Topo

OPINIÃO

Juca dá cartão vermelho a Bolsonaro: 'Queremos democracia e vamos lutar'

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/04/2022 16h30

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu perdão ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), após o político ser condenado por ameaças ao STF (Supremo Tribunal Federal). A pena que devia ser cumprida antes de o indulto ser aplicado era de oito anos e nove meses.

Na live do programa Cartão Vermelho, transmitida pelo UOL Esporte nesta terça-feira (26), os jornalistas Juca Kfouri e José Trajano falaram a respeito da situação e deram o cartão vermelho para o atual presidente. Em sua fala, os comentaristas citaram o temor sobre o que pode acontecer nas próximas.

"Vivemos mais um momento de tensão política no país. No dia 7 de setembro o 'capitão' causou polêmica e agora voltou a fazer isso no dia 21 de abril. Parece que ele se aproveita das datas nacionais para tensionar o país, tudo o que ele não quer é paz. O STF puniu Daniel Silveira com cassação dos seus direitos políticos e pena de oito anos e nove meses, mas o presidente veio e o perdoou. A constituição dá esse direito a ele, mas isso é uma sinalização para que mais celerados como este deputado Daniel Silveira façam o que ele fez. Parece que o Bolsonaro quer ir além do Trump", começou dizendo Juca Kfouri.

"Já há um grande temor faz tempo quanto à realização das eleições pela insistência e negação dele quanto às urnas eletrônicas. Ele disse que não aceitaria o resultado delas e que não confia nas urnas. Talvez isso que esteja acontecendo agora seja o início da preparação do que virá depois das eleições. Acredito que teremos eleições, mas o meu temor é o que vem depois delas. É aí que mora o perigo", disse José Trajano.

Em seguida, Trajano seguiu a sua fala e, além de apontar que vê Jair Bolsonaro com muito apoio, disse não ter ideia de como irá terminar a 'briga' do presidente com o STF.

"Eu acredito que o Bolsonaro está com o apoio de muita gente, inclusive dos militares de certa forma. Esse confronto dele com o STF é uma coisa que não sabemos onde vai parar, o embate é muito grande. Nós vivemos um momento de tensão, de ódio, de conflito e é muito difícil viver desse jeito".

"Viver em um país assim dá medo de que a democracia se arrebente a qualquer momento estimulada por esse sujeito que está aí. Estamos mal, muito mal. O presidente merece cartão vermelho", disse Trajano.

Em seguida, Juca Kfouri concordou com a fala de Trajano e afirmou: "É evidente que o cartão vermelho tem que ser dado ao capitão que nos infelicita, que deixa o país tenso e que não quer saber de democracia. Nós queremos, vamos lutar por ela e não vamos descansar até a reestabelecer de vez no país".

A próxima edição da live do programa Cartão Vermelho será na próxima terça-feira (3). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.