Topo

Corinthians

Corinthians analisa possíveis novos técnicos e risca nomes de sua lista

Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, acompanhou o treino da equipe no Ct. Dr. Joaquim Grava - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, acompanhou o treino da equipe no Ct. Dr. Joaquim Grava Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

05/02/2022 19h36

O Corinthians trabalha com cautela nos bastidores em busca do seu novo treinador. Nas últimas horas, a diretoria do clube do Parque São Jorge não entrou em contato com nenhum dos candidatos ao cargo deixado por Sylvinho, porém descartou alguns nomes que estavam em sua lista. Atual campeão brasileiro, Cuca está vetado, assim como Renato Gaúcho, Mano Menezes e o argentino Hernán Crespo.

O plano A do Corinthians era o português Jorge Jesus, que nem sequer abriu negociações com o Timão para priorizar as férias com a família até meados do mês de maio. O clube trabalha com discrição nos bastidores para evitar criar expectativa na torcida e busca um treinador com perfil vencedor, que possa chegar ao CT Joaquim Grava com o respaldo dos medalhões de seu elenco, como são os casos de Cássio, Fagner, Gil, Willian, Renato Augusto e Jô.

Ainda sem um alvo definido, a diretoria passa a descartar alguns nomes que constam em sua lista. O primeiro deles é Mano Menezes, treinador responsável pela reconstrução do Corinthians na temporada 2008 com o título da Série B do Brasileirão. O comandante não possui uma relação amigável com Roberto de Andrade, diretor de futebol, e seus recentes trabalhos não agradaram.

Outro nome cortado da lista do Alvinegro é o de Cuca — atual campeão do Brasileirão e da Copa do Brasil com o Atlético-MG. O treinador, embora preencha todos os requisitos buscados pela diretoria, possui uma condenação por crime sexual na Suíça, em 1987. Nas redes sociais, a torcida se mobilizou contrária à contratação e o Corinthians não quer que o novo treinador chegue pressionado. Depois do caso de Danilo Avelar, que não atua mais pelo Timão por conta do crime de injúria racial, o clube busca se livrar de problemas.

O ex-são-paulinos Fernando Diniz e Hernán Crespo, nomes que chegaram a ser ventilados no clube do Parque São Jorge, nem sequer passaram pelo crivo do presidente Duilio Monteiro Alves e não constam nos planos do Corinthians. O mesmo vale para medalhões como Vanderlei Luxemburgo e Felipão.

Por fim, fechando a lista de vetos do Timão, consta o nome de Renato Gaúcho. O treinador foi buscado pela diretoria no ano passado, chegou a negociar por alguns dias, gerou uma enorme expectativa na Fiel e, no fim, recusou a proposta alegando questões particulares. Semanas depois, acertou com o Flamengo, o que incomodou o Corinthians.

Depois de demitir Sylvinho com apenas três jogos na temporada, o Alvinegro se prepara para gastar até 5 vezes com o novo treinador e sua comissão técnica técnica, o que pode gerar um custo ao Timão de até R$ 1,5 milhão por mês.

Corinthians