Topo

Maio é mês de maratona para seis times da Série A. Quem tem a pior tabela?

O Flamengo é um dos times com nove jogos marcados para maio - CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O Flamengo é um dos times com nove jogos marcados para maio Imagem: CARLOS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/05/2022 04h00

Maio será complicado no calendário de seis times da Série A do Brasileirão. Corinthians, Flamengo, São Paulo, Santos, Fluminense e Fortaleza se dividem entre três competições e disputarão nove jogos cada no quinto mês do ano. O Palmeiras também disputa os três torneios, mas fará oito partidas em maio.

Além da rotina desgastante de partidas, as viagens também atrapalham bastante. Para estabelecer o deslocamento aproximado, foi considerada distância entre cidades 'em linha reta'.

Considerando apenas a distância até a cidade do jogo, o Fortaleza é quem sofrerá mais. Com cinco partidas como visitante, irá percorrer aproximadamente 14.614 quilômetros.

Mas isso não quer dizer que será mais fácil para os outros. Confira as tabelas e os deslocamentos previstos para a 'maratona de maio' destas equipes do Brasileirão.

Corinthians

O Corinthians já disputou um dos jogos do mês. No último domingo (1º), bateu o Fortaleza, em casa. Agora terá duas partidas fora em sequência: Deportivo Cali (Libertadores) e Red Bull Bragantino (Brasileirão). A sequência aponta jogos contra Portuguesa-RJ (Copa do Brasil), como local, Inter (Brasileiro) e Boca Juniors (Libertadores), como visitante, e São Paulo (Brasileiro), Always Ready (Libertadores) e América-MG (Brasileiro), todas em casa.

O Alvinegro paulista ainda tem previsto aproximadamente 7.011 quilômetros em viagens para jogos fora de casa. São 4.413 até Cali, na Colômbia, 70 km até Bragança Paulista (SP), 852 km até Porto Alegre e 1.676 km até Buenos Aires (ARG).

Flamengo

O Flamengo venceu o Altos-PI, pela Copa do Brasil, no domingo. Ainda no mês de maio terá pela frente os jogos contra Talleres (Libertadores) fora de casa, Botafogo (Brasileiro) e Altos-PI (Copa do Brasil), em casa, Ceará (Brasileiro), como visitante, Universidad Católica e Sporting Cristal (ambos pela Libertadores), e Ceará (Brasileiro), como local, e Fluminense (Brasileiro), fora.

São cinco partidas como visitante totalizando perto de 6.435 quilômetros em deslocamentos. Os 1.990 quilômetros até Teresina já foram percorridos. Restam 2.245 até Córdoba, na Argentina e os 2.200 até Fortaleza. O jogo contra o Fluminense não requer viagem.

Fluminense

O Fluminense começou o mês de maio perdendo para o Coritiba, fora de casa. Agora, recebe o Junior de Barranquilla (Sul-Americana), visita o Palmeiras (Brasileiro), e o Vila Nova (Copa do Brasil), joga em casa contra o Athletico Paranaense (Brasileiro), sai para jogos fora contra Unión Santa Fé e Oriente Petrolero (Sul-Americana) e Fortaleza (Brasileiro), e fecha o mês no Fla-Flu, em casa.

São seis jogos fora de casa em maio. Os deslocamentos são: 648 km até Curitiba, 330 km até São Paulo, 922 km para Goiânia, 1.902 km até Santa Fé, na Argentina, 2.200 km até Fortaleza e 2.124 km até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, totalizando 8.126 km.

Fortaleza

O Fortaleza começou seus jogos de maio perdendo para o Corinthians, na Neo Química Arena. Ainda terá pela frente mais oito jogos no mês, sendo o próximo contra o River Plate (Libertadores), em casa. Em seguida, pega o São Paulo (Brasileiro), também em casa. Sai para dois jogos fora de casa, contra Vitória (Copa do Brasil), Botafogo (Brasileirão) e Allianza Lima (Libertadores). Em casa, encara o Fluminense (Brasileiro), depois, fora de casa, pega o Colo-Colo (Libertadores), e fecha o desgastante mês contra o Juventude (Brasileiro), como mandante.

A equipe de Juan Pablo Vojvoda é quem tem os deslocamentos mais longos. Já fez 2.371 quilômetros até São Paulo e ainda terá pela frente 1.025 até Salvador, 2.200 até o Rio de Janeiro, 4.332 até Lima, no Peru, e 4.686 para jogar em Santiago, no Chile. Em cinco jogos fora de casa, tem um total de 14.614 km em viagens.

Santos

Ontem (2), o Santos perdeu por 2 a 1 para o São Paulo, na capital paulista. Agora parte para pegar o Universidad Católica, no Equador, (Sul-Americana), em seguida tem os jogos contra Cuiabá (Brasileiro) e Coritiba, (Copa do Brasil), em casa, sai para encarar o Goiás (Brasileiro). Depois recebe Unión La Calera e Banfield (Sul-Americana) e Ceará e Palmeiras (Brasileiro).

Assim, o Peixe conta com três jogos fora de casa na 'maratona de maio'. São 52 quilômetros, aproximadamente, até São Paulo, 4.356 km até Quito, e 814 até Goiânia. A soma das viagens dá 5.222 km.

São Paulo

O São Paulo jogou ontem e bateu o Santos por 2 a 1, no Morumbi. O calendário de maio ainda tem jogos contra Everton-CHI (Sul-Americana) e Fortaleza (Brasileiro), fora de casa, Juventude (Copa do Brasil), Cuiabá (Brasileiro), e Jorge Willstermann (Sul-Americana), como local, Corinthians (Brasileiro), como visitante, e Ayacucho-PER (Sul-Americana) e Ceará (Brasileiro), em casa.

São só três jogos fora de casa, sendo um deles contra o Corinthians, que não obriga mudança de cidade. O deslocamento mais longo é para Viña del Mar, no Chile, cuja distância é 2.642 quilômetros. Até Fortaleza são 2.371 km, totalizando 5.013 km.

* Levantamento do UOL considerou apenas clubes com nove jogos em maio, visto que América-MG, Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico-PR, Ceará, Cuiabá, Internacional, Palmeiras e Red Bull Bragantino farão oito partidas neste mês.