Topo

Inglês - 2021/2022

Inglês: Chelsea bate Leeds em jogo com lesão feia e preocupação para Tite

Resultado deixou londrinos com 70 pontos na tabela; amanhã, time pode selar vaga na Champions antecipadamente - Craig Brough/Reuters
Resultado deixou londrinos com 70 pontos na tabela; amanhã, time pode selar vaga na Champions antecipadamente Imagem: Craig Brough/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/05/2022 17h26

O Chelsea não mostrou incômodo ao atuar fora de casa na tarde de hoje e, com tranquilidade, venceu o Leeds United por 3 a 0 em jogo válido pelo Campeonato Inglês.

Apesar do placar elástico, a partida ficou marcada por duas lesões: uma sofrida por Kovacic, do time londrino, após um pisão de Daniel James, e outra do convocado Raphinha, da equipe mandante, que sentiu a coxa e virou preocupação para o técnico Tite em meio aos jogos da seleção brasileira.

Com o resultado, a equipe de Thomas Tuchel chegou aos 70 pontos e pode, amanhã, selar a classificação antecipada para a próxima Champions League caso o Tottenham não vença o Arsenal.

O Leeds, por outro lado, perdeu a chance de escapar da zona do rebaixamento e estacionou nos 34 pontos. O clube está na 18ª posição da tabela.

Início avassalador

O Chelsea começou a partida em ritmo forte e empurrou o adversário para a defesa. Deu resultado: logo aos três minutos, o time abriu o placar.

Em jogada construída do campo de defesa, os londrinos rodaram a bola e Reece James recebeu já na ponta direita. O lateral ameaçou bater, cortou para o meio e deu um passe para Mason Mount, que caprichou na batida e estudou as redes de Meslier: 1 a 0.

A pressão continuou e, pouco tempo depois, Mount teve chance de ampliar o marcador, mas foi bloqueado pela defesa — o mesmo aconteceu com Lukaku. Pulisic também tentou, mas não conseguiu superar o goleiro do Leeds.

Jogadores do Chelsea comemoram gol marcado contra o Leeds United - Craig Brough/Reuters - Craig Brough/Reuters
Jogadores do Chelsea comemoram gol marcado contra o Leeds United
Imagem: Craig Brough/Reuters

Imagens fortes

Em meio às tentativas de neutralizar a partida, os mandantes até conseguiram assustar Mendy com Lewis Bate após cobrança de escanteio, mas todo o esforço cessou pouco depois.

Aos 23 minutos, em jogada ainda na região do meio de campo, Mount acionou Kovacic, que girou o corpo ao dominar a bola para inverter o lance.

O meia-atacante Daniel James, do Leeds, tentou desarmar o atleta do Chelsea e acabou pisando no tornozelo do adversário. Imediatamente, a arbitragem paralisou a partida e aplicou cartão vermelho direto ao inglês de 24 anos.

Kovacic até tentou voltar para o gramado após atendimento médico, mas não conseguiu suportar as dores e foi substituído por Loftus-Cheek.

Daniel James, do Leeds, deu um pisão no tornozelo de Kovacic, do Chelsea - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Daniel James, do Leeds, deu um pisão no tornozelo de Kovacic, do Chelsea
Imagem: Lee Smith/Reuters

Gol anulado antes do intervalo

Aos 30 minutos, o Chelsea até balançou as redes novamente, mas não chegou ao seu 2° gol: Mount deu um lindo lançamento para Lukaku que, já dentro da área, ganhou na força do zagueiro e ficou cara a cara com Meslier.

Ao observar o goleiro sair do gol, o belga finalizou por cobertura e saiu para comemorar, mas o VAR anulou a jogada por impedimento do centroavante.

Agora, sim!

O Chelsea voltou para a 2ª etapa no mesmo ritmo que iniciou a partida — e também foi premiado.

Aos nove minutos, Reece recebeu pela direita e, sem condições de ir à linha de fundo, tocou de lado para Jorginho. O meio-campista acionou Mount, que fez um pivô e rolou para Pulisic. O atacante, com categoria, limpou o marcador e não deu chances para o goleiro: 2 a 0.

Pulisic, aliás, quase fez o terceiro cinco minutos depois após um erro de Rodrigo, que perdeu a bola no campo de defesa do Leeds. A bola, no entanto, passou ao lado da meta de Meslier.

Pulisic celebra gol marcado pelo Chelsea na partida contra o Leeds, válida pelo Campeonato Inglês - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Pulisic celebra gol marcado pelo Chelsea na partida contra o Leeds, válida pelo Campeonato Inglês
Imagem: Lee Smith/Reuters

Preocupação para Tite

Aos 30 minutos, já com a partida em ritmo lento após a vantagem consolidada do Chelsea, o meia-atacante Raphinha, do Leeds, sentiu o posterior da coxa ao se movimentar sozinho pela região do meio de campo.

O brasileiro, convocado hoje por Tite para os próximos jogos da seleção, tentou se manter no gramado, mas foi forçado minutos depois a sair por causa das dores: Gelhardt substituiu o jogador.

Convocado hoje por Tite, Raphinha sentiu a coxa durante Leeds x Chelsea e precisou deixar a partida - Craig Brough / Reuters - Craig Brough / Reuters
Convocado hoje por Tite, Raphinha sentiu a coxa durante Leeds x Chelsea e precisou deixar a partida
Imagem: Craig Brough / Reuters

Teve tempo de mais um

Depois de ter um belo gol anulado ainda no 1° tempo, Lukaku conseguiu, já nos minutos finais, deixar o dele.

Após novo erro de saída de bola do Leeds, Ziyech recebeu em disparada e tocou para o belga dentro da área.

Com calma, ele conseguiu limpar o goleiro e outros três marcadores ao buscar o melhor ângulo e, com a forte perna esquerda, fez o seu 8° gol no campeonato: 3 a 0.