Topo

Inglês - 2021/2022

Brasileiros mudam patamar do time mais rico do mundo e encantam Inglaterra

Bruno Guimarães e Joelinton fizeram os gols de Newcastle 3 x 0 Norwich no sábado (23) - Reprodução/@brunoog97
Bruno Guimarães e Joelinton fizeram os gols de Newcastle 3 x 0 Norwich no sábado (23) Imagem: Reprodução/@brunoog97

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

25/04/2022 04h00

Já são quatro vitórias seguidas no Campeonato Inglês. De ameaçado de rebaixamento, o Newcastle deu um salto na classificação e passou a fazer parte da primeira metade da tabela. O clube de futebol mais rico do mundo deve pelo menos uma parte dessa reação a uma dupla de brasileiros: Bruno Guimarães e Joelinton.

O primeiro é reforço recente do Newcastle. Alvo de um investimento de R$ 300 milhões há só três meses, Bruno Guimarães tem sete jogos como titular e já contribuiu com quatro gols e um passe para gol. Já o outro até pouco tempo era considerado uma contratação fracassada por causa do investimento de R$ 250 milhões que demorou a dar retorno em campo. Lado a lado, embalaram.

"É uma alegria trabalhar com eles, que têm uma força interior muito grande. São duas ótimas pessoas e se tornaram parte importante do time. Eles estão adaptados e são muito populares para o torcedor por causa de uma leve extravagância na maneira como jogam. Estou encantado com os dois e espero que isso continue por muito tempo", elogiou o técnico Eddie Howe depois dos 3 a 0 contra o Norwich no sábado, quando Bruno fez um gol e Joelinton, dois.

Contra o Norwich, como notou o treinador do Newcastle, foi um recital da dupla brasileira. Bruno Guimarães teve 95% de precisão nos passes e jogou quase o tempo inteiro, além de oito vitórias em duelos pessoais contra marcadores. Joelinton, por sua vez, deu três chutes no gol para fazer seus dois gols e tocou na bola mais de 50 vezes para ditar o ritmo da equipe no meio-campo em seu centésimo jogo pela equipe.

Newcastle - Divulgação - Divulgação
Bandeiras do Brasil em grande quantidade nas arquibancadas do St. James' Park, estádio do Newcastle
Imagem: Divulgação

Hoje, o Newcastle é o terceiro time que mais pontuou no segundo turno do Campeonato Inglês. São dez vitórias, dois empates e três derrotas nos 15 jogos, atrás somente dos disparados Manchester City e Liverpool neste recorte. O período coincide com a chegada de Bruno Guimarães e a ascensão de Joelinton, agora com quatro gols na temporada, sob o comando de Eddie Howe, contratado em novembro. O time saltou da penúltima posição da tabela para aparecer entre os nove ou dez melhores times do campeonato.

Outros jogadores estão em boa fase pelo Newcastle. Schar, Miguel Almirón, Targett, Shelvey e o goleiro Dúbravka são os principais exemplos, mas a impressão é que a real paixão do torcedor é pelos brasileiros, que são personagens de cantos de arquibancada, faixas e muita festa antes e depois dos jogos.

Bruno Guimarães, aliás, é o maior investimento do clube desde que foi comprado pelo príncipe herdeiro do trono da Arábia Saudita no fim do ano passado. Ele é, portanto, símbolo de uma fase em que o clube deseja ser protagonista.

O próximo desafio da "brazilian storm" [tempestade brasileira] do Newcastle é de alto nível: sábado (30), às 8h30, contra o Liverpool.

  • Acompanhe os destaques do dia no esporte na Live do Danilo e do Vitão: