas e vitoriosas da NFL, liga de futebol americano do país. O estádio é aberto e comporta pouco mais de 80 mil torcedores. Para o amistoso de futebol, 78 mil pessoas foram acompanhar o jogo, mesmo com o clima complicado.

Duelo de hegemonias nacionais!

O Bayern de Munique é decacampeão consecutivo do Campeonato Alemão. O Manchester City, por sua vez, venceu quatro dos seus oito títulos do Campeonato Inglês nos últimos cinco anos.

Antes do jogo o clima entre as equipes estava leve e os jogadores e técnicos se encontraram para trocar algumas palavras antes do pontapé inicial.

Parabéns, professor!

Julian Nagelsmann, técnico do Bayern de Munique, é um dos treinadores mais jovens e promissores do mundo e, justamente hoje, completou 35 anos. Para efeito de comparação, o goleiro Neuer é um ano mais velho que o técnico. Mahrez e De Bruyne, do City, são apenas quatro anos mais jovens que o treinador alemão.

FICHA TÉCNICA

Bayern de Munique 0x1 Manchester City

Data: 23/07/2022

Competição: Amistoso

Hora: 20h (de Brasília)

Local: Lambeau Field (EUA)

Cartões amarelos: Kimmich (BAY), Pavard (BAY), João Cancelo (CITY) (Phillips (CITY), Hernández (BAY)

Gol: Haaland 12/1T (CITY)

Escalação Bayern de Munique: Neuer (Ulreich); Pavard (Nianzou), Upamecano (De Ligt), Hernández (Wanner) e Davies (Stanisic); Kimmich, Muller (Zirkzee) e Sabitzer (Gravenberch); Coman (Mazraoui), Gnabry (Vidovic) e Sané (Musiala). Técnico: Julian Nagelsmann

Escalação do Manchester City: Ederson; Cancelo, Rúben Dias (Walker), Nathan Aké e Wilson-Esbrand (Lewis); Rodrigo, De Bruyne e Bernardo (K. Phillips); Mahrez (Palmer), Haaland (Álvarez) e Grealish. Técnico: Pep Guardiola.