Topo

Cruzeiro

Quem é a nova aposta uruguaia do Cruzeiro em busca do acesso à Série A?

Pablo Siles, em ação pelo Athletico-PR, disputa lance com Arrascaeta, do Flamengo - 	Robson Mafra/AGIF
Pablo Siles, em ação pelo Athletico-PR, disputa lance com Arrascaeta, do Flamengo Imagem: Robson Mafra/AGIF

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

19/07/2022 04h00

A janela de transferências está aberta, e o Cruzeiro está próximo de anunciar mais um reforço para a temporada: trata-se do volante uruguaio Pablo Siles, que tem os direitos ligados ao Athletico-PR e que chega por empréstimo à Raposa. Compatriota do técnico Paulo Pezzolano, o jogador é pouco conhecido da torcida celeste, mas já está no Brasil desde 2021. Antes chegar ao time paranaense, o meio-campista de 25 anos havia defendido o Vitória no ano passado. Ele já está em Belo Horizonte finalizando detalhes burocráticos para ser anunciado pelo clube mineiro.

Pablo era desconhecido quando desembarcou em Salvador. O jogador é formando pelo Danubio, onde atuou de 2017 até 2020. Pelo Vitória, entrou em campo 24 vezes, marcou dois gols e colaborou com uma assistência. Por lá, mostrou ser um jogador veloz, com boa saída de jogo e velocidade. Gols de fora da área surgiram e o atleta ficou marcado por ter uma boa finalização. No entanto, as chegadas mais duras nos adversários tornaram-se uma característica não tão positiva pelo fato de o volante ter sido advertido com frequência com cartões.

No Athletico, ele foi contratado no fim do ano passado, inicialmente, para fazer parte do time de Aspirantes - que disputa o Campeonato Paranaense no lugar do time principal. No entanto, ele foi utilizado mais rápido do que o imaginado no time de cima, na época comandado por Alberto Valentin, e como peça de composição para o elenco. Apesar de ser segundo volante, ele teve mais oportunidades como primeiro homem de meio-campo.

A marcação forte seguiu como uma das principais marcas do jogador. Nas vezes em que atuou como segundo volante - oportunidades que surgiram em maior número nos Aspirantes -, a saída de bola do jogador tornou-se o seu principal diferencial. No entanto, no time principal, a concorrência no meio-campo fez com que ele tivesse poucas chances. No Furacão ele disputou 18 jogos, marcou um gol e deu uma assistência.

Transferência após polêmica entre clubes

Cruzeiro e Athletico-PR negociaram a chegada do jogador por empréstimo após a batalha que tiveram por Vitor Roque em abril. A jovem promessa optou por não renovar com o time celeste e se transferiu para o Furacão, após a equipe paranaense pagar o valor de R$ 24 milhões, referente à rescisão para o mercado interno. Na ocasião, dirigentes dos dois clubes trocaram acusações pela forma como ocorreu a negociação e o clima ficou quente nos bastidores.

Cruzeiro