Topo

Fluminense

Máscaras, mosaico 3D e show de Belo estendido: a despedida de Fred

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/07/2022 19h49

Um evento à altura do que Fred representa ao Fluminense. No jogo que marca a despedida do ídolo tricolor dos gramados, uma série de ações foram realizadas antes da partida enaltecendo o eterno camisa 9 do clube das Laranjeiras.

Para animar o público antes da bola rolar, o cantor Belo cantou seus maiores hits do gramado do Maracanã. Palmeirense, o músico - que é amigo do jogador — estendeu sua apresentação, que inicialmente duraria 45 minutos. No total, o pagodeiro tocou cerca de uma hora e levantou a galera, que cantou com ele.

Paralelamente ao show, a delegação tricolor foi recepcionada no estádio com um "corredor de fogo" proporcionado pela torcida na rua Eurico Rabelo, onde há o acesso para o ônibus. Emocionado, Fred filmou a festa e interagiu com os fãs.

Do lado de dentro, milhares de máscaras com o rosto do ídolo foram distribuídas, assim como adesivos com a frase "eu fui", em referência à despedida do jogador.

Fred também fez questão de puxar a fila de entrada para o aquecimento, para o delírio dos torcedores, que comemoravam cada vez que o camisa 9 balançava a rede nos chutes a gol.

Mosaico no jogo de despedida do Fred - Bruno Braz/UOL - Bruno Braz/UOL
Mosaico no jogo de despedida do Fred
Imagem: Bruno Braz/UOL

Quando o time entrou em campo uniformizado para a partida, um lindo mosaico 3D foi exibido tomando todo o anel da arquibancada com as frases "O Fred vai te pegar" e "Fred eterno", além de uma imagem que reproduzia o gol de bicicleta que o ídolo fez sobre o rival Flamengo no Campeonato Brasileiro de 2012. Fumaças nas cores tricolores também tomaram conta do ambiente e, inclusive, fizeram o início da partida ser retardado em cerca de cinco minutos.

Calçada da Fama e depoimento

Um roteiro com diversas ações para a despedida de Fred foi elaborado para o pós-jogo entre Fluminense e Ceará. A cerimônia será conduzida pela apresentadora Bárbara Coelho, da TV Globo.

Arthur Moreira Lima, pianista brasileiro que interpretou gênios da música erudita, tocará o hino do Fluminense composto por Lamartine Babo.

Fred entrará em campo passando por um corredor humano formado por familiares, amigos, jogadores, membros da comissão técnica e funcionários do Fluminense. No palco estarão sua esposa, Paula, e seus três filhos: Geovanna (16 anos), Júlia (5 anos) e João Pedro (4 anos).

Ao lado do palco estarão as oito taças conquistas pelo ídolo com a camisa tricolor: Brasileiro de 2010 e 2012, Carioca de 2012 e 2022, Primeira Liga de 2016, Taça Guanabara de 2012 e 2022, e Taça Rio de 2020.

Na sequência, Fred será eternizado na Calçada da Fama do Maracanã, marcando seus pés no lugar onde há craques como Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Messi, entre outros.

Fred também receberá das mãos do presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, uma camisa que o tornará o primeiro "Legends" do clube, projeto que visa valorizar e dar assistência aos ídolos tricolores.

No telão do Maracanã serão exibidos vídeos com depoimentos de familiares do jogador, amigos e funcionários do Flu. No desfecho, Fred falará ao microfone para a torcida.

Fluminense