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Perto da Copa, público da internet retoma interesse por futebol no Brasil

Torcida da seleção brasileira durante jogo contra o Paraguai no Mineirão, em fevereiro - Lucas Figueiredo/CBF
Torcida da seleção brasileira durante jogo contra o Paraguai no Mineirão, em fevereiro Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

26/05/2022 12h00

Classificação e Jogos

Um estudo desenvolvido pela Kantar IBOPE Media que será divulgado na íntegra em breve mostra que 68% dos internautas brasileiros com 18 anos ou mais se consideram fãs de futebol, soube o UOL Esporte. Trata-se do segundo maior índice registrado numa série histórica de pesquisas sobre o tema.

Desde 2013, o único momento em que esse interesse por futebol no Brasil foi maior do que na atual pesquisa foi em junho de 2018, às vésperas da Copa do Mundo da Rússia. Os atuais 68% correspondem ao ano de 2021, já perto do Mundial do Qatar e como uma demonstração da importância do evento no imaginário do brasileiro.

A seleção brasileira está no Grupo G da Copa do Qatar e enfrentará Sérvia (24/11), Suíça (28/11) e Camarões (2/12) na primeira fase. Antes disso, tem quatro amistosos pela frente como preparação. O primeiro deles é na próxima quinta-feira (2), diante da Coreia do Sul, em Seul. Os jogadores já começaram a se apresentar para esta partida.

O estudo "Marcas em campo! O futebol e a mídia dentro e fora das 4 linhas" divide as pessoas que usam internet no Brasil em pessoas muito interessadas, interessadas, um pouco interessadas ou com nenhum interesse por futebol. Os 68% fãs de futebol constam da junção de internautas muito interessados e interessados, os níveis mais altos do índice. A média desde 2013 é de 63%.

O grupo "interessados em futebol", que junta também os 16% um pouco interessados tem 84% de predominância no país, enquanto o restante alega não ter nenhum interesse pela modalidade.

O estudo do Ibope foi elaborado com informações do Sponsorlink e apesar de mostrar curiosidades sobre o perfil do brasileiro em relação à importância do futebol no país, tem o objetivo final de conversar com empresas sobre a relevância da modalidade, as preferências de torcedores e as oportunidades de investimento em publicidade. Um exemplo é o dado de que 54% do público diz usar a internet com frequência para planejar compras, enquanto a a média nacional é mais baixa, de 45%.

Futebol feminino aparece no estudo

Corinthians - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Corinthians é o atual campeão brasileiro feminino
Imagem: Reprodução/Twitter

Em 2021, 34% das pessoas que declararam ter algum interesse por futebol disseram que acompanham o futebol feminino. O índice que representa mais de um terço do total é uma indicação de relevância da modalidade e servirá de base comparativa para estudos no futuro, pois só agora passa a fazer parte do levantamento.

O público feminino em si também ocupa um espaço importante entre os fãs de futebol: 40% do total de pessoas conectadas à internet e que têm interesse pelo esporte. Ou seja, segundo o levantamento, a publicidade no futebol para mulheres é um nicho ainda pouco explorado. Ainda mais quando outros dados são citados, como o fato de que 44% das pessoas que se declaram fãs da Liga dos Campeões da Europa serem mulheres.

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