Topo

Libertadores - 2022

Atlético-MG desperdiça gols e fica no empate com Del Valle na Libertadores

Hulk, do Atlético-MG, comemora gol marcado sobre o Independiente Del Valle em jogo da Libertadores - Pedro Souza / Atletico
Hulk, do Atlético-MG, comemora gol marcado sobre o Independiente Del Valle em jogo da Libertadores Imagem: Pedro Souza / Atletico

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

26/04/2022 23h22

Um dos ditados mais populares do futebol se aplica perfeitamente no empate do Atlético-MG com o Independiente del Valle em 1 a 1: quem não faz, leva. Foi o que aconteceu com o Galo na noite de hoje (26), no estádio Banco de Guayaquil (EQU), pela terceira rodada da Copa Libertadores. Depois de um primeiro tempo em que abriu o placar com Hulk, aos 7 minutos, o time mineiro abusou ao perder boas oportunidades de ampliar, viu Sornoza marcar e desperdiçou a oportunidade de se isolar na liderança do Grupo D.

O resultado não foi de todo ruim, já que o Atlético segue invicto na competição e nas próximas três partidas vai jogar em Belo Horizonte. Por outro lado, com dois empates em três rodadas, o Galo não consegue abrir uma vantagem sobre os demais concorrentes da chave. A ponta está nas mãos do Del Valle — ambos somam cinco pontos, mas o time equatoriano fez mais gols (cinco contra quatro).

Se teve algo de bom, apenas a sequência invicta na Libertadores. O Atlético completou 16 jogos pela competição sem ser derrotado, somando as edições de 2019, 2021 e 2022. O Galo está apenas um abaixo do Flamengo e do Sporting Cristal, do Peru, que são os recordistas. Os dois já ficaram 17 partidas sem derrotas pelo torneio continental e carregam esta marca.

Quem foi bem: Sornoza

O meia equatoriano conhece bem o futebol brasileiro. Afinal, jogou por Fluminense e Corinthians. Depois de um primeiro tempo discreto, o dono da camisa 10 do Independiente del Valle deu trabalho aos marcadores do Atlético. Fez um gol e criou outras boas chances.

Quem foi mal: Zaracho

Um dos principais jogadores do Atlético, o argentino Zaracho não esteve numa noite feliz no Equador. O camisa 15 errou muito mais do que costuma e teve uma atuação apagada.

O jogo do Atlético-MG: espelhou o adversário

A opção de Turco Mohamed por três zagueiros tem explicação na escalação do rival. A equipe equatoriana também atua com três defensores na última linha. Ao espelhar a formação, o Atlético levou grande vantagem na etapa inicial. No entanto, a estratégia funcionou por apenas um tempo. Na segunda parte do jogo, o Galo sofreu defensivamente e criou menos chances. Novamente, no entanto, não aproveitou as boas oportunidades.

Técnico fora do banco

O Independiente del Valle é treinador por Renato Paiva, porém o português não tem a licença da Conmebol para ficar no banco de reservas. Miguel Ángel Bravo, que é o técnico do sub-20, é quem fica na beira do gramado.

Hulk chega a 50 gols

Hulk comemora gol marcado no Independiente del Valle. Foi o de número 50 pelo Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Hulk comemora gol marcado no Independiente del Valle. Foi o de número 50 pelo Atlético-MG
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

O gol anotado diante do Independiente del Valle foi o de número 50 de Hulk com a camisa do Atlético. Na Cidade do Galo desde o início da temporada passada, o atacante chegou à marca em 82 partidas disputadas. Foi o primeiro dele na edição 2022 da Copa Libertadores.

Arana erra duas vezes

Aos 33 minutos do primeiro tempo, o Galo teve ótima chance de ampliar a vantagem, mas o lateral Guilherme Arana errou duas vezes. Sozinho, ele não conseguiu finalizar fora do alcance do goleiro Ramírez. No rebote, o camisa 13 deu as costas para o lance e não viu o passe de Nacho, que o deixaria com o gol livre para marcar.

Del Valle volta quente e empata

Se na primeira etapa a equipe da casa levou pouco perigo ao gol defendido por Everson, a postura mudou completamente na etapa final. Especialmente nos minutos inicias, quando o time equatoriano pressionou muito, até conseguir o gol de empate.

Semana que vem tem clássico

Na próxima terça-feira (3), o Atlético volta a campo pela Libertadores para enfrentar o América-MG mais uma vez. O clássico será na Arena Independência, já que o mando é do Coelho. No dia seguinte, o Independiente del Valle vai até a Colômbia para enfrentar o Tolima.

FICHA TÉCNICA:

INDEPENDIENTE DEL VALLE 1 x 1 ATLÉTICO-MG

Competição: Copa Libertadores - 3ª rodada do Grupo D
Local: Estádio Banco de Guayaquil, em Quito (Equador)
Data e horário: 26 de abril de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
VAR: Não tem
Cartões amarelos: Pellerano e Carabajal (IDV); Allan (CAM)
Gols: Hulk, aos 7' minutos do primeiro tempo; Sornoza, aos 5' minutos do segundo tempo

DEL VALLE: Ramírez; Carabajal, Schunke e Segovia; Perlaza, Faravelli, Pellerano (Angulo, aos 39' do 2º) e Chávez; Sornoza (Ayoví, aos 41' do 2º), Bauman e Gaibor. Técnico: Renato Paiva

ATLÉTICO-MG: Everson, Réver, Junior Alonso e Nathan Silva; Mariano (Guga, aos 27' do 2º), Allan (Otávio, aos 33' do 2º), Zaracho, Nacho Fernández (Rubens, aos 27' do 2º) e Guilherme Arana; Ademir (Vargas, aos 33' do 2º) e Hulk (Calebe, aos 47' do 2º). Técnico: Turco Mohamed