Topo

Carioca - 2022

Com reservas, Botafogo empata com Audax e pega Flu na semifinal do Carioca

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

13/03/2022 17h56

O Botafogo visitou o Audax Rio, hoje (13), no estádio Jair Carneiro Toscano, em jogo válido pela última rodada da Taça Guanabara. Com um time alternativo, o Alvinegro empatou em 2 a 2 em jogo movimentado nos últimos minutos da etapa final. Os gols do Audax foram anotados por Anderson Lessa e Hugo Sanches. Breno e Erison, de pênalti, fizeram para o Fogão.

O time comandado por Lúcio Flávio entrou em campo garantido nas semifinais do campeonato, mas brigando pela terceira colocação com o Vasco, que enfrentou o Resende no mesmo horário. Porém, o time cruz-maltino ganhou o seu duelo por 3 a 0 e ficou com o terceiro posto ao terminar a fase classificatória com 22 pontos, dois à frente do time de General Severiano. Na semifinal, o Glorioso vai enfrentar o Fluminense, enquanto o Vasco tem o Flamengo pela frente.

Quem foi bem - Luiz Fernando

O meia saiu do banco de reservas para melhorar o desempenho ofensivo do Botafogo ao acelerar as jogadas e gerar mais dinâmica e criatividade. Desta forma, o time conseguiu chegar por mais vezes ao ataque e criar mais perigo ao goleiro Max. Luiz Fernando ainda deu a assistência para o gol de Breno depois de boa finta. A dupla de atacantes de velocidade do Alvinegro, Raí e Rikelmi, foi bem também e não se omitiu.

Quem foi mal - Diego Loureiro

O goleiro Diego Loureiro, do Botafogo, foi mal quando precisou aparecer, principalmente nas bolas aéreas, quando não apresentou segurança nenhuma. O Audax teve poucas chegadas e, antes mesmo de sofrer o gol, Diego já havia falhado duas vezes em menos de três minutos em lances pelo alto ao soltar a bola, se posicionando mal e saindo errado para fazer a interceptação.

Torcida raiz

O estádio Jair Carneiro Toscano, em Angra dos Reis, não conta com arquibancadas muito altas e, com isso, proporciona que moradores de prédios da região acompanhem as partidas nos prédios que cercam o campo.

Torcedores assistem Audax-Rio x Botafogo direto da varanda - Reprodução Web - Reprodução Web
Torcedores assistem Audax-Rio x Botafogo direto da varanda
Imagem: Reprodução Web

Cronologia

O Botafogo começou o jogo tentando atacar e aproveitar a velocidade nas costas dos zagueiros do Audax, mas não conseguiu criar chances de perigo. O Audax, no primeiro tempo, marcou bem e apostou no contra-ataque, mas o que mais gerou perigo foram as bolas cruzadas na área do Botafogo, já que Diego Loureiro não apresentou segurança. Em uma sequência de pressão e cruzamentos do Audax, Diego Loureiro saiu mal e facilitou o gol do Audax, aos 43 minutos do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Botafogo veio com muita força ao ataque e empurrou o Audax contra sua área, pressionando muito e atacando pelos flancos, até conseguir balançar a rede do rival. No lance do gol, seis jogadores do Alvinegro estavam no campo de ataque do time.

O Botafogo caiu de rendimento após a parada técnica e da chuva, além do Audax conseguir encaixar melhor a marcação no trio Luiz Fernando, Raí e Rikelmi, que geraram muitos problemas ao sistema defensivo dos mandantes.

Em uma desatenção, o Botafogo perdeu a bola na entrada da grande área. Hugo Sanches aproveitou o vacilou e chutou bem, pegando Diego Loureiro desprevenido para fazer 2 a 1, aos 31 do segundo tempo. Imediatamente após o gol do Audax, o Botafogo se lançou ao ataque e, após bate-rebate, o juiz Thiago Ramos Marques marcou pênalti depois de a bola bater na mão do defensor dos donos da casa.

O último jogo no estádio

A última vez que o Botafogo jogou no estádio Jair Carneiro Toscano havia sido há 20 anos. Na ocasião, enfrentou o Flamengo e venceu por 3 a 1.

Botafogo da "Era Textor" encorpando

O Botafogo já contratou o meia Lucas Piazon e o zagueiro Philipe Sampaio. O próximo reforço deve ser o lateral direito Renzo Saravia, que já teve uma passagem pelo Internacional, e negocia com o Botafogo. O técnico Luís Castro também negocia com o Botafogo e pode ser oficializado pelo clube em breve.

FICHA TÉCNICA:

AUDAX RIO 2 x 2 BOTAFOGO
Competição:
Campeonato Carioca, 11ª rodada
Estádio: Jair Carneiro Toscano, em Angra dos Reis
Data e hora: 13 de março de 2022 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Thiago Ramos Marques
Assistentes: Rafael Gomes Rosa e Carlos Áquilla Lima da Conceição
Cartões amarelos: Lucas Mota, Romarinho, Grafite e Carlinhos (AUX); Vitor Marinho, Kawan e Breno (BOT),
Gols: Lessa 43/1T (AUX), Breno 5/2T (BOT), Hugo Sanches 31/2T (AUX), Erison 35/2T (BOT)

AUDAX RIO: Max; Lucas Mota, Thiago, Thomás Kayck e João Victor (Grafite); Romarinho (Léo Bueno), Maxwell (Gabriel Soares) e Hugo Sanches; Julinho (Machado), Fidel e Lessa (Carlinhos). Técnico: Júnior Lopes

BOTAFOGO: Diego Loureiro; Marinho (Barreto), Mezenga, Kawan e Reydson (Jonathan Silva); Romildo (Kayque), Breno e Juninho (Luiz Fernando); Raí, Rikelmi (Gabriel Conceição) e Erison. Técnico: Lúcio Flávio