Topo

Mundial de Clubes - 2021

Tuchel diz que torcida do Palmeiras ajudou Chelsea a entender Mundial

Thomas Tuchel, técnico do Chelsea, orienta o time inglês durante final do Mundial de Clubes contra o Palmeiras - KARIM SAHIB / AFP
Thomas Tuchel, técnico do Chelsea, orienta o time inglês durante final do Mundial de Clubes contra o Palmeiras Imagem: KARIM SAHIB / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/02/2022 12h29

O treinador Thomas Tuchel, do Chelsea, contou que a torcida do Palmeiras foi importante para o clube inglês entender - um pouco - a dimensão do Mundial de Clubes. Na final, os londrinos venceram os brasileiros por 2 a 1 na prorrogação diante de uma grande festa da torcida alviverde e ficaram com o título do torneio internacional.

"Quando vimos as imagens do Palmeiras deixando o CT, a quantidade de torcedores os apoiando na semifinal e depois o ambiente no estádio na final, o sentimento do tamanho do título foi instantâneo. O apoio da torcida do Palmeiras foi incrível", disse Tuchel em entrevista à TNT Sports.

Tuchel explicou que ver imagens da torcida se despedindo do ônibus do Palmeiras no Brasil e, mais tarde, sentir o clima criado pelos palmeirenses na semifinal e na decisão fez com que os jogadores sentissem mais o peso do Mundial. O treinador alemão disse que esse fator foi importante, pois admitiu que os europeus não se acostumaram a valorizar a competição.

"O Mundial não é tão popular na Europa, o que não é um desrespeito, apenas não estamos acostumados a dar esse valor. Quando eu era criança, eu assistia a todas as partidas que podia e simplesmente sei que não estamos acostumados à importância da competição", acrescentou o treinador.

"Mas quando você está disputando e vê cenas como a do Palmeiras deixando o centro de treinamento, é possível sentir a dimensão do trabalho para chegar a essa competição. Precisa classificar para a Liga dos Campeões pela Premier League - que é difícil -, ganhar a Liga dos Campeões. Só então você chega para jogar contra os times de outros continentes, como o Palmeiras. Dá para entender as dificuldades e importância desse título", completou.