Topo

Carioca - 2022

Botafogo enfrenta o Audax em retorno a Angra dos Reis após duas décadas

Lucio Flávio, técnico interino do Botafogo, conversa com o elenco no treino - Vitor Silva / Botafogo
Lucio Flávio, técnico interino do Botafogo, conversa com o elenco no treino Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Alexandre Araújo e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

13/03/2022 04h00

O Botafogo retorna, hoje (13), ao estádio Jair Carneiro Toscano, em Angra dos Reis. No local, há 20 anos, venceu um clássico na última partida na cidade com os grandes do Rio de Janeiro. O duelo de logo mais, contra o Angra Audax, será pela última rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, e está marcada para 16h.

O Alvinegro, com 19 pontos, já está classificado às semifinais do Estadual, e briga com o Vasco pela terceira colocação — no chaveamento do mata-mata, o primeiro colocado pega o quarto, e o segundo encara o terceiro. Já o Angra Audax, com 10 pontos, está em nono e busca uma vaga nas semifinais da Taça Rio, disputada entre o quinto e oitavo colocados.

Porque Angra

Angra dos Reis, município que fica a cerca de 2h30 da capital, passou a ser sede do Audax depois de uma parceria da prefeitura local com o então Audax Rio. Inclusive, esse é o terceiro município pelo qual o time passa.

O projeto começou em 2005, como Sendas Esporte Clube, em alusão à rede de supermercados que financiava a ideia. À época, ficava em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Posteriormente, houve mudanças no comando e o Audax Rio teve uma passagem por Miguel Pereira antes de desembarcar na Costa Verde.

O estádio teve de receber algumas adaptações para ser palco da partida de logo e colocar Angra dos Reis, de vez, no mapa da elite do Carioca.

Estádio Jair Carneiro Toscano, em Angra dos Reis - Reprodução site oficial prefeitura de Angra dos Reis - Reprodução site oficial prefeitura de Angra dos Reis
Imagem: Reprodução site oficial prefeitura de Angra dos Reis

"As adaptações que fizemos para esse jogo foram as novas entradas do estádio e saída de emergência. Aumentamos o vestiário. O gramado já vinha sendo tratado por uma empresa desde dezembro, e a arquibancada é modular para três mil pessoas. Isso tudo com o apoio da prefeitura", disse Márcio Silva do Carmo, gestor de futebol.

"Esse jogo do Botafogo aqui em Angra é importante para a cidade. O esporte traz benefícios para a cidade, para os moradores. Acho que esse jogo é o primeiro de muitos. Vamos melhorar ainda mais as condições para receber outros jogos no ano que vem, já que atingimos o objetivo, que era permanecer na primeira divisão. Estamos felizes com a parceria", completou.

Há 20 anos, porém, o Jair Carneiro Toscano foi palco de um clássico entre Flamengo e Botafogo, pelo Carioca. Aquela edição foi apelidada de "Caixão", em referência a Eduardo Viana, o Caixa D'Água, presidente da FERJ. Com a concorrência da Rio-São Paulo, os clubes de maior investimento escalaram equipes alternativas no Estadual, e houve até um Fla x Flu na Rua Bariri. Em Angra, o Alvinegro bateu o time da Gávea por 3 a 1.

Técnico do Audax começou no Botafogo

Contratado recentemente, Júnior Lopes, é o técnico do Angra Audax. Filho de Antônio Lopes, ele iniciou a carreira de treinador justamente na base do Botafogo, adversário de logo mais.

"O Botafogo foi o clube onde iniciei minha carreira, em 1996, no sub-20. Era estagiário, depois fui contratado, virei auxiliar-técnico do sub-20. É um clube pelo qual tenho imenso carinho, em que sempre fui muito bem tratado quando lá estive. Mas quando a bola rola, não tem jeito, o carinho tem de ficar de lado (risos)", contou, ao UOL Esporte.

Foi nos tempos de treinador do sub-20 do Alvinegro, inclusive, que Júnior Lopes descobriu o lateral-esquerdo Felipe, que se tornou ídolo do Vasco e hoje é técnico do Bangu.

Júnior Lopes ocupa a vaga deixada por Alex Alves, ex-Botafogo — em 2020, o UOL Esporte conversou com ele, quando era técnico da Juventus. Com 10 pontos, o Angra Audax busca classificação às semifinais da Taça Rio, que é disputada entre as equipes que ficam da quinta à oitava colocações.

"O início de trabalho vem sendo muito satisfatório. É um grupo que se dedica muito e vem nos satisfazendo bastante. Tanto no dia a dia, como foi no jogo com o Madureira [vitória por 3 a 1]. A expectativa para a sequência... O que temos conversado com os atletas é ser jogo a jogo, ficar falando em rebaixamento ou classificação, tira o foco. O foco do atleta tem de ser vencer o jogo, e já estamos trabalhando para o jogo com o Botafogo", afirmou.

"Vai ser um jogo difícil, contra um clube da Série A, que tem um elenco com mescla entre jovens e jogadores mais experientes. Estamos nos preparando para essa dificuldade. Nosso foco é ter uma boa performance", completou.

Jogo virou "evento"

Muitos torcedores do Botafogo aproveitaram o calor do Rio de Janeiro e foram curtir o fim de semana na cidade litorânea. Alguns, inclusive, organizaram escunas e passeios antes de apoiarem o time.

Caras novas

Lucio Flávio, técnico interino do Botafogo, conversa com Philipe Sampaio e Lucas Piazon - Vitor Silva / Botafogo - Vitor Silva / Botafogo
Imagem: Vitor Silva / Botafogo

Após a concretização da venda da SAF a John Textor, o Botafogo começou a receber caras novas nesta última semana. O clube anunciou as contratações do meia Lucas Piazon e do zagueiro Philipe Sampaio. Além disso, o investir divulgou a chegada do atacante colombiano Dylan Talero como reforço para o sub-20.

FICHA TÉCNICA
ANGRA AUDAX X BOTAFOGO

Competição: Campeonato Carioca
Local: Estádio Jair Carneiro Toscano
Dia: 13 de março de 2022, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Thiago Ramos Marques
Assistentes: Rafael Gomes Rosa e Carlos Áquilla Lima da Conceição

Angra Audax: Max; Lucas Mota, Léo Fernandes, Kayck, João Victor; Jonathan Romario, Maxwell; Fidel, Fabinho (Misael); Hugo Sanches, Julinho. Técnico: Júnior Lopes

Botafogo: Gatito Fernández; Daniel Borges, Joel Carli (Reydson), Klaus, Jonathan Silva; Barreto, Kayque; Luiz Fernando, Raí, Chay (Rikelmi); Matheus Nascimento. Técnico: Lucio Flávio (Interino)