Topo

Libertadores - 2022

Vaias da torcida não afetam confiança que Godín tem dentro do Atlético-MG

Godín disputou apenas oito jogos pelo Atlético-MG e é bastante contestado por parte da torcida - Pedro Souza/Atlético-MG
Godín disputou apenas oito jogos pelo Atlético-MG e é bastante contestado por parte da torcida Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

26/04/2022 04h00

Titular do Atlético-MG nos dois primeiros jogos da Copa Libertadores, o zagueiro Godín possivelmente não estará na formação inicial diante do Independiente del Valle, nesta terça-feira, às 21h30, em Quito. Mas provável a saída do uruguaio da equipe não tem a ver com a bronca de parte da torcida, mas sim pela rotação no elenco promovida pelo técnico Turco Mohamed.

Como Godín foi titular diante do Coritiba, na rodada passada do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira a defesa deverá ser formada por Junior Alonso e Nathan Silva. O uruguaio não disputou nem dez partidas pelo clube alvinegro, foram somente oito jogos, mas para alguns torcedores já é o suficiente para uma análise final. Tanto que Godín foi vaiado antes mesmo do jogo com o Coritiba, no Independência.

Durante a divulgação da escalação do Atlético, parte dos torcedores presentes vaiou quando os alto-falantes anunciaram que o 14 seria titular. Mas se alguns atleticanos estão insatisfeitos com as atuações de Godín, a comissão técnica tem outra visão do jogador.

Por isso que Godín seguirá jogando quando o treinador julgar necessário. Para Turco Mohamed, a importância de Godín vai além do que ele apresenta dentro de campo. Outros fatores também são levados em conta neste momento, como o comportamento no dia a dia. O empenho durante os treinos, a liderança dentro do grupo e o espírito coletivo de um atleta que já disputou três Copas do Mundo e sonha em jogar a quarta, no final do ano, fazem com que Godín siga bastante prestigiado dentro da Cidade do Galo.

Outro fator colocado na balança a favor do zagueiro de 36 anos é o período de adaptação ao futebol brasileiro. Godín chegou ao Atlético em janeiro, mas por causa de convocações e pela quantidade de defensores no elenco, disputou apenas oito partidas. Um número muito baixo no entendimento da comissão técnica, que pretender dar mais minutos para que o uruguaio justifique a aposta feita pelo clube.

Godín foi a principal contratação do Atlético para a temporada 2022. Com a venda de Junior Alonso ao Krasnodar, da Rússia, o Galo apostou num zagueiro experiente para substituir um dos capitães do time nas conquistas do Brasileirão e da Copa do Brasil do ano passado. Depois da estreia com gol, diante do Patrocinense, Godín passou a ser criticado pela torcida. Algo que cresceu após o retorno de Alonso, que foi emprestado ao Atlético até o fim do ano, por causa da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Mas enquanto a torcida tenta culpar Godín por cada gol sofrido pelo Atlético, a comissão técnica trabalha para que o zagueiro esteja na melhor condição possível para ajudar o clube as partidas decisivas do Brasileirão, da Libertadores e da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA

INDEPENDIENTE DEL VALLE X ATLÉTICO-MG

Data: 26 de abril de 2022, terça-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Competição: Libertadores (3ª rodada do Grupo D)
Local: Estádio Banco de Guayaquil, em Quito (Equador)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)

Independiente del Valle: Wellington; Carabajal, Schunke e Segovia; Perlaza, Faravelli, Pellerano e Chávez; Sornoza, Bauman e Ayoví. Técnico: Renato Paiva.

Atlético-MG: Everson, Mariano, Alonso, Nathan Silva e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Ademir e Hulk. Técnico: Turco Mohamed.