Topo

OPINIÃO

Lavieri: Palmeiras passou o trator. É absurdo o que faz na Libertadores

Do UOL, em São Paulo

04/05/2022 01h05

O Palmeiras está sobrando na Libertadores. Atual bicampeão do torneio, o Verdão enfileirou outra goleada ao fazer 5 a 0 sobre o Independiente Petrolero nesta terça-feira (3), na Bolívia. Com 100% de aproveitamento, a equipe assegurou o primeiro lugar de sua chave e a classificação antecipada para as oitavas de final. Os números impressionam e impõem respeito, mesmo com os questionamentos sobre a fragilidade dos adversários.

Na Live do Palmeiras, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Verdão, os jornalistas Alicia Klein e Danilo Lavieri exaltaram a campanha praticamente perfeita do time alviverde na Libertadores. Eles destacaram que a equipe não sentiu os efeitos da altitude da cidade de Sucre, localizada a cerca de 2.800 metros acima do nível do mar.

"O Palmeiras passou o trator sobre o Independiente Petrolero. Além do 5 a 0 e da vaga, foi um belo show de Raphael Veiga. Não teve muita graça. Foi bem tranquilo, sem precisar ficar nervoso. Foi muito fácil e, em ritmo de trino, o Palmeiras goleou", comentou Lavieri.

Klein citou alguns números para mostrar como o Palmeiras cumpre uma campanha histórica no torneio sul-americano. "O Palmeiras tem 20 gols na fase de grupos, com saldo de 18. É uma campanha impressionante. Digam o que quiserem sobre a qualidade dos adversários, mas não há ninguém com 20 gols na Libertadores. Os números do Abel são muito impressionantes. Os dois maiores artilheiros do Palmeiras na história da Libertadores estavam juntos hoje [ontem] em campo. O Palmeiras está passando o rodo na Libertadores", disse.

Para quem usa a fragilidade dos rivais como argumento para tentar diminuir o feito do Palmeiras, Lavieri diz que outros favoritos estão devendo quando enfrentam rivais de menor qualidade. "É realmente um absurdo o que o Palmeiras está fazendo nessa Libertadores. De fato, o time pegou alguns adversários mais fáceis, mas cansamos de ver equipes muito mais fortes sofrendo contra rivais mais fracos. O Palmeiras está passando por cima dos adversários mais frágeis, coisa que outros times fortes não estão conseguindo fazer o mesmo", avaliou o colunista do UOL.

Klein também usou números para desmentir a imagem de Abel Ferreira ser um técnico retranqueiro. "Os números respaldam a máxima da torcida de que o Abel não erra. Ele tem, na Libertadores, 24 jogos, 18 vitórias, quatro empates e duas derrotas. São 65 gols marcados e 16 sofridos. Muita gente demorou para se render ao fato de que o Palmeiras nunca foi um time retranqueiro. O Palmeiras já goleava na Libertadores do ano passado. Esses números são muito impressionantes. Às vezes, acho que não temos a total dimensão do que é este Palmeiras por estarmos neste turbilhão de calendário. O Palmeiras não é bicampeão da Libertadores à toa", finalizou a colunista do UOL.

Não perca! A próxima edição da Live do Palmeiras será no domingo (8), logo após a partida contra o Fluminense pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Palmeiras no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.