Topo

Palmeiras

Sem Gómez, Palmeiras deve ter dupla invicta e de trajetórias quase inversas

Kuscevic e Murilo formam dupla de zaga durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol  - Cesar Greco
Kuscevic e Murilo formam dupla de zaga durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

21/05/2022 04h00Atualizada em 21/05/2022 09h29

Enfim, o capitão Gustavo Gómez vai descansar. O terceiro cartão amarelo, recebido contra o Red Bull Bragantino o forçou a sair do time titular do Palmeiras depois de 16 jogos seguidos. E com Luan ainda se recuperando de grave contusão muscular na coxa esquerda, a tendência é que Murilo e Kuscevic formem a dupla de zaga para o jogo contra o Juventude, hoje (21), às 19h, em Caxias do Sul (RS). Raphael Veiga, com virose, também desfalcará o Palmeiras.

Os dois zagueiros atuaram juntos apenas duas vezes e nunca foram derrotados. Venceram a Ferroviária por 2 a 0, com um gol de Murilo, pelo Campeonato Paulista, em 16 de fevereiro, no primeiro jogo após o vice do Mundial de Clubes. E empataram a ida da Recopa com o Athletico-PR, em Curitiba: 2 a 2, uma semana depois.

Curiosamente, as trajetórias individuais dos dois defensores no Palmeiras são invertidas em alguns aspectos.

Chileno foi 1° reforço de Abel; Murilo, praticamente o último

Kuscevic, que vinha sendo estudado pela diretoria desde a época de Vanderlei Luxemburgo, foi o primeiro reforço da era Abel Ferreira. Foi inclusive anunciado em 4 de novembro de 2020, um dia antes da estreia do técnico contra o Bragantino, pelas oitavas da Copa do Brasil.

Já Murilo é o jogador desse elenco com menos tempo de Palmeiras, excetuando-se o uruguaio Miguel Merentiel, anunciado nesta semana e que só deve começar a trabalhar de fato em junho.

No campo, porém, quem ganhou destaque e mais confiança do técnico primeiro, mesmo com um ano e três meses menos de clube que Kuscevic, foi Murilo. Com dias de Palmeiras, ele já havia se tornado o substituto natural de Gómez e Luan.

Kuscevic, por outro lado, parece estar apenas agora desabrochando e se tornando uma opção mais consistente para Abel Ferreira.

No termômetro das redes sociais e das cadeiras do Allianz Parque, é apenas agora também que o chileno está sendo encarado com mais confiança pela torcida. Já há quem sonhe o Palmeiras com uma dupla de zaga falando espanhol, quando Gómez voltar a jogar.

Com quatro pontos a menos que o líder Corinthians, que soma 13, o Palmeiras vai a Caxias do Sul em busca da vitória para colar no G4. Entre outras razões, para recuperar os três pontos perdidos contra o Ceará em casa, na estreia no Brasileiro.

FICHA TÉCNICA:

JUVENTUDE x PALMEIRAS
Motivo:
Campeonato Brasileiro, 7ª rodada
Data e hora: 21 de maio de 2022 (sábado), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Márcia Bezerra Lopes (RO)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Jean, Yuri e Óscar Ruiz; Guilherme Parede e Isidro Pitta. Técnico: Eduardo Baptista

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo e Jorge; Danilo, Zé Rafael e Scarpa; Dudu, Rony e Gabriel Veron. Técnico: Abel Ferreira

Palmeiras