Topo

Corinthians

Corinthians tem uma semana para fazer mudanças na lista da Libertadores

Vítor Pereira faz anotações durante treino do Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Vítor Pereira faz anotações durante treino do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

18/06/2022 04h00

A diretoria e a comissão técnica do Corinthians têm uma semana para definir quais mudanças serão realizadas na lista de inscritos da Copa Libertadores. O Timão tem 45 atletas aptos a disputarem os jogos da competição continental e, para o mata-mata com o Boca Juniors, pode realizar até cinco mudanças —vagas que devem ser ocupadas por Giovane, Wesley e Rafael Ramos.

Pelo regulamento da Conmebol, os clubes classificados para a fase oitavas de final do torneio têm até o dia 25 de junho para apresentar o formulário com até cinco substituições em suas respectivas listas de inscritos. Feito isso, as equipes têm até o dia 27 do mesmo mês para regularizar a documentação de cada um dos novos atletas, não sendo possível aumentar a lista, apenas realizar mudanças.

Entre os atletas utilizados por Vítor Pereira nesta temporada, o lateral-direito Rafael Ramos, e os atacantes Giovane e Wesley —ambos ainda em processo de transição da categoria de base para o profissional— ainda não integram a lista do Corinthians na Copa Libertadores e, ao que tudo indica, herdarão a vaga de alguns de seus companheiros.

Dos 45 jogadores que compõem a lista do Timão, dois deles não jogam mais pelo clube. São os casos de Jô, que recentemente rescindiu seu contrato de trabalho e abriu mão de mais de R$ 14 milhões, e do lateral-esquerdo Reginaldo emprestado ao Tombense para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro desta temporada.

O volante Paulinho é um nome cotado para deixar a lista, já que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e deve voltar apenas no ano que vem. Em baixa no Corinthians e aguardando a abertura da próxima janela de transferências para ser negociado, o meia Luan também é cotado para ter seu nome substituído.

O lateral João Pedro, emprestado pelo Porto ao clube do Parque São Jorge, tem contrato com o Corinthians até o fim deste mês e poderia muito bem ser cortado. O jogador, no entanto, deve permanecer na lista já que pode disputar o primeiro jogo do mata-mata com o Boca Juniors e Fagner, o titular da posição, ainda não se recuperou completamente da entorse no tornozelo direito.

Os jogos com o Boca Juniors acontecem nos dias 28 de junho, na Neo Química Arena, e 5 de julho, a volta, na Bombonera.

Contratações

Caso o Corinthians contrate algum jogador antes do dia 25 de junho, não será possível inscrevê-lo para a disputa da Copa Libertadores. Isso porque, a janela de transferências do futebol brasileiro abre apenas na segunda quinzena de julho e, portanto, por mais que o atleta possa treinar no CT Joaquim Grava, não pode disputar competições oficiais.

O mesmo vale para os nomes que estão emprestados pelo clube e, eventualmente, podem retornar ao Parque São Jorge. São os casos de Mateus Vital, Ramiro, Léo Natel, Madson e Bruno Méndez. Novos atletas trazidos pela diretoria poderão disputar a fase de quartas de final —caso a equipe garanta a classificação diante do Boca Juniors.

A lista de inscritos do Corinthians na Copa Libertadores:

1. Ivan
2. João Pedro
3. Robson Bambu
4. Gil
5. Maycon
6. Lucas Piton
7. Luan
8. Renato Augusto
9. Róger Guedes
10. Willian
11. Giuliano
12. Cássio
13. Belezi
14. Biro
15. Paulinho
16. Léo Mana
17. Jô
18. Júnior Moraes
19. Gustavo Mosquito
20. Matheus Araújo
22. Carlos Miguel
23. Fagner
24. Cantillo
25. Reginaldo
26. Fábio Santos
27. Bruno Melo
28. Adson
29. Roni
30. Robert Renan
31. Gustavo Mantuan
32. Matheus Donelli
33. João Victor
34. Raul Gustavo
35. Murillo
36. Breno
37. Du Queiroz
38. Pedro
39. Xavier
40. Guilherme
41. Felipe Augusto
42. Keven
43. Zé Vitor
44. Alan
45. Pedrinho
46. Alemão

Corinthians