Topo
OPINIÃO

Vitão: 'Em favoritismo, Brasil só está abaixo da França na Copa do Mundo'

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/04/2022 04h00

Classificação e Jogos

Na última sexta-feira (1º), a FIFA sorteou os grupos da Copa do Mundo de 2022. O Brasil foi colocado no Grupo G, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. A estreia da seleção comandada por Tite está prevista para o dia 24 de novembro, ainda sem horário definido.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte nesta sexta-feira (1), os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes falaram a respeito do nível dos grupos dessa Copa do Mundo. Para Vitão, o grupo H, que terá uma seleção que cruzará o caminho do Brasil em uma eventual oitavas de final, pode ter surpresas. Por outro lado, para ele, a seleção brasileira é ampla favorita na sua chave.

"Dessa vez é muito difícil fazer uma projeção, até porque sempre tem uma zebra ou outra e tudo muda, mas eu gosto de ver confrontos de camisa. Dando a lógica das camisas, não acho que o Uruguai esteja muito à frente de Coréia do Sul e Gana, por exemplo. É um time bem envelhecido, porém deu uma boa melhorada depois da saída do Tabárez e a chegada do Diego Alonso. Em tese, Portugal deve avançar como líder e o Uruguai ficar em segundo. Porém, Portugal não tem essa tradição e camisa toda, ou seja, uma surpresa pode acontecer", começou dizendo Vitor Guedes.

"Se o Brasil ficar em primeiro, podemos ter uma fase de oitavas contra o Uruguai. Nas quartas, pode ter um Brasil contra Alemanha ou Espanha. Eu sempre tive para mim que o Brasil só estreia na Copa do Mundo nas quartas de final. Em tese, esse sorteio de 2022 ajudou a seleção. A seleção pegou um grupo fácil", disse.

Em seguida, o jornalista falou a respeito dos favoritos para ganhar essa Copa do Mundo. Em sua visão, apenas a França aparece na frente do Brasil para sair com o título neste ano.

"A França hoje é disparada a favorita para ganhar a Copa do Mundo. Nesse sentido, o Brasil só estaria abaixo dos franceses, ficando em um segundo pote lado a lado com alguns outros países. Se eu fosse o Tite, não gostaria de pegar a França até a final, porque em um dia bom, eles têm muitos jogadores que fazem a diferença. O Mbappé hoje é o melhor do mundo para mim".

"Se a França e a Bélgica fizerem o seu papel e passarem em primeiro nos seus grupos, o Brasil só enfrentaria elas em um possível final. A torcida brasileira gosta de secar os outros, mas eu não secaria nessa Copa do Mundo. Na verdade, torceria para eles ganharem, a não ser que caiam na primeira fase logo de cara, aí concordaria em torcer contra", finalizou o comentarista.

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na segunda-feira (4). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.