Topo

São Paulo

São Paulo tem opção de comprar André Anderson em definitivo por R$ 15 mi

André Anderson foi anunciado como reforço do São Paulo nesta segunda - Rubens Chiri / saopaulofc.net
André Anderson foi anunciado como reforço do São Paulo nesta segunda Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Eder Traskini

Do UOL, em São Paulo

12/04/2022 04h00

Anunciado ontem (11) como novo reforço do São Paulo, o meia-atacante André Anderson, 22, chegou por empréstimo até junho de 2023, mas pode ficar em definitivo. O contrato prevê opção de compra para o Tricolor fixada em 3 milhões de euros (R$ 15 milhões na cotação atual).

André Anderson era uma das maiores promessas de sua geração nas categorias de base do Santos (geração de 1999), mas teve um atrito com a comissão técnica do sub-20 e ficou fora da lista da Copinha de 2018. O jogador optou por não renovar o vínculo com o Peixe e aceitou a proposta da Lazio (ITA). A disputa quase foi parar na Fifa, pois o clube da Vila Belmiro tinha o direito da primeira renovação contratual.

Quem resolveu a questão foi o próprio "Pedrinhas", apelido do jogador na época de Santos por ser da cidade de Pedrinhas Paulista, que está 450km distante da capital, a oeste. Ele intercedeu nas conversas, e a Lazio pagou ao Santos 400 mil euros, além de ceder 20% dos direitos econômicos ao clube.

Em 2016, foi artilheiro do Campeonato Paulista sub-17, com 15 gols marcados. Um ano antes, em 2015, foi o caçula do time santista que disputou a Copinha com apenas 16 anos. André Anderson nunca teve chance no profissional do Santos e, na Itália, deixou de ser atacante para se tornar um meia ofensivo.

Na Lazio, foi emprestado para a Salernitana e se destacou na Série B, tanto que acabou convocado para a seleção sub-20 da Itália. De volta à Lazio, estreou no time profissional em dezembro de 2019 e ganhou elogios do técnico Simone Inzaghi, vivendo a expectativa de ser inscrito na Liga dos Campeões.

André Anderson acabou perdendo espaço na Itália, foi novamente emprestado para a Salernitana e retornou. Sem minutos, o ítalo-brasileiro resolveu aceitar a oferta do São Paulo e retornar ao Brasil. Ele chega para disputar uma vaga como segundo atacante ou meia mais próximio ao ataque, onde jogam, entre outras peças, Eder, Alisson e Igor Gomes.

São Paulo