Topo

Brasileirão - 2022

Ceará vence com dois de Mendoza, e América-MG perde chance de entrar no G4

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/06/2022 20h57

O Ceará contou com uma noite inspirada de Mendoza para vencer o América-MG por 2 a 0, hoje (8), na Arena Independência, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante colombiano marcou duas vezes e chegou à vice-artilharia do torneio nacional, com seis gols, dois a menos que Calleri, do São Paulo.

Com o resultado, o time de Dorival Júnior se afastou da zona de rebaixamento e chegou aos 13 pontos, dois a mais que o primeiro time do Z4. O Coelho, por sua vez, desperdiçou a chance de dormir no G4 e continua com 14 pontos.

Na próxima rodada, o América-MG visita o São Paulo, no Morumbi, e o Ceará encara o Goiás, em Goiânia. Os dois jogos serão disputados no domingo (12), às 16h.

Quem foi bem: Mendoza

O atacante do Ceará foi mais uma vez decisivo e manteve a fase artilheira com mais dois gols. Marcou oito vezes nas últimas sete partidas — nesse período, ele só passou em branco no empate sem gols com o Santos.

Quem foi mal: Aloísio

O Boi Bandido não conseguiu ser efetivo no ataque e pouco apareceu na partida. Acabou substituído por Wellington Paulista no intervalo. Atuação discreta.

Cronologia do jogo

América-MG e Ceará fizeram um primeiro tempo movimentado, mas com poucas chances de gol, no Independência. Apesar do equilíbrio, os visitantes conseguiram abrir o placar na etapa inicial em lance de contra-ataque. Aos 21 minutos, Mendoza aproveitou lançamento de Rodrigo Lindoso e deslocou Jailson para fazer 1 a 0.

Antes dos 10 minutos do segundo tempo, Mendoza fez mais um para assegurar a vitória do Ceará em Belo Horizonte.

O jogo do América-MG

O time de Mancini não conseguiu boa apresentação diante de seus torcedores. Pelo contrário. Pouco criou no ataque e sofreu para marcar Mendoza, autor dos dois gols.

O jogo do Ceará

O Ceará foi armado pelo técnico Dorival Júnior com a proposta de manter a posse de bola e apostar nos contra-ataques. A estratégia deu certo, e o Vozão conseguiu a importante vitória fora de casa.

'Speed' Mendoza ao seu estilo

O primeiro gol do Ceará teve assinatura do colombiano, que usou a velocidade, sua principal característica, para levar a vantagem e ficar cara a cara com Jailson. Marcou mais uma vez na etapa final e chegou ao 15º gol dele na temporada. Mendoza é o artilheiro do Vozão no ano.

Árbitro mantém decisão após ser chamado pelo VAR

Douglas Marques das Flores foi chamado ao vídeo para analisar uma possível falta de Mendoza em Patric no lance do gol. Apesar da recomendação, o árbitro manteve o que marcou em campo e validou o gol.

Confusão após o fim do primeiro tempo

Jogadores de América-MG e Ceará se desentenderam e bateram boca na saída para os vestiários após o fim da etapa inicial. Apesar da confusão, ninguém foi advertido pela arbitragem.

Fim da invencibilidade do América em casa no Brasileirão

O Coelho não perdia no Independência pelo Brasileirão há nove meses. A última derrota em casa na competição nacional havia sido em 23 de agosto do ano passado, por 2 a 0, para o Red Bull Bragantino.

Que isso, Patric?

Logo no começo do segundo tempo, o lateral direito do América-MG protagonizou um lance curioso. Após cruzamento na área, colocou muita força ao recuar para Jailson e foi salvo pelo goleiro, que conseguiu afastar à queima-roupa.

Wellington Paulista morde Messias (literalmente)

E as bizarrices não pararam por aí. O atacante do América-MG mordeu o zagueiro do Ceará praticamente ao lado do árbitro, que não percebeu. O VAR não pediu a revisão do lance.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 0 x 2 CEARÁ
Competição:
Campeonato Brasileiro, 10ª rodada
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 8 de junho de 2022, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro (ambos de SP)
VAR: Ciro Chaban Junqueira (DF)
Cartões amarelos: Felipe Azevedo, Juninho, Henrique Almeida (AME); Nino Paraíba, Rodrigo Lindoso (CEA)
Gols: Mendoza (CEA), aos 21/1ºT e aos 9/2ºT (0-1 e 0-2)

AMÉRICA-MG: Jailson, Patric (Raúl Cáceres), Éder e Conti, Marlon; Lucas Kal (Rodriguinho), Juninho e Alê (Henrique Almeida); Felipe Azevedo (Gustavinho), Everaldo e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba (Iury Castilho), Messias, Lacerda e Victor Luis; Richard Coelho (Geovane), Richardson e Rodrigo Lindoso (Fernando Sobral); Mendoza, Vina (Michel Macedo) e Matheus Peixoto (Cléber). Técnico: Dorival Júnior