Topo

OPINIÃO

Vitão: 'Sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi favorável ao Brasil'

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/04/2022 16h29

Classificação e Jogos

Nesta sexta-feira (1), em evento realizado em Doha, no Catar, a FIFA sorteou os grupos da Copa do Mundo de 2022. Assim como em 2018, o Brasil ficou ao lado de Sérvia e Suíça. Além das seleções europeias, os comandados de Tite também terão pela frente Camarões.

Na Live do Danilo e do Vitão, transmitida pelo UOL Esporte nesta sexta-feira (1), os jornalistas Danilo Lavieri e Vitor Guedes analisaram o sorteio e o caminho da seleção rumo ao hexa. Para Vitor Guedes, o chaveamento ficou favorável para o Brasil, que aparece entre os favoritos para levar o título.

"O sorteio dos grupos da Copa do Mundo foi muito bom para o Brasil. Seleção grande não pensa só na estreia ou em passar de fase e sim no título. O caminho do Brasil foi bom, pois pega adversários que não são totalmente fáceis, então você acaba pegando um ritmo, mas também que não são tão complicados a ponto de conseguirem causar uma eliminação", começou dizendo Vitor Guedes.

"A ordem dos confrontos também foi ótima, até porque o último jogo é contra Camarões, que em tese é a seleção mais fácil do grupo. Então, se precisar buscar saldo de gols não será difícil e, caso contrário, Tite também poderá poupar algum jogador que, eventualmente, estiver pendurado pelo número de cartões", completou o comentarista.

Em seguida, Vitor Guedes foi além da fase de grupos e analisou um cenário de mata-mata onde todos os cabeças de chave passassem em primeiro nos seus grupos. Para ele, a ordem do sorteio também favoreceu o Brasil nesse sentido.

"É claro que sempre existem aquelas zebras na Copa do Mundo, mas, se der a lógica, que é cada cabeça de chave passar em primeiro no seu grupo, só a França ficaria à frente do Brasil em nível. Bélgica e Inglaterra estão bem, mas se o Brasil ficar em primeiro na sua chave e essas seleções nas delas, um confronto contra eles só aconteceria em uma final".

"Não dá para pegar só time fácil até a final, isso é claro, mas o caminho do Brasil dá para a seleção pegar confiança e ir crescendo na competição. Resumindo, a primeira fase foi boa e o cruzamento da segunda fase depende de Portugal. Se Portugal ficar em primeiro, viria Uruguai, Coréia do Sul ou Gana, que são jogos bem acessíveis para os comandados de Tite. Se eu fosse o Tite, ficaria feliz", finalizou o jornalista.

A próxima edição da Live do Danilo e do Vitão será na segunda-feira (4). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.