Topo

Santos

Campanha parecida com a de 2021 faz Santos voltar a temer queda no Paulista

Ricardo Goulart durante partida entre Santos e Novorizontino  - FABRÍCIO COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Ricardo Goulart durante partida entre Santos e Novorizontino Imagem: FABRÍCIO COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/02/2022 04h00

Em 2021, o Santos chegou na última rodada do Paulistão ameaçado pelo rebaixamento: bastava um revés para o São Bento que o Peixe cairia. O triunfo por 2 a 0 na Vila garantiu a permanência, mas acendeu o alerta do risco até mesmo no Estadual. Alerta que se repete na atual temporada.

Nas primeiras nove rodadas do torneio no último ano, o Alvinegro somou apenas nove pontos. No atual, o Peixe fez 10, apenas um a mais. O saldo de gols, em ambas as temporadas, é negativo. Era de -8 na em 21 e está em -3 agora.

A trajetória também é similar. Tanto em 2021 como em 22, o Santos só venceu duas partidas no período. A diferença é que agora apenas uma delas foi na Vila e outra foi no clássico fora de casa contra o Corinthians. Em 2021, o clube perdeu todos os jogos contra seus maiores rivais e também não ganhou nenhum confrontos longe da Baixada.

Outro ponto em comum na caminhada santista é sofrer uma goleada para o São Paulo. No Morumbi, em 2021, o Tricolor venceu por 4 a 0. Este ano, o time da capital ganhou por 3 a 0.

Os próximos passos do time no Estadual lembram o torcedor do que aconteceu recentemente. Bem como em 2021, o Santos terá pela frente dois jogos seguidos fora de casa (um no interior e o outro sendo o Palmeiras), antes de encerrar a primeira fase do Estadual em casa. Nesses jogos longe do seu alçapão, o Peixe somou apenas um ponto.

Na última rodada, o time teve um confronto direto contra o São Bento e necessitava apenas de um empate para escapar. O Água Santa, com sete pontos, é o clube que abre a zona de descenso no momento. O time de Diadema é o adversário santista na 12ª rodada neste ano. Ou seja, mais uma vez, a Vila Belmiro pode receber a 'final' da luta contra a queda.

Para completar as 'coincidências', o Peixe também trocou de técnico durante o Paulistão em 2021. Ariel Holan pediu demissão após a derrota para o Corinthians, na oitava rodada.Carille deixou o clube em comum acordo após o revés para o Mirassol pela sétima rodada. Marcelo Fernandes assumiu interinamente a equipe nas duas oportunidades, sendo que ficou até o fim da competição em 2021 e agora deixará o comando para Fabián Bustos.

Acostumado com grandes conquistas, o Santos pode embalar o terceiro campeonato seguido lutando contra o descenso. No Brasileirão, o clube esteve ameaçado durante todo o segundo turno, escapando apenas na penúltima rodada, quando venceu o Flamengo por 1 a 0.

Classificação ainda é possível?

A fórmula do Paulista permite que o Alvinegro esteja, por outro lado, bem vivo na disputa por uma vaga nas quartas de final. Algo que também aconteceu até a penúltima rodada de 2021, quando perdeu para o Palmeiras por 3 a 2.

O Santos tem os mesmos 10 pontos do Santo André, atual segundo colocado do Grupo D, perdendo apenas no saldo de gols (-3 a -1). Como os times da mesma chave não se enfrentam, o Peixe não depende apenas de si para tirar essa diferença. Por outro lado, se vencer os três compromissos que ainda lhe restam, é bem provável que a classificação aconteça.

A próxima partida será neste sábado (5), às 18h30, contra a Ferroviária, em Araraquara. Depois, no mesmo horário, o Peixe visita o Palmeiras no dia 13, um domingo, e encerra sua participação contra o Água Santa no dia 20, em casa, às 16h, diante do Água Santa.

Santos