Topo

Série B - 2022

Grêmio encerra jejum de gols, vence Novorizontino e reage na Série B

Diego Souza celebra após abrir o placar para o Grêmio, na Arena, na vitória sobre o Novorizontino, pela Série B - Maxi Franzoi/AGIF
Diego Souza celebra após abrir o placar para o Grêmio, na Arena, na vitória sobre o Novorizontino, pela Série B Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/06/2022 23h29

A vitória, enfim, voltou. Hoje (7), o Grêmio fez 2 a 0 no Novorizontino, em Porto Alegre, e acabou com a sequência de cinco partidas sem vencer na Série B do Brasileiro. A atuação na Arena foi segura e com muito esforço. Suficiente para acabar com jejum de quase 400 minutos sem gol e dar fôlego na luta para voltar ao G4.

O placar e a atuação também dão pontos adicionais a Roger Machado, pressionado no cargo desde a derrota para o Cruzeiro, no início de maio.

Diego Souza, de pênalti, abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo. Janderson, aos 12 minutos da etapa final, marcou o segundo gol gremista. O time da casa ainda teve gol de Bitello anulado por impedimento.

Agora, o Grêmio soma 17 pontos e é quinto colocado - um ponto atrás do Sport, que fecha o G4 da Série B — o time pernambucano enfrenta o Bahia, terceiro colocado, amanhã (8), na Fonte Nova.

Na próxima rodada, o Grêmio visita justamente o Sport, e o Novorizontino recebe o Guarani. A partida gremista acontece na segunda-feira (13), enquanto o jogo no interior paulista é no domingo (12).

Quem foi bem: Thiago Santos

Volante fechou espaços, controlou a frente da área e ainda distribuiu bons passes. Saiu de campo aplaudido em cena inimaginável nos últimos meses, mas que resume a atuação.

Quem decepcionou: Gustavo Bochecha

Volante é um dos principais jogadores do Novorizontino na Série B, mas fez jornada apagada - consoante com todo time.

Troca antes de a bola rolar

No aquecimento, o goleiro Brenno sentiu dores na panturrilha e acabou vetado. Com isso, minutos antes de a bola rolar, o Grêmio comunicou a arbitragem de uma mudança na escalação. Gabriel Grando entrou no time, e Felipe Scheibig passou a ser o suplente.

Grêmio se esforça, mas...

Esforço não faltou, mas do primeiro ao penúltimo minuto da etapa inicial o Grêmio mostrou claramente os motivos para viver o momento de turbulência na temporada. O time teve mais a bola, ficou perto da área do adversário e teve grandes dificuldades para criar chances. Foram quatro oportunidades para abrir o placar, mas a atuação não foi de encher os olhos. Pelo contrário. Houve dificuldade para conectar passes à frente, encaixar cruzamentos.

Bitello faz e nem comemora

Aos 35, a jogada foi boa. O cruzamento da esquerda parou no peito de Diego Souza, que ajeitou de primeira para Bitello. Dentro da área, o camisa 39 chutou de primeira e acertou o canto esquerdo do gol. A grande finalização, porém, sequer foi comemorada. A arbitragem marcou impedimento, e o VAR confirmou.

Quase 400 minutos depois: gol!

A cobrança de pênalti de Diego Souza encerrou um jejum de 395 minutos do Grêmio. Depois de três partidas sem marcar, o time gaúcho voltou a balançar as redes na Série B. O time havia passado em branco contra Criciúma, Vila Nova e Vasco.

Novorizontino assusta pouco

O plano era óbvio, claro, e foi seguido até certo ponto. Recuado e preparado para contra-atacar, o time visitante assustou muito pouco. Mérito do Grêmio, que pressionou, mas também falha do Novorizontino. O grande momento da equipe foi após erro de Gabriel Grando, em recuo da lateral. Houve, ainda, cabeceio livre dentro da área. Sem força.

Segundo gol e tranquilidade

O intervalo devolveu um Novorizontino mais ofensivo e quem agradeceu foi o Grêmio. Atento, o time da casa ampliou o placar aos 12 minutos da etapa final. Thiago Santos achou Nicolas, o lateral deu passe por dentro e Gabriel Teixeira fez corta-luz. Janderson chutou de primeira e marcou 2 a 0.

Com o placar, o jogo foi ainda mais tranquilo. A ponto de Roger recuar as linhas e esperar o adversário. Deu espaço até para Diego Souza ser sacado e receber aplausos do público.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 2 x 0 NOVORIZONTINO
Competição:
Série B - 11 rodada
Data e hora: 7 de junho de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 12.357 pessoas (11.098 pagantes)
Renda: R$ 364.029,00
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Júnior (DF)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Janderson, Elias Manoel, Rodrigues e Lucas Silva (GRE); Rodolfo, Ligger, Léo Baiano e Gustavo Bochecha (NOV)
Gols: Diego Souza, aos 53 minutos do primeiro tempo (GRE); Janderson, aos 12 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Gabriel Grando; Rodrigues, Geromel e Kannemann; Edílson, Thiago Santos (Lucas Silva), Bitello (Sarará) e Nicolas; Janderson (Gabriel Silva), Gabriel Teixeira (Elias Manoel) e Diego Souza (Elkeson). Técnico: Roger Machado

NOVORIZONTINO: Giovanni; Felipe Rodrigues (Lepu), Rodolfo Filemon, Joilson e Ligger; Léo Baiano, Gustavo Bochecha, Ronaldo (Diego Quirino), Diego Torres (Rômulo) e Romário; Danielzinho (Ronald). Técnico: Allan Aal