Topo

Marrocos: Briga em estádio tem 160 presos, carros destruídos e 160 feridos

Briga generalizada no jogo entre FAR Rabat e Maghreb Fès, no Marrocos - Reprodução
Briga generalizada no jogo entre FAR Rabat e Maghreb Fès, no Marrocos Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

14/03/2022 17h22

160 detidos, 33 veículos queimados e 160 feridos, entre eles mais de 100 policiais. Este foi o saldo de uma briga generalizada que aconteceu logo após o apito final do jogo entre FAR Rabat e Maghreb Fès, ontem (13), pela Copa do Trono, em Marrocos.

A briga aconteceu no estádio Moulay Abdellah, na cidade de Rabat, capital de Marrocos, após a derrota por 2 a 0 dos donos da casa. Revoltados com a eliminação no torneio, os torcedores do time anfitrião invadiram o campo para agredir os aficionados da equipe rival.

A polícia tentou impedir e o confronto virou generalizado, com os oficiais de segurança acuados, sendo atingidos por pedras e pedaços das cadeiras do estádio. Uma moto foi incendiada e diversos carros que estavam no estacionamento do estádio acabaram destruídos.

De acordo com a Direção Geral da Segurança Nacional (DGSN) do Marrocos, os torcedores "foram detidos pelo envolvimento em atos de violência, atentado ao esporte, por posse de uma faca, por atirar pedras com danos materiais e por incendiar uma viatura", informou. Boa parte dos feridos —cerca de 103— era policial.

Ainda de acordo com a imprensa local, um torcedor do FAR Rabat chegou a usar uma corda para escalar o placar eletrônico do estádio quando o jogo ainda apontava 1 a 0 para os visitantes.

A Federação Marroquina de Futebol já anunciou algumas punições por causa dos incidentes. Uma delas é que o time da casa jogará sem torcida até o fim da temporada. Os torcedores também não poderão acompanhar as partidas como visitante.

O lamentável episódio em Marrocos acontece menos de uma semana depois da batalha campal no México, que contou com 26 feridos e cenas lamentáveis de torcedores ensanguentados espalhados pelo chão do estádio.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Domitila Becker: