Topo

Mundial de Clubes - 2021

Palmeiras: Leve, Abel fala em eternidade em entrevista pré-final do Mundial

Abel Ferreira no último treino do Palmeiras antes da final - Fabio Menotti / Palmeiras
Abel Ferreira no último treino do Palmeiras antes da final Imagem: Fabio Menotti / Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em Abu Dhabi (Emirados Árabes)

11/02/2022 14h25

Na última entrevista coletiva antes da final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, no sábado (13h30 de Brasília), o técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, voltou a enfatizar a diferença financeira entre o clube inglês e o Alviverde - investimento de 650 milhões de euros contra 32 milhões de euros dos brasileiros. Mas, deixando claro acreditar na conquista, citou outros valores ao reforçar sua crença.

"Acredito que os valores que vão fazer a diferença são competitividade, respeito, ajuda, coragem de sermos audazes. Atacar quando tivermos bola, defender quando não tivermos. É nesses valores que vamos nos equiparar ao nosso adversário".

Abel parecia leve durante a coletiva. Sorriu, brincou e até elogiou os óculos de um dos jornalistas presentes. Ao ouvir de um outro repórter que já havia relatos de palmeirenses se embriagando hoje para suportar o jogo de amanhã, ele fez um apelo.

"Digo para não tomarem todas, porque precisamos de vocês [torcedores] fresquinhos para apoiar o Palmeiras. É uma oportunidade para acompanhar. Que desfrutem do jogo, do momento. Aconteça o que acontecer, vamos entrar para a história. Mas queremos entrar para a eternidade, é o que vamos fazer amanhã."

Mudar uma ou duas coisas

O técnico, claro, não revelou nada de sua estratégia. Mas deixou escapar, intencionalmente ou não, que vai mexer pouco na equipe. "Eles já sabem que vai ser uma ou duas coisas apenas", disse.

O técnico não quis falar em favoritismo que, é evidentemente, atribuído ao Chelsea.

"Favoritismo eu deixo para vocês. Guardiola falou que o Chelsea é uma das melhores equipes do mundo. Estamos falando de um time que é o 2º onde compete (Na verdade, é o 3º), que é contra o Manchester City".

Por falar no City, Abel também não fugiu de comentar a gafe de Guardiola, que afirmou que o River Plate (ARG) era o atual campeão sul-americano. E ainda fez um convite ao espanhol.

"Tenho certeza que os europeus conhecem a América do Sul, até porque compram em grande quantidade. Mas sei que está falando pelo que o Guardiola disse. Eu o admiro muito. Ele não deve ter tido tempo [de saber quem é o campeão da América do Sul] porque está focado em ganhar a Champions", disse

"Posso convidá-lo para ver o jogo e conhecer o Palmeiras. Ele já comprou um jogador do Palmeiras [Gabriel Jesus], e posso dizer a ele para ficar atento, porque temos mais. Gosto de conhecer gente nova, então faço um convite para quando ele puder jantar ou almoçar comigo para trocarmos algumas bolas para ver se aprendo alguma coisa", disparou.

Sobre o jogo mais especificamente, o técnico disse que a possível ausência do técnico Thomas Tuchel no banco não deverá fazer diferença, pois acreditar que a essa altura, com mais de um ano de trabalho, os conceitos já estão entendidos pelo seu grupo. Assim como não crê que um dia a mais de descanso do Palmeiras, que jogou na terça, enquanto os ingleses jogaram na quarta, possa fazer muita diferença.

"Apenas se houver prorrogação. O Chelsea é uma equipe que investe muito. Sei que tem como eliminar os efeitos dessa diferença", afirmou.

"Temos o propósito de vencer e não ficamos atrás de ninguém. Não estamos aqui por sorteio. Estamos por mérito, qualidade, muito trabalho e dedicação. Quando chegamos, não sabíamos quem eram os adversários que iríamos enfrentar. Nosso propósito é chegar e ganhar, desde que fomos campeões da Libertadores. E é isso que vamos buscar fazer amanhã desde o início do jogo", finalizou.