Topo

Familiares prestam apoio a Gabigol após episódio de racismo no Fla-Flu

Gabigol, atacante do Flamengo, durante o clássico contra o Fluminense, pelo Campeonato Carioca de 2022 - Jorge Rodrigues/AGIF
Gabigol, atacante do Flamengo, durante o clássico contra o Fluminense, pelo Campeonato Carioca de 2022 Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Do UOL, em São Paulo

07/02/2022 11h48

Depois do clássico de ontem (6) entre Flamengo e Fluminense, Gabigol foi às redes sociais denunciar uma ofensa racista direcionada a ele. O atacante ouviu um grito de "macaco" vindo da torcida adversária quando deixou o gramado do Nilson Santos rumo ao vestiário. Na internet, ele recebeu o apoio diversas pessoas, incluindo seus familiares.

"Sim, meu filho. Orgulho da nossa raça. Inadmissível!", começou o pai, Valdemir Silva, no Instagram. "Triste, muito triste ver essas cenas com o nosso mundo tão evoluído. Só posso expressar aqui a minha decepção e pedir a Deus que ilumine e dê sabedoria para essas pessoas de corações tão amargurados", completou.

A mãe, Lindalva Silva, compartilhou a publicação do atleta em seu perfil. No post, ele afirma que nunca irá se calar e cobra pelo fim da impunidade em casos de racismo. A irmã, Dhiovanna Barbosa, também impulsionou a mensagem de Gabigol e criticou o episódio: "Nojo".

O Flamengo se posicionou nas redes sociais e "repudiou veementemente" o ocorrido, reforçando a mensagem de que racismo é crime. O Fluminense afirmou que está buscando imagens do estádio para auxiliar na apurando o caso.

O clube ressalta que é intolerável a qualquer tipo de preconceito e se orgulha do lema "Time de Todos". No entanto, o Flu destaca também que "o próprio autor da divulgação do vídeo diz que teve a impressão, sem certeza, de ter ouvido as supostas ofensas".

Após a partida, Antonio Tabet, humorista e ex-vice presidente de comunicação do Flamengo, publicou um vídeo questionando o episódio. "É impressão minha ou chamaram o Gabigol de "macaco"? Caso seja isso mesmo, haverá consequências maiores ou só passada de pano com notinha do Fluminense pedindo desculpas?", exclamou. "Impressão?", respondeu o jogador rubro-negro, compartilhando o vídeo.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), por meio de seu perfil do Cariocão de 2022, afirmou em nota que "lamenta e repudia as ofensas dirigidas ao atleta Gabriel Barbosa, do Flamengo", A entidade reforçou que a "competência para avaliar o caso é do Tribunal de Justiça Desportiva-RJ".