Topo

Copa do Nordeste - 2022

Bomba explode no ônibus do Bahia a caminho da Fonte Nova e fere atletas

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

24/02/2022 21h05Atualizada em 28/02/2022 20h34

O Bahia relatou hoje, em suas redes sociais, que houve uma explosão dentro do ônibus do time enquanto o elenco se dirigia para a partida contra o Sampaio Corrêa, em jogo válido pela Copa do Nordeste, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Segundo a publicação do clube, o goleiro Danilo Fernandes foi o mais atingido por estilhaços no rosto, sendo encaminhado para um hospital perto do estádio. O técnico Guto Ferreira afirmou que a bomba atirada para dentro do ônibus feriu o goleiro em local muito próximo dos olhos. Apesar do susto, Danilo Fernandes afirmou estar bem.

"O Esporte Clube Bahia informa que uma bomba explodiu dentro do ônibus da equipe na chegada à Fonte Nova e atletas ficaram feridos. O caso mais preocupante é do goleiro Danilo Fernandes, atingido por estilhaços no rosto e já encaminhado a um hospital. Grupo discute se terá jogo, Um carro que transitava ao lado do ônibus tricolor, na altura do último viaduto da Av. Bonocô, conduzido por uma mulher, também acabou atingido", diz a nota do Bahia.

A participação do Bahia no jogo foi colocada em dúvida, mas, em decisão conjunta de jogadores, comissão técnica e diretoria, a equipe decidiu entrar em campo — houve apenas um pequeno atraso, de 10 minutos, para o início da partida contra o Sampaio Corrêa.

Explosão no ônibus do Bahia deixa jogadores feridos - Reprodução web: // Twitter Bahia - Reprodução web: // Twitter Bahia
Explosão no ônibus do Bahia deixa jogadores feridos
Imagem: Reprodução web: // Twitter Bahia
Danilo Fernandes, goleiro do Bahia, sofreu cortes no rosto após explosão de bomba no ônibus da equipe - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Danilo Fernandes, goleiro do Bahia, sofreu cortes no rosto
Imagem: Reprodução/Twitter

Guto Ferreira, treinador do Bahia, deu uma entrevista à ESPN e falou em "cumprir o dever profissional":

"A expectativa é ser profissional, é se unir em dignidade, cada vez mais o grupo se abraçar e procurar cumprir o seu dever como profissional do futebol que defende as cores do Esporte Clube Bahia mesmo sofrendo um atentado. Estivemos muito próximos de ter algo muito sério, muito mais sério do que foi. Estilhaçaram os vidros. O estilhaço pegou jogadores nossos, no caso, dois: o Danilo e o Matheus Bahia. No Matheus foi superficial, e o Danilo, graças a Deus, não foi nada de mais grave. Mas ele esteve a um dedo de perder a visão. O vidro cortou muito perto do olho. O tamanho da bomba, do estrondo da bomba, se uma bomba entrasse no espaço que a outra provocou, causaria uma morte".

A situação do Bahia é de muita pressão após o time ter sido rebaixado para Série B do Brasileirão. Integrantes de uma torcida organizada do time já protestaram, inclusive, na porta da casa do presidente do clube, Guilherme Bellintani. Em campo, o Bahia venceu apenas um dos últimos seis jogos. Por isso, os principais suspeitos de terem cometido o atentado são os próprios torcedores da equipe.

"O torcedor intimida e acha que vai resolver os problemas do time dessa maneira. Não vai", afirmou Guto Ferreira.

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) publicou nas redes sociais que determinou "imediata apuração" do ocorrido. "O crime será investigado e os autores do atentado — que eu prefiro não chamar de torcedores — devem ser julgados pela Justiça".

Em nota, a Polícia Civil da Bahia informou que já investiga o ataque ao ônibus do Bahia. "Vamos coletar imagens de câmeras, depoimentos dos jogadores e também de testemunhas que passavam pelo local, naquele momento. Atuaremos com força máxima para identificar e prender os autores", disse o delegado Victor Spínola, plantonista na delegacia da Arena Fonte Nova.