Topo

Brasileirão - 2022

São Paulo poupa titulares, empata com Juventude e vê o G-4 mais longe

São Paulo recebeu o Juventude no Morumbi pelo Brasileirão 2022 - Marcello Zambrana/AGIF
São Paulo recebeu o Juventude no Morumbi pelo Brasileirão 2022 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

26/06/2022 19h57

Uma tarde fria na capital paulista representou o empate sem gols entre São Paulo e Juventude, hoje (26), no Morumbi, pela 14ª rodada do Brasileirão. Poupando alguns de seus titulares por causa do desgaste físico, a equipe de Rogério Ceni mostrou dificuldade para concluir as jogadas criadas e agora vê os líderes da competição ainda mais distantes.

O empate dentro de casa fez com que o São Paulo chegasse aos 19 pontos, na oitava colocação. A diferença para o Internacional, primeiro time dentro da zona de classificação direta para a Libertadores, é de cinco pontos. Nos últimos oito jogos, a equipe de Rogério Ceni venceu apenas um. Após o apito final, a equipe ouviu vaias dos pouco mais de 20 mil torcedores presentes no Morumbi.

Para o jogo de hoje, Rogério Ceni deixou no banco de reservas Jonathan Calleri, Rodrigo Nestor, Igor Vinícius, Diego Costa e Reinaldo, todos titulares nas duas partidas contra o Palmeiras. Apenas o lateral-esquerda não entrou no segundo tempo do empate com o Juventude.

A equipe gaúcha se mantém em situação de desespero, mas volta para casa com um ponto na bagagem na estreia do técnico Umberto Louzer. O Juventude está na vice-lanterna da competição com 11 pontos, quatro a menos que o América-MG, primeiro time fora da zona de rebaixamento.

Live do São Paulo

Foi bem: Igor Gomes

O meia manteve sua importância na transição do São Paulo. Em uma tarde pouco inspirada dos atacantes, Igor Gomes fez seu papel ao conseguir criar as melhores situações da equipe tricolor na partida.

Foi mal: Luciano

Luciano lamenta chance perdida pelo São Paulo em partida contra o Juventude - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

A falta de gols parece estar afetando o atacante são-paulino. Sem balançar as redes desde 8 de maio, Luciano não teve calma nas tomadas de decisão, principalmente no primeiro tempo. Em duas oportunidades, optou pelo chute em vez de tocar para um companheiro livre de marcação.

São Paulo sofre sem homem de referência

O seguido número de jogos fez com que Rogério Ceni começasse a partida com Calleri no banco de reservas. A ausência do artilheiro do Brasileirão deixou o São Paulo com dificuldades para concluir a alta quantidade de chances criadas no primeiro tempo.

O São Paulo conseguia construir pelas laterais, mas faltava alguém dentro da área para completar para o gol. Eder até tentava, e chegou a arriscar três cabeçadas em direção ao gol de César, mas nenhuma com perigo.

Os demais atacantes escalados por Ceni também se apresentaram abaixo do esperado no primeiro tempo. Vindo de nove jogos sem marcar, Luciano se mostrou ansioso na primeira etapa e errou a tomada de decisão em duas jogadas chaves. Na primeira, tentou o chute em vez de tocar para Eder, que invidia a área livre da marcação. Pouco tempo depois, Rigoni foi quem apareceu livre e, mais uma vez, Luciano preferiu a finalização, parando na defesa gaúcha.

Ceni coloca os três poupados em campo

A fraca eficiência no primeiro tempo fez com que Rogério Ceni voltasse para a segunda etapa com duas alterações. Poupados, Jonathan Calleri e Rodrigo Nestor entraram nas vagas de Eder e Patrick, respectivamente. Aos 15 minutos, o terceiro poupado também entrou. Rafinha, que cometeu muitos erros ao longo do jogo, saiu para a entrada de Diego Costa.

A última mudança fez com que o São Paulo mudasse a maneira de jogar. Inicialmente em um 4-1-3-2, a equipe de Rogério Ceni passou a atuar em um 3-5-2, com Rigoni ocupando a ala-direita.

As trocas mantiveram o São Paulo com o controle do jogo e fizeram com que a equipe começasse a incomodar mais o rival. Em resposta, o Juventude passou a valorizar o tempo e tentar a vitória nos contra-ataques.

Miranda perde e Calleri perdem chances claras

Rogério Ceni mexeu no ataque na tentativa de fazer com que o aproveitamento nas finalizações melhorasse. Mas foi com um zagueiro que a primeira grande chance do São Paulo na partida apareceu. Aos 19 minutos, Calleri ganhou a disputa de cabeça após escanteio e a bola caiu no pé de Miranda, livre, na pequena área. O camisa 22 chutou à direita do gol de César.

Nos minutos finais, a bola do jogo apareceu para Calleri, mas o argentino também não aproveitou. Depois de desvio na primeira trave, o camisa 9 apareceu livre, mas cabeceou para fora.

Rigoni deixa o campo vaiado

A má fase de Rigoni parece incomodar o torcedor do São Paulo cada vez mais. Sem marcar desde 19 de março, o argentino fez mais uma partida apagada e foi substituído no segundo tempo por André Anderson. Na saída do gramado, o camisa 7 ouviu vaias da torcida.

O jogo do São Paulo

O São Paulo manteve sua estratégia de criar as jogadas pelo lado, mesmo sem a presença de Jonathan Calleri. A ausência de um homem de referência, contudo, se mostrou um problema para que o time conseguisse o gol. No segundo tempo, com Calleri em campo e uma nova formação, o Tricolor incomodou mais, mas não o suficiente para sair com a vitória.

O jogo do Juventude

Na primeira partida sob o comando de Umberto Louzer, o Juventude adotou uma estratégia de esperar o São Paulo atacar para tentar responder em velocidade. A tática havia dado certo no primeiro jogo entre eles, em Caxias do Sul, pela Copa do Brasil, mas se mostrou pouco efetiva hoje no Morumbi. Jandrei deixou a partida sem ter feito nenhuma grande defesa.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 0 X 0 JUVENTUDE

Competição: 14ª rodada do Brasileirão
Data e hora: 26 de junho de 2022, às 18h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi (SP)
Público: 20.466 pessoas
Renda: R$ 780.806,00
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Gols: -
Cartões amarelos: Patrick, Rodrigo Nestor e Pablo Maia, pelo São Paulo; Ricardo Bueno, Capixaba e Jadson, pelo Juventude
Cartões vermelhos: -

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha (Diego Costa), Miranda, Léo, Welington; Pablo Maia, Igor Gomes, Patrick (Rodrigo Nestor), Luciano (Igor Vinícius); Rigoni (André Anderson) e Eder (Calleri). Técnico: Rogério Ceni.

JUVENTUDE: César; Soares, Thalisson, Forster, Moraes Jr.; Yuri (Jean), Jadson, Capixaba (Guilherme Parede), Chico Kim (Paulo Henrique); Ricardo Bueno e Óscar Ruiz (Edinho). Técnico: Umberto Louzer.