Santos fica duas vezes em vantagem, mas cede empate ao lanterna do Paulista

Em mais uma exibição ruim, o Santos ficou no empate por 2 a 2 diante do Novorizontino na Vila Belmiro, pela nona rodada do Paulistão. O Alvinegro esteve duas vezes em vantagem, mas viu o rival — lanterna do torneio com apenas três pontos — buscar a igualdade na noite de hoje (27).
O time da Baixada abriu o placar com Goulart no primeiro tempo, que foi equilibrado. O clube do interior se lançou ao ataque e empatou logo aos sete, com Douglas Baggio, de pênalti. Lucas Barbosa, que tinha entrado na vaga de Ângelo, anotou aos 28. Contudo, a pressão do Tigre deu resultado e deixou tudo igual aos 39, com um belo gol de Marcinho.
Pela primeira vez desde a volta do futebol na temporada, o Peixe terá uma semana livre para treinar. A equipe volta a campo no sábado (5), às 18h30, quando visita a Ferroviária em Araraquara pela 10ª rodada. Já o Tigre visita a Tuna Luso na quarta (2), às 15h30, na primeira fase da Copa do Brasil.
Fora da zona de classificação
Quem foi bem: Lucas Pires
Lucas Pires tomou conta da lateral esquerda do Peixe. O jovem atleta aparece muito no campo ofensivo, tem uma precisão alta nos cruzamentos e ajuda muito na construção dos lances.
Quem foi mal: Camacho
O volante não encontrou sua posição em campo. Apesar de recuar entre os zagueiros para iniciar as jogadas do Alvinegro, o atleta não encontrou bons passes e ficou sumido da criação ofensiva. Na marcação, deu muito espaço para os adversários.
Goulart participa mais
Muito questionado após o revés para o São Paulo, Ricardo Goulart foi mais participativo hoje (27). O meia desarmou, procurou a bola para armar os lances e pisou muito na área para concluir, tanto por baixo como pelo alto.
Além do gol, estava livre em uma jogada que Marcos Leonardo não tocou e quase alcançou a bola em outro cruzamento do camisa 9. No segundo tempo, apareceu menos e foi substituído, mas ainda assim ganhou o prêmio do 'Melhor em campo'.
Desempenho do Peixe: Buraco no meio
Mesmo tendo Camacho e Sandry atuando como volantes, o Santos permitiu muito espaço no meio-campo para o adversário. Léo Tocantins aproveitou a brecha e arriscou diversas vezes para o gol de João Paulo. Contudo, levou pouco perigo para o arqueiro.
Outro fator que contribuiu para o espaço deixado no meio-campo foi o erro na marcação pressão. Os jogadores santistas eram facilmente ultrapassados ou erravam o bote, o que permite aos rivais avançar rapidamente pelo gramado.
Como de costume, Marcos Guilherme correu muito, o que foi muito importante para os defensores, que tiveram quase um reforço no lado esquerdo. Ângelo conseguiu criar bastante, iniciando inclusive a jogada do primeiro gol.
Cronologia do jogo
Necessitando da vitória para tentar escapar da degola no Paulista, o Novorizontino não ficou fechado diante do Santos na Vila. O jogo mais franco permitiu ao Santos abrir o placar aos 11 minutos. Ângelo fez boa jogada pela direita e rolou para Balieiro, que cruzou. Goulart apareceu sozinho para subir firme e testar para o fundo da rede.
Apesar de certo equilíbrio, o Alvinegro continuou levando mais perigo. Aos 31, novamente em jogada iniciada pela direta, Marcos Leonardo recebeu na marca do pênalti e se atrapalhou na hora de bater. O camisa 9 ainda ficou com a bola e cruzou para Goulart, que por pouco não alcançou.
A grande oportunidade dos visitantes veio nos acréscimos. Chrigor, que havia acabado de entrar na vaga do lesionado Bruno Silva, teve a bola sem marcação dentro da área. Porém, ele pegou muito embaixo e mandou longe da meta.
Com apenas dois minuto de bola rolando após o intervalo, Marcos Leonardo encontrou Marcos Guilherme na esquerda. Ele ajeitou o corpo e chutou cruzado, entretanto a bola tocou na trave e voltou nas mãos do goleiro Giovanni!
Em um lance bem polêmico, Balieiro dividiu com Léo Baiano na lateral da grande área e o árbitro anotou a penalidade, aos 5 do segundo tempo. Douglas Baggio tocou de um lado e o goleiro João Paulo saltou para o outro, deixando tudo igual no placar.
A igualdade no marcador deixou o embate completamente aberto, com chances para os dois lados. Goulart, em mais uma cabeçada, quase marcou aos 15. No minuto seguinte, os visitantes puxaram o contragolpe e Rômulo, cara a cara com João Paulo, parou no goleiro.
Lucas Braga cruzou da esquerda e bola passou por Goulart sobe. Na sobra, Lucas Barbosa teve tempo para dominar e tocar no canto do gol para deixar o Santos em vantagem aos 28. No entanto, a afastou zaga mal a bola aos 39 e ela caiu nos pés de Marcinho, que bateu de primeira, forte, sem chance para João Paulo.
Situação complicada
Hoje (27), o Novorizontino marcou o dobro de gols que havia feito nas primeiras oito rodadas no Paulistão. A equipe do interior, afundada na lanterna com apenas três pontos (quatro a menos que o penúltimo Água Santa), havia balançado a rede somente na derrota para o Guarani, também por 2 a 1.
Mirassol, na segunda rodada, e Santo André, na sétima, foram os únicos clubes que saíram de campo sem a vitória contra o clube de Novo Horizonte, que segurou o 0 a 0 nestas duas ocasiões.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 2 x 2 NOVORIZONTINO
Data: 27/02/2022, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
VAR: José Claudio Rocha Filho
Gols: Ricardo Goulart, aos 11' do primeiro tempo, e Lucas Barbosa, para o Santos; Douglas Baggio, aos 7, e Marcinho, aos 39' do segundo tempo, para o Novorizontino.
Cartão amarelo: Wálber (NOV)
SANTOS: João Paulo; Vinicius Balieiro, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Camacho, Sandry (Jobson) e Ricardo Goulart (Bruno Oliveira); Ângelo (Lucas Barbosa), Marcos Leonardo (Rwan) e Marcos Guilherme (Lucas Braga). Técnico: Marcelo Fernandes.
NOVORIZONTINO: Giovanni; Willean Lepo, Walber, Bruno Aguiar e Reverson; Léo Baiano (Adilson Goiano), Barba (Marcinho) e Douglas Baggio (Cléo Silva); Rômulo, Léo Tocantins e Bruno Silva (Chrigor). Técnico: Allan Aal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.