Topo

"Natal rubro-negro": mundo do futebol celebra aniversário de Zico

Zico comemora gol contra o Cobreloa no primeiro confronto da final da Libertadores de 1981, no Maracanã - Reprodução
Zico comemora gol contra o Cobreloa no primeiro confronto da final da Libertadores de 1981, no Maracanã Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

03/03/2022 10h42

Arthur Antunes Coimbra, o Zico, completa hoje 69 anos de idade. Maior ídolo da história do Flamengo, o aniversário do 'Galinho de Quintino' está sendo celebrado por todo o mundo do futebol e, é claro, pela torcida do clube onde fez história, que apelidou o dia 3 de março como o "Natal Rubro-Negro".

O perfil oficial do Flamengo mal esperou dar meia-noite para começar a série de homenagens ao eterno Camisa 10 da Gávea e, com jogo apenas domingo - clássico contra o Vasco pelo Campeonato Carioca - as redes sociais do clube estão dedicando o dia a Zico, com a #DiaDoReiZico.

O clube publicou um vídeo com lances marcantes de Zico com a camisa rubro-negra e, em meio às imagens do Galinho em ação, as estatísticas dos mais de 16 anos de história: 731 jogos, 508 gols e 12 títulos: sete Campeonatos Cariocas, três Campeonatos Brasileiros, além da Libertadores e Mundial de 1981. Zico é o maior artilheiro da história do Flamengo e o terceiro em número de jogos pelo clube, atrás de Léo Moura e Júnior.

O perfil da Libertadores também homenageou Zico, campeão da competição em 1981, com o time que é considerado por muitos como o maior da história do Flamengo. O ex-meia foi o artilheiro com 11 gols e melhor jogador do torneio, decidindo as finais com dois gols no jogo de ida e mais dois no jogo desempate, que deu a primeira 'Glória Eterna' da história rubro-negra.

Ídolo atual do Flamengo, Gabigol deixou a sua homenagem a Zico e afirmou que "continuar sua história é gratificante". O camisa 9 é o artilheiro do Flamengo no século e persegue recordes estabelecidos pelo antigo camisa 10.

Quem também homenageou Zico foi Alex, ex-meia e atual treinador do sub-20 do São Paulo. Sem citar o Flamengo, clube que defendeu em 2000, Alex postou uma imagem dos dois juntos na época de Fenerbahçe, disse que é apaixonado por bola, muito por responsabilidade de Zico. O Galinho teve uma passagem como treinador do clube turco entre 2006 e 2008, onde Alex jogou de 2004 a 2012 e é considerado um dos maiores ídolos.

Craque Neto, ex-jogador e apresentador do 'Os Donos da Bola', da Band, foi mais um a homenagear Zico no aniversário. Neto classificou Zico como "um dos maiores gênios" que ele viu jogar, além de um dos maiores ídolos e amigos que o futebol o deu. Na imagem postada, Zico e Neto se enfrentam, ambos com a camisa 10 às costas.

Com a camisa da seleção brasileira, o aniversariante do dia disputou três Copas do Mundo, sendo a de 1982 a mais marcante, com uma seleção que despontava como grande favorita e é, até hoje, aclamada como uma das melhores equipes da amarelinha em toda a história. Em 89 jogos pela seleção, Zico marcou 66 gols.