Topo

Por que Qatar não fará jogo de abertura na Copa do Mundo?

Estádio Al Bayt, em Al Khor, no Qatar, que sediará a abertura da Copa do Mundo - Divulgação/SC Fifa World Cup 2022
Estádio Al Bayt, em Al Khor, no Qatar, que sediará a abertura da Copa do Mundo Imagem: Divulgação/SC Fifa World Cup 2022

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/04/2022 09h09

Classificação e Jogos

A Fifa divulgou o calendário completo das partidas da Copa do Mundo no Qatar, com datas, horários e estádios, e algo incomum chamou atenção, o anfitrião não fará o jogo de abertura do Mundial.

Após o sorteio, foi dado como certo que o primeiro jogo da Copa seria Qatar e Equador, mas a entidade máxima do futebol surpreendeu a todos e colocou Senegal e Holanda como a partida de abertura.

Ao que tudo indica, a Fifa mudou alguns jogos visando uma melhor adaptação aos horários locais dos países envolvidos no Mundial.

Além do ajuste com relação aos horários de cada país, a Fifa e o Comitê Organizador também quiseram uma melhor mobilidade dos torcedores entre os estádios da Copa do Mundo, possibilitando que os espectadores vejam mais de um jogo no dia. Dessa forma, a entidade aguardou a definição do sorteio dos grupos para organizar melhor as datas e horários das partidas.

Outro ponto é que a Fifa também atendeu aos detentores dos direitos de transmissão para que todas as partidas possam ser exibidos com facilidade.

O confronto entre senegaleses e holandeses será às 7h (de Brasília), enquanto Qatar e Equador se enfrentam às 13h (de Brasília). Não há informação sobre a Cerimônia de Abertura - a previsão é que seja realizada no jogo dos donos da casa.

Não ter o anfitrião ou o campeão da última edição na primeira partida do Mundial é algo que não acontecia há 64 anos. A última vez que isso aconteceu foi na Copa da Suécia, em 1958, quando vários jogos foram disputados ao mesmo tempo, sem dar preferência aos suecos ou aos campeões da época.