Topo

Mais caro da janela de janeiro é 'novo Ibra' e já fez 7 gols em 35 minutos

Dusan Vlahovic foi o mais caro da janela de transferências de janeiro e assumiu a camisa 7 da Juventus  - Divulgação/Juventus
Dusan Vlahovic foi o mais caro da janela de transferências de janeiro e assumiu a camisa 7 da Juventus Imagem: Divulgação/Juventus

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

02/02/2022 04h00

O nome de Dusan Vlahovic pode te soar exótico, mas o atacante sérvio de 22 anos é tratado como um dos jovens mais promissores do futebol europeu. Jogador mais caro da janela de transferências de janeiro, ele chega à Juventus com moral: já foi chamado de "novo Ibrahimovic" e chegou a fazer sete gols em 35 minutos.

Vlahovic é monitorado pelos gigantes europeus pelo menos desde 2016, quando subiu ao profissional do Partizan Belgrado e se tornou o atleta mais jovem da história do clube a disputar um jogo do Campeonato Sérvio (16 anos e 24 dias). A finalização precisa e, principalmente, a altura de 1,90m lhe renderam o apelido de "novo Zlatan Ibrahimovic", e o centroavante já chamava a atenção de Arsenal, Manchester City e PSG —segundo a revista France Football publicou na época.

Depois de um pré-contrato assinado com a Fiorentina, ele chegou ao futebol italiano para a temporada 2017-18, aos 18 anos. Ficou uma temporada na base, na seguinte, foi integrado aos profissionais, na campanha 2019-20 virou titular e na temporada passada explodiu com 21 gols no Campeonato Italiano —o quarto artilheiro, atrás de Cristiano Ronaldo, Lukaku e Muriel.

Já consolidado como realidade, Vlahovic só não jogou a Eurocopa em junho passado porque a Sérvia não se classificou. Em vez disso, dedicou-se a preparar-se para a temporada que mudaria sua carreira, a começar pelos amistosos: em um jogo da Fiorentina contra um time da quarta divisão, o centroavante entrou no segundo tempo e fez sete gols em 35 minutos (veja no vídeo abaixo). A partida não valia nada, tudo bem, mas seu potencial goleador já despertava cobiça no mercado da bola: Arsenal, Liverpool, Real Madrid e uma porção de outros clubes foram apontados como possível destino.

De fato, Vlahovic mostrou na primeira metade desta temporada que já tem bola para um gigante europeu. Foram 20 gols em 24 jogos (média de um a cada 101 minutos em campo), e ele deixa a Fiorentina como artilheiro do Italiano. Por todo este poder de fogo, a Juventus pagou nada menos do que 81,6 milhões de euros (ou R$ 484 milhões).

O valor faz do atacante o mais caro desta janela de transferências e também um dos 20 mais caros da história em valores não corrigidos —precisamente o 17º, à frente de Havertz no Chelsea e Lucas Hernández no Bayern, por exemplo.

O centroavante completou 22 anos na última sexta-feira (28), justamente no dia em que fez exames para se tornar reforço da Juve (veja abaixo os bastidores de sua chegada). Na apresentação oficial, vestiu a 7 que foi de Cristiano Ronaldo até seis meses atrás, mas não deu bola para o peso da camisa. "Sei do peso, mas todas as camisas da Juventus pesam muito. O que conta é como entramos em campo, não tanto os números nas camisas", destacou.