Topo

Santos

Santos fica duas vezes em vantagem, mas cede empate ao lanterna do Paulista

Lucas Pires, do Santos, tenta bloquear jogada de Léo Tocantins, do Novorizontino, em jogo do Campeonato Paulista - MAURÍCIO DE SOUZA/DIÁRIO DO LITORAL/ESTADÃO CONTEÚDO
Lucas Pires, do Santos, tenta bloquear jogada de Léo Tocantins, do Novorizontino, em jogo do Campeonato Paulista Imagem: MAURÍCIO DE SOUZA/DIÁRIO DO LITORAL/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/02/2022 20h26

Em mais uma exibição ruim, o Santos ficou no empate por 2 a 2 diante do Novorizontino na Vila Belmiro, pela nona rodada do Paulistão. O Alvinegro esteve duas vezes em vantagem, mas viu o rival — lanterna do torneio com apenas três pontos — buscar a igualdade na noite de hoje (27).

O time da Baixada abriu o placar com Goulart no primeiro tempo, que foi equilibrado. O clube do interior se lançou ao ataque e empatou logo aos sete, com Douglas Baggio, de pênalti. Lucas Barbosa, que tinha entrado na vaga de Ângelo, anotou aos 28. Contudo, a pressão do Tigre deu resultado e deixou tudo igual aos 39, com um belo gol de Marcinho.

Pela primeira vez desde a volta do futebol na temporada, o Peixe terá uma semana livre para treinar. A equipe volta a campo no sábado (5), às 18h30, quando visita a Ferroviária em Araraquara pela 10ª rodada. Já o Tigre visita a Tuna Luso na quarta (2), às 15h30, na primeira fase da Copa do Brasil.

Fora da zona de classificação

O empate tirou o Peixe da zona de classificação para a segunda fase do Estadual. Com apenas 10 pontos ganhos, o Alvinegro está empatado com o Santo André, mas leva a pior no saldo de gols (-1 a -3) e fica apenas no terceiro lugar do Grupo D.

Quem foi bem: Lucas Pires

Lucas Pires tomou conta da lateral esquerda do Peixe. O jovem atleta aparece muito no campo ofensivo, tem uma precisão alta nos cruzamentos e ajuda muito na construção dos lances.

Quem foi mal: Camacho

O volante não encontrou sua posição em campo. Apesar de recuar entre os zagueiros para iniciar as jogadas do Alvinegro, o atleta não encontrou bons passes e ficou sumido da criação ofensiva. Na marcação, deu muito espaço para os adversários.

Goulart participa mais

Ricardo Goulart durante partida entre Santos e Novorizontino  - FABRÍCIO COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - FABRÍCIO COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Ricardo Goulart durante partida entre Santos e Novorizontino
Imagem: FABRÍCIO COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Muito questionado após o revés para o São Paulo, Ricardo Goulart foi mais participativo hoje (27). O meia desarmou, procurou a bola para armar os lances e pisou muito na área para concluir, tanto por baixo como pelo alto.

Além do gol, estava livre em uma jogada que Marcos Leonardo não tocou e quase alcançou a bola em outro cruzamento do camisa 9. No segundo tempo, apareceu menos e foi substituído, mas ainda assim ganhou o prêmio do 'Melhor em campo'.

Desempenho do Peixe: Buraco no meio

Mesmo tendo Camacho e Sandry atuando como volantes, o Santos permitiu muito espaço no meio-campo para o adversário. Léo Tocantins aproveitou a brecha e arriscou diversas vezes para o gol de João Paulo. Contudo, levou pouco perigo para o arqueiro.

Outro fator que contribuiu para o espaço deixado no meio-campo foi o erro na marcação pressão. Os jogadores santistas eram facilmente ultrapassados ou erravam o bote, o que permite aos rivais avançar rapidamente pelo gramado.

Como de costume, Marcos Guilherme correu muito, o que foi muito importante para os defensores, que tiveram quase um reforço no lado esquerdo. Ângelo conseguiu criar bastante, iniciando inclusive a jogada do primeiro gol.

Cronologia do jogo

Necessitando da vitória para tentar escapar da degola no Paulista, o Novorizontino não ficou fechado diante do Santos na Vila. O jogo mais franco permitiu ao Santos abrir o placar aos 11 minutos. Ângelo fez boa jogada pela direita e rolou para Balieiro, que cruzou. Goulart apareceu sozinho para subir firme e testar para o fundo da rede.

Apesar de certo equilíbrio, o Alvinegro continuou levando mais perigo. Aos 31, novamente em jogada iniciada pela direta, Marcos Leonardo recebeu na marca do pênalti e se atrapalhou na hora de bater. O camisa 9 ainda ficou com a bola e cruzou para Goulart, que por pouco não alcançou.

A grande oportunidade dos visitantes veio nos acréscimos. Chrigor, que havia acabado de entrar na vaga do lesionado Bruno Silva, teve a bola sem marcação dentro da área. Porém, ele pegou muito embaixo e mandou longe da meta.

Com apenas dois minuto de bola rolando após o intervalo, Marcos Leonardo encontrou Marcos Guilherme na esquerda. Ele ajeitou o corpo e chutou cruzado, entretanto a bola tocou na trave e voltou nas mãos do goleiro Giovanni!

Em um lance bem polêmico, Balieiro dividiu com Léo Baiano na lateral da grande área e o árbitro anotou a penalidade, aos 5 do segundo tempo. Douglas Baggio tocou de um lado e o goleiro João Paulo saltou para o outro, deixando tudo igual no placar.

A igualdade no marcador deixou o embate completamente aberto, com chances para os dois lados. Goulart, em mais uma cabeçada, quase marcou aos 15. No minuto seguinte, os visitantes puxaram o contragolpe e Rômulo, cara a cara com João Paulo, parou no goleiro.

Lucas Braga cruzou da esquerda e bola passou por Goulart sobe. Na sobra, Lucas Barbosa teve tempo para dominar e tocar no canto do gol para deixar o Santos em vantagem aos 28. No entanto, a afastou zaga mal a bola aos 39 e ela caiu nos pés de Marcinho, que bateu de primeira, forte, sem chance para João Paulo.

Situação complicada

Hoje (27), o Novorizontino marcou o dobro de gols que havia feito nas primeiras oito rodadas no Paulistão. A equipe do interior, afundada na lanterna com apenas três pontos (quatro a menos que o penúltimo Água Santa), havia balançado a rede somente na derrota para o Guarani, também por 2 a 1.

Mirassol, na segunda rodada, e Santo André, na sétima, foram os únicos clubes que saíram de campo sem a vitória contra o clube de Novo Horizonte, que segurou o 0 a 0 nestas duas ocasiões.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 2 x 2 NOVORIZONTINO

Data: 27/02/2022, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
VAR: José Claudio Rocha Filho

Gols: Ricardo Goulart, aos 11' do primeiro tempo, e Lucas Barbosa, para o Santos; Douglas Baggio, aos 7, e Marcinho, aos 39' do segundo tempo, para o Novorizontino.
Cartão amarelo: Wálber (NOV)

SANTOS: João Paulo; Vinicius Balieiro, Kaiky, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Camacho, Sandry (Jobson) e Ricardo Goulart (Bruno Oliveira); Ângelo (Lucas Barbosa), Marcos Leonardo (Rwan) e Marcos Guilherme (Lucas Braga). Técnico: Marcelo Fernandes.

NOVORIZONTINO: Giovanni; Willean Lepo, Walber, Bruno Aguiar e Reverson; Léo Baiano (Adilson Goiano), Barba (Marcinho) e Douglas Baggio (Cléo Silva); Rômulo, Léo Tocantins e Bruno Silva (Chrigor). Técnico: Allan Aal.

Santos