Topo

Copa do Brasil - 2022

Fla vence e elimina Atlético-MG na Copa do Brasil com 2 gols de Arrascaeta

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/07/2022 23h35

Empurrado por quase 70 mil torcedores no Maracanã, o Flamengo fez o que precisava diante do Atlético-MG. Com dois gols de Arrascaeta, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0, na noite de hoje (13), e se classificou às quartas de final da Copa do Brasil. Como havia perdido por 2 a 1, no Mineirão, a equipe carioca precisa vencer por dois gols de vantagem para seguir viva, e foi o que conseguiu fazer e sem muito sofrimento.

É verdade que o primeiro gol da noite saiu apenas aos 45 minutos do primeiro tempo, mas o Atlético se mostrou um adversário sem força para suportar a pressão criada pelo Flamengo e o ambiente do Maracanã, que estava 'um verdadeiro inferno' para os atleticanos. Enquanto a torcida não parava de cantar, o Fla não parava de atacar, e foi assim até conseguir o segundo gol.

Diante de um oponente grogue em campo, o Rubro-Negro soube levar com tranquilidade os minutos finais de jogo. Com um jogador a menos, a após a expulsão de Junior Alonso, o Galo nem sequer conseguiu lutar por um gol que levaria a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.

Quem foi bem: Arrascaeta

Autor dos dois gols, o uruguaio fez boa partida e foi consistente no meio, além de se apresentar no ataque.

Quem foi mal: Junior Alonso

Capitão do Atlético-MG na conquista da Copa do Brasil de 2021, o zagueiro Junior Alonso teve uma das jornadas mais infelizes com a camisa do Galo. Errou no lance que originou o segundo gol do Flamengo e ainda foi expulso em seguida, tirando qualquer chance de reação.

O jogo do Flamengo: intenso

O Flamengo foi intenso na etapa inicial, ditando o ritmo de jogo e sem dar espaço para o Atlético-MG. Everton Ribeiro começou inspirado, fazendo boas jogadas no lado direito com Rodinei. Enquanto isso, o lado esquerdo foi pouco acionado. O Rubro-Negro abriu o placar no fim do primeiro tempo, com Arrascaeta.

O Flamengo manteve a intensidade no segundo tempo, administrou o resultado e conseguiu mais um gol, aos 18 minutos. David Luiz deixou o gramado com dores e deu lugar a Fabrício Bruno. Logo depois, Pedro também sentiu, pediu substituição e Marinho entrou. Após a expulsão de Alonso, o Fla teve superioridade e garantiu a vitória.

O jogo do Atlético-MG: postura covarde

Com a vantagem de quem venceu o primeiro jogo por 2 a 1, o Atlético adotou uma postura bastante defensiva. A equipe de Turco Mohamed abriu mão de atacar na primeira etapa e só mudou o comportamento na segunda etapa, após sofrer o primeiro gol de Arrascaeta. Mas a tentativa de atacar mais foi em vão, já que o Galo se mostrou um time sem força ofensiva, tanto que o goleiro Santos não teve de fazer uma boa defesa sequer. Para quem defendia o título da Copa do Brasil, o Atlético teve atuação covarde no primeiro tempo e inofensiva na etapa final.

Live do Flamengo

Confusão na entrada

Vários torcedores do Flamengo conseguiram entrar no Maracanã sem ingressos, já que estouraram uma barreira de proteção feita na entrada do estádio.

Vidro quebrado

A chegada do Atlético-MG no estádio também não foi tranquila, já que uma pedra foi arremessada em direção ao ônibus que estavam os jogadores e a comissão técnica, e quebrou um vidro. Ninguém ficou ferido.

'Bem-vindo ao inferno!'

Com sinalizadores, faixas, fumaça e foguetório, os torcedores prepararam uma festa para a entrada do time em campo. Nas arquibancadas, o mosaico e os cantos de: 'Acabou o amor, agora isso aqui vai virar um inferno!"

Atrasou

Fumaça provocada por sinalizadores atrasou início de Flamengo x Atlético-MG no Maracanã - MARCELO DE JESUS/MDJPHOTOS/ESTADÃO CONTEÚDO - MARCELO DE JESUS/MDJPHOTOS/ESTADÃO CONTEÚDO
Fumaça provocada por sinalizadores atrasou início de Flamengo x Atlético-MG no Maracanã
Imagem: MARCELO DE JESUS/MDJPHOTOS/ESTADÃO CONTEÚDO

Por causa da festa feita pelos rubro-negros, a partida começou com oito minutos de atraso, já que a fumaça tomou conta do estádio.

Vidal na torcida novamente

O volante chileno voltou da Itália a tempo de prestigiar o Flamengo no Maracanã mais uma vez. Após acertar a rescisão com a Internazionale, Vidal está livre para assinar com o clube carioca e ser anunciado como reforço.

Clima esquentou

Após uma falta na intermediária para o Flamengo, David Luiz e Hulk discutiram. Os jogadores gesticularam muito e o árbitro chegou para separar. A cobrança do zagueiro bateu na barreira e saiu pela linha de fundo.

Pressão resultou em gol

Pedro levou a melhor em dividida com Allan e tocou na medida para Arrascaeta. Lembrando a Libertadores em 2019, o uruguaio deu um carrinho e a bola foi no canto do goleiro Everson.

VAR e mais um do Arrascaeta

O uruguaio balançou a rede mais uma vez. Em cobrança de falta, Thiago Maia desviou e o camisa 14 apareceu de peixinho. A bola entrou, mas o lance precisou ser revisado pelo VAR para ser validado.

Complicou de vez

Junior Alonso teve de parar contra-ataque do Flamengo, aos 32 minutos do segundo tempo, e foi amarelado. Como já tinha amarelo pela falta que cometeu no lance que originou o segundo gol do Flamengo, o zagueiro atleticano recebeu outro cartão e foi expulso, deixando o Galo com um jogador a menos e precisando de um gol para levar a disputa para os pênaltis.

Sorteio

Após eliminar o Galo, o Fla aguarda agora o sorteio que será realizado pela CBF, na próxima terça-feira (19), para saber quem enfrentará na próxima fase da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 2 x 0 ATLÉTICO-MG
Competição: Copa do Brasil - Jogo de volta das oitavas de final
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 13 de julho de 2022, quarta-feira
Horário: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (Fifa/PR)
Var: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Everton Ribeiro, João Gomes e Thiago Maia (FLA); Allan, Junior Alonso e Mariano (CAM)}
Cartão vermelho: Junior Alonso (CAM)
Gols: Arrascaeta (FLA), aos 45 minutos do primeiro tempo e aos 19' do segundo tempo

FLAMENGO: Santos, Rodinei, David Luiz (Fabrício Bruno), Léo Pereira , Filipe Luís, Thiago Maia, João Gomes, Arrascaeta (Diego Ribas), Everton Ribeiro (Victor Hugo), Gabi (Ayrton Lucas) e Pedro (Marinho). Técnico: Dorival Júnior

ATLÉTICO-MG: Everson, Mariano, Nathan Silva, Alonso e Guilherme Arana; Allan (Igor Rabello), Jair (Otávio), Zaracho (Vargas) e Nacho Fernández (Rubens); Ademir (Keno) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed