Topo

O que é a Finalíssima, jogo entre Itália e Argentina em Wembley

Troféu da Finalíssima; Itália e Argentina disputam a taça no estádio de Wembley - Divulgação/Uefa
Troféu da Finalíssima; Itália e Argentina disputam a taça no estádio de Wembley Imagem: Divulgação/Uefa

Do UOL, em São Paulo

01/06/2022 04h00

Itália e Argentina se enfrentam hoje, às 15h45 (de Brasília), no estádio de Wembley, na Inglaterra, pela Finalíssima. Mas, afinal, o que é este torneio?

A Finalíssima é fruto de uma parceria entre Uefa e Conmebol e coloca frente a frente a atual campeã da Eurocopa, a seleção italiana, e a atual campeã da Copa América, a seleção argentina.

O torneio, entretanto, não é novidade. Ele já foi disputado outras duas vezes, mas tinha outro nome: Copa dos Campeões, também chamada de Troféu Artemio Franchi, em homenagem ao ex-presidente da Uefa que morreu em 1983 em um acidente de carro.

Em 1985, a França venceu o Uruguai por 2 a 0, em Paris. Já em 1993, a Argentina, de Diego Maradona, bateu a Dinamarca nos pênaltis após empate em Mar del Plata.

Além da decisão de hoje, a Finalíssima também terá mais duas edições confirmadas: após a Eurocopa e a Copa América de 2024 e de 2028.

O técnico da Itália, Roberto Mancini, convocou 30 jogadores, entre eles dois brasileiros naturalizados: o lateral esquerdo Emerson Palmieri e o meia Jorginho. Destaque também para o atacante Willy Gnonto, de apenas 18 anos, que recebeu sua primeira convocação e joga no Zurich, da Suíça. Vale lembrar que a tetracampeã mundial não se classificou para a Copa do Mundo do Qatar

Do lado argentino, Lionel Messi está entre os convocados por Lionel Scaloni e deve formar trio de ataque titular com Lautaro Martínez e Di María. A bicampeã mundial está no grupo C da Copa, ao lado de Arábia Saudita, México e Polônia.