Topo

Inglês - 2021/2022

Ederson ou Alisson? Levantamento diz qual deles mais sai jogando com os pés

Ederson e Alisson, ambos da seleção brasileira, estão entre os goleiros mais participativos no jogo com os pés - Visionhaus/Getty Images
Ederson e Alisson, ambos da seleção brasileira, estão entre os goleiros mais participativos no jogo com os pés Imagem: Visionhaus/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/05/2022 13h17

Alisson e Ederson estão entre os goleiros que mais se destacam com a bola nos pés no futebol mundial, mas qual deles mais participa da saída de bola? Um levantamento divulgado hoje (16) pode dar esta resposta.

Segundo o Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), Ederson dá menos lançamentos e chutões do que Alisson e também é menos participativo no jogo do Manchester City em comparação ao compatriota do Liverpool. O levantamento considera a atual temporada europeia, de 2021-22, na qual Ederson foi o sexto goleiro que menos deu passes longos em proporção aos passes curtos: 14,1% das vezes em que pegou na bola, ou cerca de um a cada sete passes, contra 16,6% de Alisson (um a cada seis).

Quanto à participação, o estudo aponta que Alisson distribui em média 32,9 passes por jogo do Liverpool, sendo 5,5 passes longos (daí os 16,6% do parágrafo acima). Foi em um destes lançamentos que o goleiro deu uma assistência neste Campeonato Inglês (na vitória sobre o Norwich, em fevereiro). Ederson, por sua vez, tem média de 25,9 passes por jogo, sendo 3,6 longos (14,1%).

Os goleiros que menos dão passes longos na Europa são os dois do PSG: Keylor Navas, 8,2%, e Donnarumma, 8,4%, ambos em torno de um a cada 12 toques. O estudo reúne goleiros do mundo inteiro que tiveram ao menos 1 mil minutos em campo em suas ligas nacionais, por isso não considera o Campeonato Brasileiro. É claro que estes números não são estritamente pessoais, e sim coletivos: sair jogando com passes curtos ou longos reflete a ideia de jogo dos times de cada goleiro.

Além de disputarem posição na seleção brasileira, Alisson e Ederson também disputam o título do Campeonato Inglês desta temporada. O Manchester City está com uma mão na taça e depende apenas de si para ser campeão em casa, contra o Aston Villa, no domingo (22). Já o Liverpool visita o Southampton amanhã (17) para tentar manter suas esperanças vivas para a última rodada, na qual recebe o Wolverhampton.