Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Liverpool perde com pintura de Lautaro, mas segura Inter e vai às quartas

Fabinho, do Liverpool, disputa bola com Alessandro Bastoni, da Inter de Milão, pela Liga dos Campeões -  Alex Livesey - Danehouse/Getty Images
Fabinho, do Liverpool, disputa bola com Alessandro Bastoni, da Inter de Milão, pela Liga dos Campeões Imagem: Alex Livesey - Danehouse/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/03/2022 18h59

O Liverpool está nas quartas de final da Liga dos Campeões. Apesar da derrota por 1 a 0 para a Inter de Milão, hoje, em Anfield, o time inglês se classificou para a próxima fase da principal competição europeia pela vitória por 2 a 0 no jogo de ida, na Itália.

Em jogo marcado pela força ofensiva de ambas as equipes, a Inter de Milão flertou com uma reação ao balançar as redes com uma pintura de Laurato Martinez. Já no segundo tempo, o atacante argentino acertou um lindo chute no ângulo, sem chances para o goleiro brasileiro Alisson. A expulsão de Alexis Sánchez no minuto seguinte, porém, esfriou o ímpeto italiano.

Apesar da classificação, o resultado encerra uma sequência de 12 vitórias consecutivas dos Reds, incluindo a conquista da Copa da Liga Inglesa. Este foi o primeiro revés do time de Jurgen Klopp em 2022.

Agora o Liverpool aguarda o fim das oitavas de final da Champions, na próxima semana, para conhecer seu adversário nas quartas, que será definido por sorteio.

Enquanto isso, o Liverpool volta suas forças para a disputa do Campeonato Inglês. Vice-líder, o time de Jurgen Klopp encara o Brighton, neste sábado, às 9h30 (de Brasília). Já a Inter de Milão encara o Torino no domingo, às 16h45 (de Brasília), pelo Italiano.

Vaias

Liverpool x Inter de Milão - REUTERS/Phil Noble - REUTERS/Phil Noble
Imagem: REUTERS/Phil Noble

A torcida presente no Anfield iniciou a onda de vaias à Inter de Milão antes mesmo da bola rolar. Isso porque os jogadores do time italiano não aderiram ao protesto contra o racismo. Enquanto todos do lado dos Reds de ajoelharam antes do apito inicial, os italianos permaneceram em pé.

Trocação

Precisando do resultado, a Inter de Milão não se intimidou e foi para cima dos donos da casa. Apostando numa junção de marcação alta e jogadas em velocidade, o time italiano testou o sistema defensivo do Liverpool logo nos primeiros minutos. O goleiro Alisson, porém, foi pouco exigido.

Do outro lado, o Liverpool ignorou a vantagem do jogo de ida e também foi ao ataque. Os Reds, porém, apostaram em jogadas mais construídas, com trocas de passes desde o campo de defesa. No entanto, as investidas inglesas pouco incomodaram o goleiro Handanovic.

Atendimento médico

Um atendimento médico a um torcedor forçou a paralisação do jogo aos 25 minutos do primeiro tempo. Após aviso do técnico Jurgen Klopp, o árbitro paralisou a partida para socorro ao espectador. Enquanto isso, nas arquibancadas, os torcedores usavam as lanternas dos celulares para auxiliar os médicos a encontrar o torcedor.

Durante o atendimento ao torcedor, que durou aproximadamente quatro minutos, os jogadores se reuniram com os treinadores na beira do campo para receberem instruções. Segundo a "TNT Sports" o espectador teve uma queda de pressão, mas seguiu em Anfield.

Furia vermelha!

Após primeiro tempo morno, o Liverpool voltou para a etapa inicial com fome de bola. Acelerando as jogadas, principalmente pelos lados do campo, o time inglês ficou a poucos centímetros de abrir o placar. Aos sete minutos, o goleiro Handamovic deu um soco na bola dentro da área, que sobrou para Salah. Com o gol vazio, o egípcio tirou demais e acertou a trave esquerda.

Resposta italiana

Enquanto o Liverpool se lançou ao ataque, a Inter de Milão aproveitou os espaços deixados pelo time inglês e chegou ao gol aos 17 minutos do segundo tempo. Após saída errada de Matip, Alexis Sánchez acionou Lautaro Martínez na entrada da área, que limpou a jogada e acertou belo chute no ângulo esquerdo de Alisson.

Assim não!

A reação italiana, porém, durou pouco. No minuto seguinte ao gol, Alexis Sánchez foi expulso por falta em Fabinho. O jogador recebeu o segundo cartão amarelo — o primeiro foi aplicado aos três minutos da segunda etapa — e, na sequência, o vermelho, deixando a Inter com dez em campo.

Salah para na trave

Mohamed Salah teve a chance de empatar o confronto em Anfield, mas parou novamente na trave. Após lançamento de Mané pela direita aos 31 minutos do segundo tempo, Salah finalizou sem deixar a bola e carimbou o travessão direito de Handanovic.