Topo

São Paulo

Nem goleada tirou a paz de Telê na última derrota do São Paulo para a Inter

Telê Santana, durante treino do São Paulo - Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube
Telê Santana, durante treino do São Paulo Imagem: Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

17/02/2022 04h00

Apesar de um placar assustador, a vida do São Paulo era mais tranquila na última vez que a equipe foi derrotada pela Inter de Limeira, adversária de hoje (17), pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Em 1991, os comandados de Telê Santana haviam sido campeões brasileiros e caminhavam com tranquilidade rumo ao título paulista quando perderam por 4 a 1 para a equipe do interior em pleno Morumbi.

A fase era tão boa que nem mesmo uma goleada dessas dentro de casa serviu para irritar o exigente Telê Santana. Depois daquele jogo, o treinador preferiu ressaltar a busca do São Paulo — que foi a campo com um time misto — por gols, apesar de apenas o jovem lateral Pavão ter conseguido balançar as redes da Inter de Limeira.

"Da mesma forma como muitas vezes, mesmo após vitórias, reclamei da péssima atuação do time, acho que hoje todos merecem elogios pelo espírito de luta mostrado pela insistente procura do gol", disse Telê, em declaração publicada na edição do dia seguinte do "Estadão".

Time do São Paulo campeão do Paulistão de 1991 - Reprodução/Site do São Paulo FC - Reprodução/Site do São Paulo FC
Time do São Paulo campeão do Paulistão de 1991
Imagem: Reprodução/Site do São Paulo FC

Aquele 4 a 1 sofrido em pleno Morumbi foi a única marca negativa da campanha do Paulistão. O São Paulo fez 34 partidas no caminho rumo à taça, vencendo 21, empatando 12 —a derrota para a equipe de Limeira foi a única da campanha, aliás. Na final, a equipe de Telê Santana venceu o Corinthians por 3 a 0, com uma exibição histórica de Raí no primeiro jogo (ele fez todos os gols), e segurou o empate por 0 a 0 na volta.

As equipes se enfrentam hoje (17), às 21h30 (no Morumbi), mais de 31 anos depois daquela partida. Desde então, a Inter de Limeira nunca mais conseguiu vencer o São Paulo - foram sete vitórias são-paulinas e três empates.

A tranquilidade com que Telê Santana levou aquela partida certamente não passa pela cabeça de Rogério Ceni agora, 31 anos depois. Ainda que vindo de duas vitórias nos minutos finais contra Santo André e Ponte Preta, o São Paulo ainda busca afirmação neste Paulista.

O time ocupa a segunda colocação do Grupo B, com os mesmos sete pontos da Ferroviária, mas também com dois jogos a menos, enquanto o São Bernardo lidera com 11 —os dois primeiros se classificam. Caso vença a Inter, será a primeira vez que o Tricolor acumulará três triunfos seguidos desde abril do ano passado.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X INTER DE LIMEIRA

Motivo: 7ª rodada do Paulistão
Data e hora: 17 de fevereiro de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi (SP)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Amanda Pinto Matias
VAR: Vinicius Furlan

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Arboleda, Miranda (Diego Costa), Reinaldo; Gabriel Neves, Gabriel Sara, Igor Gomes (Rodrigo Nestor); Alisson, Rigoni (Marquinhos) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

INTER DE LIMEIRA: Lucas Frigeri, Léo Duarte, Rodolfo Filemon, Xandão e Rafael Carioca; Johny Douglas, Matheus Galdezani, Thiago Alagoano e Osman; Geovane e Ronaldo. Técnico: Vinícius Bergantim.

São Paulo