Topo

Inter teve ajuda de ex-lateral para driblar Vasco e contratar de Pena

Gabriele Maltinti/Getty Images
Imagem: Gabriele Maltinti/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/04/2022 04h00

A chegada de Carlos de Pena ao Internacional contou com ajuda de Alexander Medina, que ligou ao meia-atacante e virou o jogo no mercado da bola. O uruguaio estava em vias de assinar com o Vasco, mas ao ser procurado pelo ex-colega e treinador dos tempos de Nacional-URU, mudou de ideia. Mas outro nome é apontado como fundamental no negócio: Danilo Silva, ex-lateral direito do próprio clube gaúcho.

Carlos de Pena assinou com o Inter por empréstimo e recebeu a camisa 14.

Aos 35 anos, Danilo Silva foi citado pela diretoria do Internacional como peça-chave no acordo. O ex-jogador de São Paulo e Inter é representante do Dínamo de Kiev na América do Sul e manteve contato com a diretoria do clube ucraniano para fechar o empréstimo de Carlos De Pena ao time gaúcho.

O ex-lateral, que também atuou como zagueiro, esteve presente na apresentação oficial de Carlos de Pena, em Porto Alegre, neste domingo (3).

Em abril de 2021, Danilo Silva detalhou a função em entrevista ao UOL Esporte. O ex-jogador, que também passou pelo Los Angeles FC, dos Estados Unidos, foi contratado para observar atletas sul-americanos a pedido do Dínamo de Kiev.

Agora, ele fez o caminho inverso e levou as intenções do Inter aos ucranianos, que toparam o empréstimo de Carlos de Pena.

Danilo Silva atuou oito temporadas pelo Dínamo e participou da conquista de dois campeonatos ucranianos. No Brasil, ele foi revelado pelo Guarani e passou pelo São Paulo. No Inter, foi contratado sem alarde para o então chamado 'Inter B' e em 2010 foi negociado com o futebol da Ucrânia.

Nos bastidores do estádio Beira-Rio, o negócio envolvendo Danilo Silva foi citado durante anos como exemplo de prospecção. Motivo: o valor baixo para contratação e a cifra elevada da transferência, cerca de 2 milhões de euros à época.

Danilo Silva voltou ao Inter em 2017 e logo depois foi negociado com o LA FC, da MLS (Major League Soccer).