Topo

OPINIÃO

Mauro: Abel Ferreira não é retranqueiro, ele monta retranca em momentos

Do UOL, em São Paulo

14/04/2022 17h07

O Palmeiras goleou na terça-feia (12) o Independiente Petrolero por 8 a 1 pela Libertadores e muito se questionou em relação às análises que o apontaram como retranqueiro em algumas partidas do atual bicampeão sul-americano justamente por ser uma partida na qual o time procurou o ataque o tempo todo.

Na Live do Mauro Cezar, transmitida pelo Canal UOL nesta quinta-feira (14), o jornalista diz que o Palmeiras fez a parte dele diante de um adversário muito fraco, como já havia feito até contra equipes mais fortes em outras oportunidades, pontuando que o técnico não é retranqueiro, mas arma o time na retranca em algumas ocasiões.

"Eu achei engraçado todo o auê porque o Palmeiras ganhou de 8 a 1 de um time muito fraco. Não tiro o mérito, eu sempre digo isso, quando um time pega um adversário fraco, ele tem que fazer gols, vencer com autoridade, o Palmeiras fez a parte dele", diz Mauro Cezar.

"No ano passado o Palmeiras fez 5 a 0 no Independiente Del Valle, que havia eliminado o Grêmio na primeira fase da Libertadores, 6 a 0 no Universitário do Peru, que é um time muito mais tradicional e até melhor do que esse Petrolero que veio aí na terça-feira, e depois jogou na retranca contra o Atlético-MG. A questão do Abel é essa", completa.

O jornalista diz que o próprio técnico Diego Simeone, do Atlético de Madri, não arma seu time para jogar apenas na retranca e não entende a forma como se coloca o termo retranqueiro como se fosse algo pejorativo.

"Ele não é retranqueiro, ele monta times na retranca em alguns momentos e joga por uma bola, já mostrou isso. Em outras contra alguns adversários o time agride, até goleia, goleou ano passado e goleou esse ano. De novo, não existe uma regra, o time do Simeone mesmo no Campeonato Espanhol em muitas ocasiões foi um time ofensivo, agredindo o adversário porque joga contra times mais fracos que se defendem diante dele", diz Mauro Cezar.

"É retranqueiro e só joga na retranca? Não é assim. O Guardiola foi retranqueiro no segundo tempo do jogo ou não foi? Foi, para sobreviver, ele foi para a retranca, montou o time para picotar o jogo e segurar o resultado. As pessoas entendem como se fossem rótulos pejorativos, quase como uma ofensa, é bem chato, e distorcem também as opiniões", conclui.

A próxima edição da Live do Mauro Cezar será na quinta-feira (21). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.