Topo

Palmeiras

Clebão compara liderança de Gómez no Palmeiras à de César Sampaio

 Gustavo Gómez, jogador do Palmeiras, durante partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão 2022 - Marcello Zambrana/AGIF
Gustavo Gómez, jogador do Palmeiras, durante partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão 2022 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

22/06/2022 04h00

Gustavo Gómez bateu os números de mais um zagueiro-artilheiro histórico do Palmeiras quando empatou, em 1 a 1, o jogo contra o São Paulo, que o Alviverde viria a vencer por 2 a 1, de virada, na última segunda-feira (20), pelo Brasileirão.

Com o gol no Morumbi, Gómez se tornou o terceiro colocado neste ranking, chegou a 23 gols com a camisa do clube e superou Vágner Bacharel, ídolo da época de vacas magras do clube na década de 1980. Vagner morreu em 1990, aos 35 anos, quando jogava pelo Paraná Clube.

Na rodada anterior do Brasileiro, quando o Palmeiras também venceu de virada —4 a 1 sobre o Atlético-GO— Gómez fez dois gols e superou Cléber, também um ídolo, mas da época de vacas 'leiteiras' e muito gordas da co-gestão Palmeiras-Parmalat. Ao longo de sete temporadas no Verdão, Clebão fez 21 gols.

"Na minha opinião, o Gustavo Gómez é um dos melhores zagueiros da América do Sul, com certeza. O Palmeiras é privilegiado por tê-lo conquistando títulos, defendendo, atacando, fazendo gols", disse Cléber, em entrevista ao UOL Esporte.

"Até como lateral, ele tem jogado bem, como contra o São Paulo", disse Cléber, em referência à sua improvisação no setor, tanto contra o Tricolor como contra o Atlético-GO.

Liderança conquistada em silêncio pela qualidade

c - Jorge Araújo/Folhapress - Jorge Araújo/Folhapress
Donizete [esq] , do Corinthians, parte para cima do goleiro Velloso, do Palmeiras, mas é contido por Cléber e Agnaldo Liz, em jogo de 1997
Imagem: Jorge Araújo/Folhapress

Cléber vê Gómez como um líder nato neste Palmeiras que não para de superar recordes.

"Ele é um capitão nato, respeitado por todos por conta de suas qualidades em campo, e não pela imposição", diz. "É um líder que não fala tanto, mas que claramente conquista o respeito de todos por sua postura física, técnica e tática", acrescenta.

Cléber conheceu bem um outro capitão com esse perfil no Palmeiras.

"Eu vejo um pouco [do César Sampaio] nele sim. Mas por essa parte do diálogo, da postura em campo, de procurar conversar", diz Cléber.

Sampaio e Cléber jogaram juntos no Palmeiras entre 1993 e 1994, e depois em 1999. Lado a lado, conquistaram dois Paulistas e dois Brasileiros (93-94) e a Libertadores de 1999. Atualmente, Sampaio é um dos auxiliares de Tite na seleção brasileira.

"É um perfil, por exemplo, totalmente diferente do Dunga, que era um cara que você via que dava broncas em todo mundo dentro de campo. Essa era a maneira dele de liderar, e ele [Sampaio] também tinha respeito", exemplifica.

Sem citá-lo, indiretamente Cléber também compara Gómez a Felipe Melo, jogador com quem o paraguaio dividiu a honra de usar a tarja de capitão nos últimos anos.

"Vejo o Gómez e o Sampaio muito parecidos, além da liderança dentro de campo, no que diz respeito à seriedade do trabalho, fazendo bons jogos. Isso foi conquistado e é uma realidade cujos frutos o Palmeiras tem colhido em todos os sentidos.

Os zagueiros-artilheiros do Palmeiras:

1º - Luís Pereira: 36 gols em 576 jogos
2º - Loschiavo: 32 gols em 155 jogos
3º - Gustavo Gómez - 23 gols em 188 jogos
4º - Vágner Bacharel - 22 gols em 261 jogos
5º - Cléber - 21 gols em 375 jogos

Palmeiras