PUBLICIDADE
Topo

Libertadores - 2022

Hulk brilha de novo, e Atlético-MG garante vaga nas oitavas da Libertadores

Hulk comemora segundo gol do Atlético-MG sobre o Ind. del Valle pela Copa Libertadores - FERNANDO MICHEL/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Hulk comemora segundo gol do Atlético-MG sobre o Ind. del Valle pela Copa Libertadores Imagem: FERNANDO MICHEL/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Lohanna Lima

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte, MG

19/05/2022 20h57

Classificação e Jogos

A noite foi fria em Belo Horizonte, mas o atacante Hulk tratou de aquecer os corações dos atleticanos na noite desta quinta-feira (19), no Mineirão. Com dois gols do artilheiro, o Atlético-MG venceu o Independiente del Valle por 3 a 1, pela quinta rodada do Grupo D da Copa Libertadores. Com o resultado, o Galo confirmou presença nas oitavas de final do torneio mais uma vez.

O Galo lidera o grupo, com 11 pontos, e o Del Valle é o terceiro colocado, com cinco. Na próxima quarta-feira (25), o time alvinegro recebe o Tolima, que soma oito pontos, e ocupa a segunda posição. Ainda com chances de classificação, os equatorianos enfrentam o América-MG, já eliminado, em casa. As duas partidas serão às 21h (de Brasília).

Antes, entretanto, o Atlético tem compromisso pela Copa do Brasil. O time enfrenta o Brasiliense, domingo (22), em Cariacica, no Espírito Santo, pelo jogo da volta da terceira fase da competição. O Galo venceu a primeira partida por 3 a 0, no Mineirão.

Primeiro tempo

O Atlético iniciou as ações e não esperou nem 10 minutos para abrir o placar. Aos 8, Hulk recebeu um belo passe rasteiro de Allan, entre os zagueiros e bateu no canto esquerdo do goleiro Ramirez. Aos 15, Bauman bateu cruzado após passe de Sornoza e mandou na trave de Rafael.

O Del Valle melhorou na partida, mas as chances voltaram a surgir para o Galo. Ademir bateu por cima da trave aos 27, depois de bom passe de Hulk. Dois minutos depois, a jogada entre Hulk, Ademir e Nacho quase rendeu em gol para o argentino. OS equatorianos ainda responderam com com Bauman na jogada de Sornoza aos 31, que desviou em Alonso.


Segundo tempo

O Atlético voltou tentando manter o mesmo ritmo e aumentou a vantagem novamente com Hulk aos 11 minutos. O atacante recebeu lançamento de Nathan da dfesa e bateu por cima do goleiro, fazendo um golaço no Mineirão.

O jogo seguiu bem jogado, até que aos 29 minutos o Galo teve mais uma chance clara: Arana cruzou para Guga, que de frente para o gol, mandou para fora. No entanto, o Del Valle mostrou que queria jogo. Aos 36, os equatorianos diminuíram com Vargas, que bateu no canto direito do gol de Rafael.

No entanto, a reação não foi suficiente para empatar o jogo. Isso porque aos 50, o atacante Savinho marcou um verdadeiro golaço no ângulo aumentando a vantagem.

Baixa de última hora

O Atlético perdeu o meia argentino Zaracho de última hora. O jogador havia sentido dores no treina da última quarta-feira (18) e uma lesão na coxa foi diagnosticada pelo departamento médico do clube, que só informou sobre a situação do atleta após a divulgação da escalação. O atacante Eduardo Sasha foi o escolhido para ocupar a vaga do jogador, com Turco Mohamed armando o time com três atacantes. Além de Zaracho, o treinador também não pôde contar com Eduardo Vargas e Everson.

Galo invencível

Com a vitória diante do Independiente, o Atlético-MG chegou a 18 jogos seguidos sem perder na Libertadores. Vale lembrar que a equipe foi eliminada do torneio no ano passado, pelo Palmeiras, após dois empates. Na ocasião, o time comandado por Cuca deixou o torneio sem nenhum revés.

Estreia na Libertadores

No Atlético desde a temporada de 2020, o goleiro Rafael fez seu primeiro jogo de Libertadores pelo clube nesta noite. Coube ao jogador substituir o titular Everson, que foi baixa para a partida devido ao diagnóstico positivo da Covid-19. Ao todo, Rafael soma 29 jogos pelo Galo e sua última partida havia sido em março deste ano, em jogo válido pela fase classificatória do Campeonato Mineiro.

Hulk em busca de nova marca

Ao marcar os dois gols da partida, Hulk foi peça importante da vitória alvinegra, mas também aumentou sua marca pessoal. O jogador ultrapassou Cazares e o atacante Guilherme, que defendeu o clube no fim dos anos 90 e no início dos anos 2000. Agora, com 10 gols, ele está a um de alcançar o atacante Jô como maior artilheiro do Atlético na Libertadores, que marcou 11 vezes.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-MG 3 x 1 INDEPENDIENTE DEL VALLE
Data: 19 de maio de 2022, quinta-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Copa Libertadores (5ª rodada da fase de grupos)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Pablo Llarena (URU) e Santiago Fernandez (URU)
VAR: não tem
Cartões amarelos: Nathan Silva e Eduardo Sasha (Atlético-MG); Segovia (Del Valle)
Gols: Hulk, aos 8 minutos do primeiro tempo e aos 11 minutos do segundo tempo; Savinho, aos 50 minutos do segundo tempo (Atlético-MG); Vargas, aos 36 minutos do segundo tempo (Independiente del Valle)

ATLÉTICO-MG: Rafael; Guga (Rever), Nathan Silva, Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Otávio) e Nacho (Calebe); Ademir (Savinho), Sasha (Mariano) e Hulk. Técnico: Turco Mohamed

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Ramirez; Vargas, Ordoñez, Schunke, Segovia e Chávez (Beder Caicedo); Pellerano (Ayovi), Billy Arce (Marco Angulo), Gaibor (Ortiz) e Soronoza; Bauman (Cristopher Angulo). Técnico: Miguel Bravo