Topo

Fortaleza vence Náutico por 2 a 0 e vai à final da Copa do Nordeste

Robson jogador do Fortaleza comemora seu gol durante partida contra o Náutico - Lucas Emanuel/AGIF
Robson jogador do Fortaleza comemora seu gol durante partida contra o Náutico Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Colaboração para o UOL, em Maceió

26/03/2022 19h44

O Fortaleza venceu o Náutico por 2 a 0, manteve sua invencibilidade de 15 jogos em 2022 e se classificou para a final da Copa do Nordeste na tarde de hoje (26) na Arena Castelão, no Ceará. Os gols da classificação foram marcados pelo atacante Robson, aos 18 da primeira etapa, e por Silvio Romero, aos 43 do segundo tempo.

O Leão do Pici aguarda agora o resultado do confronto entre Sport e CRB, amanhã (27), para saber quem será seu adversário na final do torneio. A decisão acontecerá em dois jogos marcados para 29 de março e 2 de abril em horários ainda a serem definidos.

Foi bem: Renato Kayzer velocista

Renato Kayzer teve sua velocidade natural como inimiga na partida. Saíram dele pelo menos três impedimentos que, se estivesse em posição regular ou esperado um pouco mais, poderiam ter resultado em um placar um pouco mais elástico. Apesar disso, também saiu dele o cruzamento que resultou no primeiro gol da partida.

Foi mal: Ralph complica a situação

Ralph tocou a bola com a mão na pequena área aos 34 minutos da segunda etapa e complicou o que já não estava fácil. Sobrou para Lucas Perri defender a cobrança de Matheus Vargas e dar um alívio para a equipe.

Fortaleza reativo com duas linhas defensivas

O time do Fortaleza sentiu dificuldade em penetrar na zona defensiva já que o Náutico se defendeu com duas linhas durante todo o jogo. Por essa dificuldade, tentava sempre alçar a bola por cima, mas sempre era marcado impedimento. Só na primeira etapa, foram 5 marcados, por exemplo.

Jogador do Fortaleza disputa lance com jogador do Náutico - Kely Pereira/AGIF - Kely Pereira/AGIF
Jogador do Fortaleza disputa lance com jogador do Náutico
Imagem: Kely Pereira/AGIF

O Leão do Pici também optou por um jogo reativo, no qual fechou as entradas para sua área defensiva, impedindo o Náutico de trocar passes. Em certos momentos, era visível a entrega de bola por parte do Fortaleza, para que pudesse, posteriormente, tentar aproveitar os contra-ataques.

Náutico tem dificuldade no setor ofensivo

O Náutico jogou mal no primeiro tempo, principalmente o setor ofensivo, mas conseguiu segurar até a metade da etapa com mais posse de bola. Depois de sofrer o primeiro gol, o Timbu basicamente tentou trabalhar para não levar gol, mas não adiantou e sofreu outro antes do apito final.

Jogador do Fortaleza disputa lance com jogador do Náutico - Kely Pereira/AGIF - Kely Pereira/AGIF
Jogador do Fortaleza disputa lance com jogador do Náutico
Imagem: Kely Pereira/AGIF

O Timbu apostou em atacar pela ponta direita, apoiado pelo lateral Thássio e pelo volante Ralph fazendo triangulação para quebrar a última linha, mas a defesa do Fortaleza foi ajudada pelos meias Yago Pikachu, Juninho Capixaba e Lucas Lima que deram conta do recado impossibilitando a equipe pernambucana de reagir.

Primeiro gol é validado pelo VAR

Tinga lançou Renato Kayzer, que avançou e percebeu a chegada de Robson e cruzou para o atacante abrir o placar no Castelão. Mas o assistente Pedro Jorge Santos de Araújo marcou impedimento, que foi anulado pelo VAR poucos minutos depois para alegria da torcida tricolor.

Show de impedimentos

A equipe comandada por Juan Vojvoda, embora tenha apostado nos contra-ataques, sentiu dificuldade em encaixar as jogadas sem conseguir estar impedida. Em alguns momentos, a velocidade do atacante Renato Kayzer até "atrapalhou" o time. Só na primeira etapa foram cinco impedimentos, enquanto no total foram assinalados oito.

Silvio Romero entra para decidir o placar

Romero entrou aos 40 no lugar de Robson e marcou aos 43 após receber na área de Capixaba, dominar com o peito, ajeitar e chutar o gol de Lucas Perri.

Boa sequência na Arena Castelão

A última derrota do Tricolor como mandante ocorreu no dia 17 de novembro, quando foi goleado por 4 a 0 pelo Ceará. Desde então, o Fortaleza emplacou uma ótima sequência, com 10 vitórias e um empate em casa.

FICHA TÉCNICA
Fortaleza 2 x 0 Náutico

Motivo: Semifinal da Copa do Nordeste
Data: 26/03/2022
Local: Arena Castelão, no Ceará
Hora: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araújo e Esdras Mariano de Lima Albuquerque
Cartões amarelos: Carlão, Camutanga, Ralph (NAU); Matheus Jussa, Tinga, Max Walef, Landázuri, José Welison (FOR)
Gols: Robson (FOR), aos 18 do primeiro tempo, e Silvio Romero (FOR), aos 43 do segundo tempo

Fortaleza: Max Walef, Tinga (Landázuri), Marcelo Benevenuto, Titi, Matheus Jussa (Felipe), José Welison, Yago Pikachu, Lucas Lima (Matheus Vargas), Juninho Capixaba, Robson (Silvio Romero) e Renato Kayzer (Romarinho). Técnico: Juan Vojvoda.

Náutico: Lucas Perri, Thássio (Juninho Carpina), Carlão, Camutanga, Júnior Tavares, Ralph, Wagninho (Rhaldney), Jean Carlos, Leandro Carvalho (Robinho), Ewandro e Léo Passos (Amarildo). Técnico: Felipe Conceição.