Topo

Grêmio

Grêmio dá sinal de esperança com experientes e vitória após um mês

Jogadores do Grêmio comemoram após Diego Souza abrir o placa na vitória do Grêmio sobre o Novorizontino - RICHARD DUCKER/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Grêmio comemoram após Diego Souza abrir o placa na vitória do Grêmio sobre o Novorizontino Imagem: RICHARD DUCKER/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/06/2022 04h00

O ambiente do Grêmio mudou e a vitória diante do Novorizontino por 2 a 0 deu novo sinal de esperança na Série B do Brasileiro. Depois de um mês, o time voltou a ganhar e reagiu com grande participação dos jogadores experientes — já haviam sido escolhidos para ajudar contra o Vasco, em São Januário.

No Rio de Janeiro, na semana passada, a média de idade do time titular foi de 29,5 anos. No jogo da 11ª rodada da Série B, em Porto Alegre, o número ficou em 28,4.

A experiência apareceu em nomes como Geromel, Kannemann, Thiago Santos e Edilson. O quarteto conduziu a equipe em campo.

É bem verdade que o Grêmio fez um jogo seguro, do início ao fim. O adversário e a estratégia de pressionar alto ajudaram a construir o cenário em que a vitória ficou à espera de efetividade. Só apareceu aos 53 minutos do primeiro tempo, de pênalti.

No jogo, foram 17 chutes do Grêmio contra somente dois do Novorizontino. Seis conclusões gremistas foram no gol, mantendo a pontaria dentro da média do time no campeonato. Mas muito além das tentativas de marcar, houve segurança e imposição.

"A nossa equipe vem crescendo durante a competição e agora está criando um pouquinho mais de corpo. Isso é importantíssimo na Série B. A maioria das equipes da Série B tem jogadores experientes, vividos. A gente está crescendo agora e na hora que a gente entrar no pelotão da frente, não sair mais", disse Edilson, lateral direito gremista.

A atitude, elogiada depois do empate com o Vasco, voltou a aparecer em Porto Alegre. A vitória, ausente desde 30 de abril contra o CRB, também foi reconquistada e o fôlego na tabela de classificação chegou.

"Estávamos há cinco jogos sem vencer e agora temos cinco jogos de invencibilidade. Muda a linha de raciocínio e o viés. Foi um jogo do mesmo nível do jogo com o Vasco, pela segunda vez a gente competiu muito e sofreu muito pouco. Temos muitas coisas para ajustar, mas acho que fizemos um bom jogo", comentou o técnico Roger Machado.

Com 17 pontos, o Grêmio tem a chance de voltar ao G4 na próxima rodada, em confronto direto com o Sport. Para tanto, precisa torcer por um tropeço do clube pernambucano diante do Bahia, hoje (8), em Salvador.

Uma semana depois de entrar de cabeça na crise, o Grêmio respira. Dá um sinal de esperança, a ser confirmado nas próximas rodadas.

Grêmio