Topo

Copa Sul-Americana - 2022

São Paulo elimina a Católica na Sul-Americana com primeiros gols de jovens

Rodriguinho comemora seu gol pelo São Paulo contra a Católica, pela Sul-Americana - Marcello Zambrana/AGIF
Rodriguinho comemora seu gol pelo São Paulo contra a Católica, pela Sul-Americana Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

07/07/2022 23h26

O São Paulo não teve dificuldades para fazer 4 a 1 na Universidad Católica, hoje (7), no Morumbi, e garantir sua classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Mas mais do que o placar, o que ficou marcado para os mais de 47 mil torcedores presentes no estádio foi os primeiros gols dos jovens Moreira e Rodriguinho.

O lateral luso-brasileiro entrou no segundo tempo e balançou as redes aos 13 minutos do segundo tempo, em seu sexto jogo como profissional. Já o meia pisava no gramado com o time principal pela primeira vez. Ele precisou de apenas 13 minutos em campo para balançar as redes e ter seu nome gritado pela torcida no Morumbi. Os outros gols foram marcados por Luciano e Eder.

O São Paulo se prepara agora para um duelo brasileiro nas quartas de final da Copa Sul-Americana. A equipe de Rogério Ceni enfrentará o Ceará, que eliminou o The Strongest-BOL. Por ter a melhor campanha da competição, a equipe cearense decidirá o confronto em casa. As datas ainda serão anunciadas.

Antes de se preocupar com o torneio continental, o São Paulo volta as suas atenções para o Brasileirão. No domingo, às 18h (de Brasília), a equipe visita o Atlético-MG, pela 16ª rodada da competição.

O melhor: Patrick

O meia parece ter encontrado seu melhor futebol com a camisa do São Paulo. Com bom controle da bola, Patrick explorou toda a fragilidade do lado direito da Universidad Católica. Ele deixou a partida com duas assistências.

Live do São Paulo

O pior: Daniel González

A facilidade do ataque do São Paulo passou muito pelos erros cometidos pelo lado direito da defesa da Católica. Daniel González, que entrou no começo do jogo no lugar do machucado Cuevas, teve uma noite para esquecer. Ele acabou substituído no segundo tempo por Fuenzalida.

Cronologia do jogo

O São Paulo abriu o placar logo aos 13 minutos, com Luciano. O camisa 11 aproveitou cruzamento rasteiro de Patrick e contou com o desvio da marcação para balançar as redes. Nos acréscimos do primeiro tempo, o Tricolor ampliou o marcador com Eder, em cobrança de pênalti.

O placar ficou ainda mais elástico para o São Paulo no segundo tempo. Moreira aproveitou cruzamento de Patrick e marcou seu primeiro gol como profissional do Tricolor, aos 13 minutos. Aos 35, Rodriguinho, em seu primeiro jogo como profissional, fez o quarto gol do time do Morumbi. Nos minutos finais, aos 43, Fuenzalida descontou para a Católica.

São Paulo decide o jogo em 45 minutos

A fragilidade da Universidad Católica fez com que o São Paulo precisasse de apenas 45 minutos para resolver a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana. Atacando quase sempre pela esquerda, o time de Rogério Ceni aproveitou, com Welington e Patrick, os espaços deixados pela defesa chilena.

Foi justamente assim que o primeiro gol saiu, aos 13 minutos de partida. Mesmo caído no chão, Welington tocou para Patrick, que avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para trás. Luciano finalizou, a boal desviou em Parot e matou o goleiro Pérez.

O São Paulo seguiu na pressão durante todo o primeiro tempo. Nos 45 minutos iniciais, a equipe de Rogério Ceni finalizou 11 vezes, contra três da Católica. Já nos acréscimos, um pênalti marcado com a ajuda do VAR aliviou de vez a tensão no Morumbi.

Depois de cobrança de escanteio, a bola bateu no braço de Valencia. Na cobrança, Eder fez o segundo para o São Paulo. O camisa 23 não balançava as redes desde 23 de abril, quando garantiu o empate contra o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão.

Católica cria raras chances, mas peca na finalização

A Universidad Católica foi controlada pelo São Paulo no primeiro tempo, mas conseguiu criar chances para abrir o placar no Morumbi. Aproveitando de lançamentos nas costas da defesa tricolor, a equipe de Ariel Holan por pouco não marcou com Valencia, aos 6 minutos de jogo.

O camisa 30 aproveitou bobeada da defesa são-paulina e saiu na cara do gol de Jandrei, mas chutou para fora.

Luciano faz em uma semana o mesmo que demorou para fazer no ano todo

A semana de Luciano foi mágica. Depois de ficar 10 jogos seguidos sem balançar as redes, o xodó da torcida são-paulina marcou cinco vezes em apenas três jogos. O que ele fez de gols nos últimos sete dias, igualou o que ele tinha demorado 27 partidas em 2022 para conseguir.

Luciano agora soma 10 gols e uma assistência na temporada. Ele é o vice-artilheiro da equipe no ano, atrás apenas do suspenso Jonathan Calleri, que balançou as redes em 18 oportunidades.

Moreira desencanta no profissional

A facilidade com que o São Paulo conduziu a partida permitiu que Moreira alcançasse um feito no Morumbi. Ao aproveitar cruzamento da esquerda de Patrick, o lateral luso-brasileiro marcou seu primeiro gol com a camisa profissional do time tricolor. Essa foi o sexto jogo dele sob o comando de Rogério Ceni.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 4 x 1 UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI

Competição: oitavas de final da Copa Sul-Americana (2º jogo)
Data e hora: 7 de julho de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Público: 47.097 pessoas
Renda: R$ 2.233.298,00
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Auxiliares: Carlos A. Lopez (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: John Perdomo (COL)
Gols: Luciano (16'/1ºT), Eder (46'/1ºT), Moreira (13'/2ºT) e Rodriguinho (35'/2ºT), para o São Paulo; Fuenzalida (43'/2ºT), para a Católica
Cartões amarelos: Eder, pelo São Paulo; Nehuén Paz e Zampedri, pela Católica
Cartões vermelhos: -

SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda (Moreira), Léo; Rafinha (Rodriguinho), Igor Gomes (Talles), Neves, Patrick (Luizão), Welington; Eder (Rigoni) e Luciano. Técnico: Rogério Ceni.. Técnico: Rogério Ceni

UNIVERSIDAD CATÓLICA: Pérez; Cuevas (Daniel González, depois Fuenzalida), Asta-Buruaga, Ampuero, Parot (Nehuén Paz); Saavedra, Núñez, Orellana (Felipe Gutiérrez); Zampedri, Tapia (Astudillo) e Valencia Técnico: Ariel Holan